5 dicas de livros sobre maternidade

A maternidade pode ser um desafio para muitas mulheres e alguns livros acabam ajudando neste momento tão especial.

Todos os detalhes sobre gravidez, parto, primeiros dias e pós parto são apresentados em uma linguagem direta às mães.

Ainda que as formas comunicadas e os diversos autores, sejam mães ou médicos, eles buscam apresentar experiências vividas, seja no cenário da maternidade ou na atuação em maternidades.

Com o objetivo de abranger o máximo de perfis maternos, separamos cinco dicas de livros sobre maternidade. Com sinopses que exploram as vivências, sejam romantizadas ou simplesmente o reflexo da realidade de algumas mães.

1) Gestar, parir, amar: não é só começar: O que você sabe e o que você realmente deveria saber sobre maternidade

Livro Maternidade Gestar, parir, amar

Sinopse: “Este livro verbaliza que a maternidade, tão desejada, celebrada e na qual Tayná mergulhou de forma tão intensa, é no fundo o principal grilhão que aprisiona as mulheres. É o resultado de anos de reflexões para escancarar o quanto a culpa, alimentada pelo mito do amor materno, é o elemento que sustenta toda desigualdade de gênero que se tenta combater, seja nas ruas ou no mercado de trabalho. Tayná acredita que, enquanto as mulheres não desmistificarem a ideia desse amor instintivo e o processo de culpa alimentado por ele, nunca serão verdadeiramente livres. Essa desconstrução, porém, não pode ser feita de forma irresponsável e às custas da saúde de mulheres, bebês e crianças em um processo de não responsabilidade pelas nossas ações e escolhas e, muito menos, sem trazer os demais responsáveis para a discussão.”

2) Nasce uma mãe: Meus primeiros aprendizados e minhas aventuras na maternidade

Livro Maternidade Nasce Uma Mãe

Sinopse: “A atriz e apresentadora Thais Fersoza mergulhou sem reservas na aventura da maternidade e nela tem vivido um aprendizado constante. Neste livro, gestado com carinho desde a criação de seu canal no YouTube, Thais expõe suas experiências mais marcantes, do momento em que ela e o marido, o cantor Michel Teló, decidiram aumentar a família até a vivência atual, em que lida com os desafios de ser mãe e as imensas alegrias proporcionadas pelos dois filhos, Melinda e Teodoro.
Traz também entrevistas com especialistas sobre temas essenciais para mães e pais, de primeira viagem ou não, tais como incômodos comuns durante a gestação, parto, amamentação, desfralde e disciplina positiva. Descubra no relato sincero de Thais que não existe maternidade perfeita, mas, sim, aquela que é exercida com amor, respeito, diálogo e convivência.”

3) A gravidez dia a dia

Livro Maternidade A Gravidez dia a dia

Sinopse: “Um guia único e abrangente sobre os 280 dias de gravidez, o parto e o nascimento. Organizado pela obstetra consultora Dra. Maggie Blott, o livro dedica uma página para cada dia, fornecendo um mix rico de conselhos práticos e explicações detalhadas sobre as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante a gestação, assim como noções fascinantes sobre o crescimento e o desenvolvimento do bebê, ilustradas por imagens do feto. Traz informações para se ter uma gravidez saudável, com dicas detalhadas de nutrição, exercícios e outros hábitos para possibilitar ao bebê um bom início de vida.”

4) Mãe recém nascida

Livro Mãe Recém Nascida

Sinopse: “É sempre sobre o bebê. Livros e mais livros sobre o bebê. Tem também diários e mais diários. Do bebê. Mas e a mãe que acabou de nascer? Aqui está. Algo para você. Algo que é meio livro, meio diário, meio conversa entre amigas. Um chacoalhão, um abraço apertado. Sinceridade. Norte. Amor.”

5) O mito da mãe perfeita: Dez coisas sobre a maternidade das quais você precisa desapegar

Livro O mito da mãe perfeita

Sinopse: “Em O mito da mãe perfeita, Karen Ehman e Ruth Schwenk apontam mitos que toda mãe precisa saber, começando pela pressuposição de que há apenas um único jeito correto de criar os filhos (e que você, mãe, precisa desesperadamente descobrir qual é!).
Falando a partir de experiência própria, e do contato com centenas de outras mães, Karen e Ruth ajudam tanto mães de primeira viagem como as mais experientes a identificar dez mitos da maternidade e substitui-los por afirmações verdadeiras e saudáveis, ajudando-as a desenvolver uma maneira própria de cuidar da família.”

A maternidade pode ser apresentada através dos livros, mas cada experiência é única e o instinto materno também.