Como tirar fotos na praia de forma criativa? Saiba aqui 📸🏖

O simples fato de ter uma bela paisagem natural como cenário já é um facilitador para fazer boas fotos, é verdade. Não é a toa que muita gente aproveita esse ambiente, já que os resultados podem ser surpreendentes.

Contudo, para que elas fiquem mais divertidas e criativas, se destacando entre tantas outras que normalmente são tiradas por aí, é preciso algo mais. Estamos falando de aplicar algumas técnicas para otimizar o uso da câmera e tornar as fotografias na praia ainda mais bonitas.

Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e confira a nossas dicas de como tirar fotos na praia!

Configure a câmera corretamente

Embora o olhar do fotógrafo tenha influência sobre o resultado final, a configuração da câmera também é um fator que pode aumentar a qualidade da imagem. Portanto, primeiramente, busque utilizar câmeras com boa resolução. Contudo, não se preocupe em ter uma máquina específica para isso, já que os smartphones atualmente suprem bem essa necessidade.

Em seguida, você deve analisar se é preciso fazer alguns ajustes, como o contraste, por exemplo. Ele é indicado para os registros feitos sob luz solar muito intensa, que faz com que a imagem fique muito clara e, às vezes, até impedem de se enxergar os elementos presentes nela.

Outro ponto a se pensar é o brilho. Como visto, em um ambiente muito iluminado pelo sol, é necessário que se reduza os efeitos da luz em excesso na imagem, e isso pode ser feito diminuindo esse aspecto na imagem vista na tela da câmera ou do celular.

O flash também é importante. Sim, você pode utilizá-lo mesmo na praia de dia. Afinal, ele pode realçar aquilo que está em primeiro plano, seja a pessoa fotografada, seja um objeto. Além disso, com essa luz artificial, é possível eliminar sombras indesejadas da imagem.

Faça bom uso do zoom

Para registrar pessoas ou objetos mais distantes, o zoom pode ser eficiente — “pode”, pois é preciso saber usá-lo. Por exemplo, em um cenário com pedras, palmeiras, animais ou, até mesmo, barcos no meio do mar, não é indicado que se utilize essa ferramenta com a intenção de registrar apenas a pessoa ou objeto desejado em primeiro plano. Esses elementos ajudam a compor a foto e devem aparecer.

Ademais, dependendo da qualidade da câmera, no que se refere à resolução, o uso excessivo do zoom pode fazer com que o resultado final seja uma imagem ruim, com alguns pontinhos, os pixels, evidentes.

Portanto, utilize esse instrumento de maneira racional e quando necessário. Se for possível se aproximar daquilo que está sendo fotografado, prefira fazê-lo em vez de utilizar o zoom como primeira e única opção.

Use a natureza a seu favor

Uma parte do que foi mencionado na dica anterior vale aqui, no sentido de se explorar elementos que compõem a paisagem. Se o cenário é composto por pedras, palmeiras ou animais, não os ignore.

Explore a presença desses itens da natureza e os enquadre de maneira que deixem a foto ainda mais diferenciada das outras. Afinal, vamos combinar que areia e mar existem em toda e qualquer praia, não é mesmo?

Além disso, nada de se distanciar e usá-los apenas como “adorno” para as fotografias. Interaja com os itens que você quer usar para compor suas imagens. Vale sentar em alguma pedra, apoiar-se em alguma palmeira, aproximar-se de uma estrela do mar, por exemplo. Enfim, use a criatividade!

Esqueça as poses tradicionais

 

Uma foto que pretende ser criativa deve passar longe das poses tradicionais e clichês na praia. Então, procure ser inovador. Em uma selfie, em uma foto mais distante ou em grupo, procure expressar sua personalidade, já que o ambiente praiano permite essa liberdade.

Faça os registros enquanto planta uma bananeira, andando em direção à câmera saindo do mar, praticando algum esporte ou deitado na areia, em cima de uma canga, olhando diretamente para a lente. Se a fotografia for em grupo, procure fazer imagens mais espontâneas e divertidas. O registro de um brinde de bebidas refrescantes da turma toda, com o mar ao fundo, é uma boa ideia!

Aposte nas fotos em movimento

Se o que você quer é ser inovador, aposte nas fotos em movimento. Elas são um pouco mais trabalhosas, é verdade, mas não é impossível fazê-las. Para facilitar, configure a câmera para o modo esporte, evitando que a imagem fique “tremida” e desfocada. Pode ter certeza de que elas atraem os olhares e, principalmente, muitas curtidas.

Depois, basta fazer alguns gestos. Um salto no ar sozinho ou com a galera cria um efeito bem legal no clique, como se estivessem no ar. Correr na areia, próximo do mar, também cria uma leveza e permite que a pessoa que está vendo a foto perceba o movimento das ondas.

Um salto para a água também rende belos registros. Experimente fazer isso de um cais, por exemplo, mas, para isso, atente sempre à profundidade da água na região para evitar acidentes.

Aproveite a luz do sol

Para ter a luminosidade ideal, é importante aproveitar a luz do sol nos horários em que ela está mais fraca. Tal condição ocorre nas primeiras e nas últimas horas de incidência dos raios solares.

Dessa maneira, acorde um pouco mais cedo, para fazer as fotos quando o Sol estiver nascendo, ou aguarde o fim da tarde, para ter o tom alaranjado do pôr do sol na foto. Isso fará com que seus registros fiquem mais bonitos e agradáveis de ver, uma vez que o brilho do sol ao longo do dia pode prejudicar o contraste no resultado final.

Como você pode ver, o fato de se ter um ambiente paradisíaco como cenário não é capaz de salvar a foto por si só se não houver um pouco de criatividade. Fazer fotografias comuns e clichês, inclusive, pode tirar toda a graça da imagem. Isso tudo explica a necessidade de serem colocadas em prática as dicas dadas acima de como tirar fotos na praia.

Então, lembre-se de planejar a fotografia antes de tirá-la. Isso inclui fazer os ajustes na câmera para adequá-la ao ambiente e à luminosidade. Depois, é preciso pensar na proximidade com o objeto, cenário, elementos naturais, poses e no aproveitamento da luz do sol. Por fim, divirta-se, pois esse é o elemento essencial para que as imagens conquistem o coração de quem as vê!

A praia também é o cenário perfeito para ensaios de gestantes. Descubra como tirar fotos como uma celebridade nesse local!

 

 

Que tal aproveitar os melhores preços do mercado? Acesse www.nicephotos.com.br e aproveite as ofertas incríveis para eternizar seus momentos. Dá uma olhada! 🤩😉