Descubra os benefícios da Meditação

Saber os benefícios da meditação, para quem vive em uma realidade agitada, pode parecer um desafio.

No entanto, a prática da meditação pode estar cada vez mais perto do que você imagina.

Não apenas pensamos, mas temos uma média de 60.000 a 80.000 pensamentos todos os dias. Cansativo, não? E essa quantidade exagerada de ideias, preocupações e estresse, acaba surtindo efeitos negativos no fim do dia. Síndrome do pânico, déficit de atenção, depressão e ansiedade são apenas alguns dos impactos que a vida agitada pode levar.

Ainda que não pareça eficaz ou difícil de fazer, as pausas para meditação podem ajudar na restauração do cérebro. Além disso, parar para meditar colabora com diversos benefícios para o corpo e a mente.

Em decorrência de toda a situação de tensão que todo o mundo se encontra, separamos alguns benefícios que, com certeza, a meditação pode trazer para você:

1) Aumento da concentração, atenção e performance

Se você está iniciando ou finalizando algum projeto, a procrastinação pode ser um vilão na hora de colocar a mão na massa. Desta forma, a meditação atua como canalizadora da energia para que seja “utilizada” de forma produtiva.

2) Ajuda no sono

Quantas vezes você já ouviu pessoas falarem como o sono delas melhorou devido à meditação. Ela não só estão certas, como estudos comprovam que meditar antes de dormir pode ser um ótima forma de preparar a mente para o descanso.

3) Aumenta a imunidade

A UCLA (Universidade da California, em Los Angeles) através de um estudo em conjunto com o Instituto de Pesquisa Biomédica de Barcelona analisou como a meditação atua na mente e corpo antes do sono.

Os pesquisadores comprovaram que ao meditar, o organismo ajuda a diminuir os níveis de substâncias causadoras de estresse. Não apenas o estresse, mas dores e atua como anti-inflamatório e analgésico, fazendo com que o praticante não precise buscar outras formas de combater essas dores.

4) Redução de riscos de problemas cardíacos

Com o fim de comprovar, um experimento na Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia, nos Estados Unidos, constatou que, com dois períodos de 15 minutos de meditação por dia, a sobrecarga cardíaca dos jovens reduziu drasticamente. Não apenas a sobrecarga, como a pressão arterial, reduzindo a produção de hormônios do estresse.

5) Reduz sintomas relacionados à depressão

Igualmente a redução dos problemas cardíacos, a meditação ajuda a reduzir sintomas depressivos. Com estudos desde a década de 1970, Herbert Benson, professor, de Harvard, constatou que, ao relaxar, o organismo recebe uma maior quantidade de serotonina (chamado de hormônio da felicidade), auxiliando no equilíbrio emocional.

Nós já começamos a meditar por aqui. E você?
Quais benefícios você percebeu ao praticar a meditação?