Empreender na crise: aprenda como fazer

O Brasil é um país onde empreender em época de crise acaba sendo a única opção para muitas pessoas.

Temos cerca de 12 milhões de desempregados e o trabalho informal soma mais de 40% dessa imensidão.

É inevitável não pensar como a economia fica em meio a crise do Covid-19. Por isso, reunimos formas de empreender no meio da crise, se adaptando a todas determinações da OMS.

1) Serviços online

Se você tem expertise de áreas como Contabilidade, Mídias, Comunicação, Advocacia, por exemplo, que podem atender online, ofereça seus serviços. Seja como consultoria, trabalho único ou até um contrato, alguns profissionais e empresas precisam destes tipos de serviço. Assim como serviços, invista em se profissionalizar cada vez mais e conseguir clientes online.

2) Aulas de idiomas ou reforço escolar

Ainda que as aulas presenciais estejam paralisadas, as crianças e jovens continuam o aprendizado em casa. Como a dinâmica é diferente das salas de aula, muitos pais estão recorrendo a reforços escolares online. Apresente-se de forma cordial, mostre trabalhos já realizados e, se possível, depoimentos de clientes para que gere credibilidade.

3) Venda o que você não usa!

Bem como as vendas informais, grandes plataformas de marketplaces trabalham com revenda de produtos novos e usados. Dois desses exemplos são o Enjoei e o Repassa, que vendem roupas, bolsas, acessórios e muito mais. Aproveite o tempo livre e reúna tudo o que você pode vender para fazer uma renda extra.

4) Bote a mão na massa!

É bom(a) na cozinha? Este é o momento de investir seu tempo e habilidades para conseguir fazer um dinheirinho durante a crise. Muitas pessoas que estão sem emprego optam por fazer pratos, quentinhas, bolos e disponibilizá-los através dos aplicativos de comida. Lembre-se sempre de seguir as normas sanitárias.

5) Venda artesanatos e produtos feitos em casa

Muita gente tem a habilidade com costura, criação de enfeites, decoração. Se você é uma dessas, use os dias em casa para criar peças e produtos que as pessoas estejam precisando.

As máscaras de proteção, por exemplo, é uma oportunidade para quem trabalha com costura e está em busca de um serviço. Pode não parecer, mas a crise pode ser uma ótima forma de conquistar novos clientes e fidelizá-los.

Você precisou empreender na crise? O que você fez? Conte pra gente!