7 ideias de fotos em família para você registrar os melhores momentos 📸💕

Os momentos em família são muito importantes, principalmente quando há crianças, pois elas estimulam o sentimento de solidariedade e afeto em relação ao próximo desde cedo. Sendo assim, é fundamental reservar um tempinho para isso, seja para ir ao parque, ao shopping ou até mesmo ficar em casa assistindo um filme e comendo pipoca juntos (que tal?). Tudo isso gera boas recordações que aquecem o coração.

E, por falar em recordação, você já pensou em registrar essas ocasiões por meio de fotografias? Trata-se de uma excelente maneira de, no futuro, lembrar-se de situações especiais vividas com quem se ama. O melhor de tudo é que você pode usar e abusar da imaginação para fazer isso, tornando o ensaio fotográfico em família ainda mais espontâneo e original!

E aí, gostou da ideia e quer conhecer 7 ideias de fotos em família para você registrar os melhores momentos? Então, vem com a gente!

1. Fotografe situações do dia a dia 📸

Quem disse que as situações do dia a dia não podem render boas fotos? Direcionando o olhar para os ambientes certos e aproveitando os melhores ângulos, elas podem sim! Isso, aliás, faz com que a fotografia ganhe ainda mais expressividade por representar exatamente o jeito como você e sua família vivem, bem como a interação entre seus membros.

Assim, considere fazer fotografias enquanto prepararam ou tomam o café da manhã. O filho ou a filha ajudando os pais a cozinhar, por exemplo, pode gerar uma imagem linda e que transmita todo o sentimento envolvido ali.

A hora do banho ou a brincadeira com os pets também são situações perfeitas para bons cliques. Analise cada momento e tente enxergar a beleza que está por trás de cada um deles. Com certeza, o resultado será fantástico!

2. Permita que as crianças sejam espontâneas 📸

Seguindo a ideia da espontaneidade nas poses e atitudes durante as fotos, uma boa sugestão é deixar que as crianças ajam como quiserem. Afinal, não há nada mais engessado do que obrigá-las a ficarem em determinadas posições, não é mesmo? Portanto, deixe que elas também se divirtam ao fazer os registros, pois isso garantirá que a essência delas estará estampada nas imagens.

Então, se os pequenos estiverem brincando, por exemplo, deixe que continuem e procure escolher os melhores ângulos para fotografá-los em um momento de descontração. Isso trará leveza às fotografias, pode confiar!

3. Varie entre ambientes fechados e ao ar livre 📸

Se você quiser fazer fotos dentro de casa, é válido. Porém, para isso, procure dispor de uma boa iluminação, garantindo que as imagens ficarão com alta resolução e sem sombras. Caso não tenha luz artificial boa o suficiente, você pode aproveitar a luz do sol, utilizando, panos brancos de algodão nas janelas para difundir ainda mais a claridade.

Porém, além das fotos internas, considere fazer também registros ao ar livre. Com certeza, há diversos locais em sua cidade que podem formar um belo cenário para as fotografias. Pode ser um parque, uma praça ou a praia.

Um piquenique pode ser um bom pretexto para isso. O importante é que todos fiquem à vontade e que explorem e interajam com o ambiente, para que se tenha fotos com bastante naturalidade.

4. Misture as poses 📸

Para que as fotos fiquem ainda mais interessantes, é importante que os membros da família façam poses diferentes umas das outras. Isso também ajuda a tornar os registros mais engraçados e espontâneos. Dessa forma, se alguma das crianças souber plantar bananeira, segure as pernas dela e peça para que as outras façam alguma estripulia também. Vale tudo para deixar as imagens ainda mais criativas!

Um adulto de pé, com as pernas abertas e algum dos pequenos entre elas, deitado no chão com a barriga para baixo e as mãos apoiadas no rosto forma uma boa composição na imagem. Tudo isso demonstra a interação entre os familiares que estão sendo fotografados e transmite a alegria que eles estão sentindo por estarem juntos. Lembre-se disso!

5. Busque novas perspectivas 📸

Fotos tiradas da mesma altura dos olhos das pessoas fotografadas são bastante clichês e, por isso, pouco originais — sempre tente fazer diferente. Experimente fazer os registros a partir de outros pontos de visão. Você pode subir em uma escada e fotografar os outros membros lá de cima e, ao contrário, que tal ajudar algumas crianças a subirem em uma árvore e apontar a câmera para eles debaixo?

Também é possível posicionar a máquina fotográfica na própria planta, utilizando os galhos como moldura, e acionar o temporizador, para fazer o registro de todos os membros da família ao mesmo tempo. Além de bonitas, as fotos ficarão também divertidas e, mais do que isso, os próprios modelos vão se divertir ao fazê-las!

6. Dê um toque de humor 📸

Um pouco de humor é sempre bem-vindo em qualquer ocasião, ainda mais quando estamos falando de momentos em família e fotos. Tente adicioná-lo quando for fotografar as pessoas queridas, para tornar o momento engraçado, e não precisa ser nada muito sofisticado. Às vezes, o menos é mais!

Utilize tintas coloridas para pintar o corpo ou fazer pinturas no papel. Canetinhas também podem ser interessantes, para fazer bigodinhos ou outras expressões no rosto. Experimente também utilizar papelão para fazer algumas formas para coroas ou chapéus. Isso com certeza ajudará a descontrair e fazer com que todos se sintam à vontade na hora dos cliques.

7. Combine os tons das roupas 📸

Considere combinar com os outros membros da família os tons das roupas que usarão. Isso porque peças com cores muito fortes e diferentes entre si farão com que as imagens fiquem poluídas visualmente, ou seja, com informações visuais em excesso.

Portanto, reúnam-se antes de fazer as fotos e entrem em um acordo quanto à paleta de cores que vão usar. Prefira tons mais pastéis, pois assim as chances de ficarem desarmônicos é menor. Se pais e filhos quiserem usar roupas exatamente iguais, não há problemas, isso pode até criar registros bem legais!

Sendo assim, se estar entre familiares é algo tão relevante, aproveite a oportunidade para fazer belas imagens. Aplicando as ideias de fotos em família listadas acima, com mais um pouco de criatividade e colaboração de todos, será possível ter registros incríveis. Ainda, os momentos que passaram juntos para fotografar ficarão na memória de cada um para sempre.

Mais do que isso, eles poderão ficar registrados no papel. Afinal, revelar ou imprimir as fotos e, depois, reuni-las em um fotolivro é um ótimo jeito de eternizar o amor entre pais, filhos, irmãos e quem mais quiser participar dessa bagunça. E aí, está esperando o que para preparar o ensaio fotográfico com os seus familiares?

Curtiu essas dicas? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre fotografia. Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!