Estratégias para organizar as tarefas diárias

Organizar as tarefas diárias é um desafio para você?

Muitas vezes nos deparamos com pessoas que dizem não ter tempo para cuidar de si próprio, sair com a família ou curtir os filhos nas horas vagas. No entanto, essa “falta de tempo” raramente é relacionada com a autossabotagem ou a procrastinação.

As pessoas podem fazer listas imensas, colar lembretes na geladeira e, mesmo assim, não serão tão produtivas quanto deveria. Sendo assim, no meio do isolamento, onde muitas pessoas estão trabalhando de casa, organizar as tarefas do dia se tornam um pesadelo e acabam consumindo mais tempo do que deveriam.

Mas como conseguir organizar tudo que eu tenho que fazer?

Ainda que tenhamos várias formas, cada um lida com as responsabilidades de um jeito e utilizando mecanismos diversos. Por isso nós fizemos uma seleção de medidas que podem ser aplicadas na hora da organização das tarefas diárias.

1) Planeje o seu dia

Pode parecer tranquilo, mas a maioria das pessoas que iniciam um planejamento do dia, acabam incluindo mais tarefas do que conseguem cumprir. E isso pode deixar muita gente frustrado no fim do dia, com a sensação de ter sido improdutivo quando, na verdade, tinha muitas atividades para pouco tempo.

2) Use as tecnologias a seu favor

Há muitos aplicativos de organização que ajudam na hora de planejar o tempo, como Trello, Todoist, Evernote e Google Agenda, por exemplo. Use-os como aliados na hora de elaborar os afazeres, e não como distração.

3) Fique atento ao tempo “ocioso” que você passa no celular

Sabemos que o celular se tornou uma extensão do nosso corpo. No entanto, ele também pode ser um grande vilão na hora da organização das tarefas, muitas vezes por privar o sono, ou substituir compromissos importantes. O Brasil é o 5º país onde mais se usa o celular, segundo pesquisa da Cuponation (acesse o estudo na íntegra clicando aqui).

4) Elimine as distrações

Saber identificar tudo que te tira da sintonia organizacional é um grande começo. Pode ser que você ache que levar o celular para o banheiro, ou o famoso “assistir só mais um capítulo” da sua série favorita, não seja uma distração. Por mais que escutar as notificações das redes sociais seja uma grande tentação, a disciplina deve prevalecer na hora da organização.

5) Trace um objetivo

Uma das grandes maneiras de manter o foco é traçar objetivos. Eles podem te facilitar no momento em que alguma distração tira a sua atenção. Por exemplo, se você está desempregado, coloque como objetivo a busca de empresas na sua área de trabalho para envio de currículos.

Ou, se você está buscando se profissionalizar, procure um curso de preferência e coloque uma meta de quando deve finalizar o curso. Pequenos, médios ou grandes, os objetivos podem manter você na linha.

Você consegue manter suas tarefas dentro do planejado? Conta pra gente!

E compartilhe com os amigos que você acredita precisar dessas dicas 🙂