Tipos de agenda para organizar suas atividades

A agenda é sempre um dos principais produtos que as pessoas buscam no início de ano. O objetivo é conseguir para organizar todas as atividades, sejam diárias, semanais ou anuais.

Por que ter uma agenda quase no meio do ano? Qualquer momento é momento de organização! Caso você não tenha uma forma de estruturar suas responsabilidades, as agendas podem te ajudar em qualquer momento do ano.

Mas o que muitas pessoas tem dúvida é sobre qual destas agendas é a ideal. Por isso, vamos falar um pouco de cada um, ok?

Agenda Anual

Agenda anual

Com diversos modelos, tamanhos e disposições, esta costuma ser a agenda mais tradicional encontrada no mercado. Tem a vantagem de ser dividido em dias, pré datado e com as informações básicas para manter a organização.

Bullet Journal

Bullet journal agenda para organização

Se você é criativo e organizado, esta agenda pode ser a ideal para organizar suas tarefas. Esta pode ser a agenda mais trabalhosa de ser feita e utilizada. Normalmente é um “caderno” sem pautas e folhas disponíveis para desenhar, pintar e criar de acordo com a sua vontade. Você escolhe quantas datas colocar por página, se vai ter linhas, boxes e tudo que precisar.

Planner

Planner agenda

Assim como o bullet journal, o planner é um tipo de agenda que os amantes de produtividade e organização adoram! Ele costuma ser mais personalizado e feito de acordo com o que a pessoa quer, seja cor, nome, frases ou até fotos. Todo o conteúdo colocado no planner não precisa ser apenas profissional. A pessoa tem liberdade de distribuir tarefas pessoais, familiares, por exemplo. A forma como será usada depende única e exclusivamente do dono do planner.

Calendário Mensal

Calendário Nicephotos

Ainda que as agendas sejam ótimas formas de organização, muita gente prefere disponibilizar as tarefas através de tópicos em calendários. É uma forma mais prática, funcionando como um lembrete das atividades diárias. Funciona bastante para pessoas que trabalham home office, onde este calendário costuma ficar à vista.

Se você é uma pessoa digital e que busca organizar todos os afazeres através de celulares, computadores ou tablets, existem alguns aplicativos que podem servir como agendas e se adaptar às suas necessidades.
Os aplicativos e sites a seguir costumam ser gratuitos e, em caso de mais ferramentas, cobram mensalidades.

1) Google Agenda

É uma das ferramentas mais conhecidas do Google que auxilia qualquer usuário do Gmail a organizar atividades diárias, encontros, reuniões e apresentações. O acesso costuma ser intuitivo e os caminhos e botões são autoexplicativos, facilitando muito a vida dos usuários.

2) Trello

Por mais que as pessoas gostem de escrever, o Trello facilita muito a organização, pois trabalha com cards e colunas. A pessoa pode definir como disponibilizar as tarefas e a forma com a qual vão priorizá-las durante um período de tempo.

3) Evernote

Ainda que outros instrumentos mais práticos sejam o preferido, o Evernote costuma ser um aplicativo que você pode criar tópicos ou textos para sua organização. Além de criar, você pode compartilhar suas listas com amigos.

Quais agendas ou aplicativos você usa na hora de se organizar?

Compartilha esse post com aquele amigo ou familiar que precisa de uma ajuda na organização de tarefas!