Qual o melhor fotolivro do mercado? 🤔 Tire suas dúvidas com a gente!

Fotografar é uma forma de eternizar memórias. Embora estejamos vivendo em uma era digital, muitas pessoas ainda cultivam o hábito de imprimir fotos e é aí que a criatividade ganha espaço. É natural que essas pessoas se perguntem qual o melhor fotolivro do mercado afinal, nada melhor que uma alternativa aos álbuns de fotografias.

Sim, é possível encontrar um fotolivro com a sua cara, basta pesquisar o mercado e você poderá se surpreender com as opções existentes. Certamente vai haver uma que vá de encontro às suas expectativas. Afinal, quando pensamos em fotos, sejam elas de casamento ou do dia a dia do seu filho, vale a máxima de que “recordar é viver”.

Se você gosta de inovar, acompanhe abaixo o nosso post e descubra tudo o que você precisa saber sobre os modernos fotolivros.

Afinal, o que é um fotolivro? 📖

Como o próprio nome sugere, um fotolivro é uma espécie de livro de fotos. Ele difere do tradicional álbum porque foge ao modelo de fotos impressas e plastificadas. Aliás, ele pode ser considerado uma versão moderna do álbum. Assim como um livro, o fotolivro conta uma história. Você pode incluir figuras, emoticons, tags, pequenos textos… tudo para transformar suas memórias em lindos contos.

No fotolivro, as imagens normalmente se sobressaem aos fundos, textos e outros elementos. Você pode, inclusive, dar um título a ele e agrupar momentos que vão contar a história da sua vida. Quem nunca sonhou em ver suas experiências ilustradas em um livro? Pois bem, o fotolivro torna isso totalmente possível.

Quais os tipos de fotolivro existentes? 📚

Assim como os álbuns de fotos ficam disponíveis em diversos modelos, os fotolivros também não são “todos iguais”. Para você entender melhor, listamos abaixo os principais modelos disponíveis.

  • Prime – A capa é dura e o interior pode ser fosco ou brilhante. O dorso é quadrado e a abertura, panorâmica;
  • Espiral – A capa e a contracapa são duras e as fotos impressas frente e verso. Porém, a encadernação é em espiral, o que significa que as imagens serão separadas por página;
  • Flex – Com capa flexível e fosca e dorso quadrado, o papel interno de impressão costuma ser um pouco mais fino que os modelos já citados;
  • Flex Plus – Difere do modelo flex somente pela capa que, nesse caso, é dura;
  • Revista Plus – Lembra uma revista de verdade, já que é impresso em papel maleável e encadernado por grampos;
  • Super – Capa dura e personalizada. O miolo é impresso em um papel mais encorpado, com laminação térmica fosca.

Qual o modelo adequado para cada ocasião? 🤔

É natural que você tenha dúvidas quanto ao modelo adequado para cada ocasião. Não há uma regra para fazer a “escolha certa”. Entretanto, o primeiro passo é conhecer o tipo de evento que ele vai registrar. Você vai se casar? Fará uma viagem dos sonhos com a família? Quer presentear alguém? Todas essas questões vão pesar na sua escolha.

Ocasiões como casamentos e batizados, por exemplo, normalmente demandam fotolivros com abertura panorâmica, nos quais as fotos são impressas em uma única lâmina e você precisa abrí-lo a 180 graus para visualizar. Já um registro de viagem pode ser feito em modelo revista, como se você experimentasse a sensação de sentir-se “famoso” por um dia.

Esse tipo também é bastante usado em lembrancinhas e catálogos, já que conta com um preço mais acessível. Além disso, existe uma opção em revista que se assemelha a um caderno de brochura, o que confere um tom mais poético. Você pode utilizá-lo para contar a história da sua família, por exemplo.

Como montar um fotolivro? 👀

Para ter um fotolivro, você precisa inicialmente do seu principal elemento: as fotos. Como dissemos, elas podem ser de uma viagem em família, da festa de aniversário dos seus filhos ou uma reunião de momentos, uma espécie de linha do tempo, construída por imagens que são baixadas no computador ou celular, e ali ficam esquecidas.

O próximo passo é escolher o modelo de fotolivro que você deseja. Existem hoje empresas no mercado que permitem que você monte o seu próprio fotolivro a partir de uma plataforma e, uma vez confirmada a compra, você recebe o seu produto em casa.

Qual a qualidade de impressão? 🔝

Fotos de celular normalmente ficam melhores em formatos menores (os clássicos 19X21cm ou 21X21cm). Isso evita que as imagens fiquem estouradas. Normalmente, os fotolivros em revistas apresentam qualidade de impressão superior às revistas convencionais que vemos nas bancas.

De qualquer forma, a impressão das fotos será similar a livros de verdade. Em alguns modelos, você pode escolher a impressão fosca ou brilhante e, assim, você garante a preservação de suas memórias.

Quantas fotos cabem em um fotolivro? 👌

A quantidade de fotos normalmente varia de acordo com a gramatura do papel escolhido. Quanto mais fino, mais fotos cabem. As folhas mais finas e flexíveis permitem a inserção de até 120 imagens. Gramaturas maiores normalmente pressupõem um álbum de até 80 páginas. Ainda assim, caso o tamanho seja menor (30X30), é possível incluir até 172 páginas.

Além disso, essas quantidades podem variar e é importante consultar com a empresa escolhida para impressão do seu fotolivro. Você certamente vai encontrar uma opção que atenda à sua demanda.

Quais as vantagens do fotolivro? 👍

Pode ser que você ainda esteja se perguntando por quê escolher um fotolivro e não um álbum convencional. Podemos dizer que a maior vantagem está na personalização. O fotolivro é criado por você, tem a sua cara. Além da satisfação com o produto final, o processo de montagem será divertido.

Imagine você, sentado no sofá de sua casa, escolhendo fotos e temas que vão ilustrar suas memórias. Você terá o maior orgulho de mostrá-lo às suas visitas ou mesmo mantê-lo em algum local estratégico, como uma forma de complementar a decoração da sua casa.

Esperamos que este post tenha ajudado você a concluir qual o melhor fotolivro para o que você deseja registrar. Basta conhecer um pouco mais sobre esse moderno modelo de fotos impressas e ganhar a possibilidade de imprimir suas fotos do seu jeito.

Se essa ideia parece atraente, visite nosso site e conheça nossos serviços em fotolivros.