Ensaio fotográfico de bebê: faça as fotografias você mesmo

A fotografia é a melhor maneira de eternizar os primeiros dias de vida do seu filho. Por isso, o ensaio fotográfico de bebê vem fazendo cada vez mais sucesso entre as famílias que querem capturar e guardar essas lembranças.

Nem sempre conseguimos contar com um fotógrafo e, como os bebês são muito sensíveis, é importante ter atenção especial aos detalhes. Preparar um ambiente aconchegante permite que tudo saia da maneira mais confortável para a criança.

Planeje alguns detalhes com antecedência — como se o ensaio será ao ar livre ou em um estúdio — e não deixe a sessão ser muito longa. Lembre-se de que quanto mais tempo a criança precisar ficar nessa situação, mais estressante e cansativo será.

Para você conseguir fotos incríveis, preparamos este artigo com algumas dicas para que o ensaio seja um sucesso. Fique atento e boa leitura!

Prepare o local e o material

Não é necessário ter uma máquina profissional para fazer boas fotos. Os smartphones, inclusive, já conseguem capturar boas imagens que podem, tranquilamente, serem impressas no tamanho 10 cm x 15 cm. No mais, um bom enquadramento, foco e acessórios são o suficiente para um bom resultado final.

Confira alguns acessórios que você pode levar para a sessão de fotos que darão um charme todo especial:

• brinquedos coloridos;

• almofadas e travesseiros;

• cestos e caixas;

• ursinhos de pelúcia;

• cobertores para usar como plano de fundo;

• laços e toucas;

• flores para decorar o ambiente;

• o que mais a sua criatividade permitir.

Escolha um ambiente arejado e com boa iluminação. Se o dia estiver muito quente, opte por roupinhas frescas. Se o tempo estiver bom e a temperatura agradável, faça um ensaio ao ar livre! Fotos na natureza abrem uma nova área de possibilidades e não é necessário se preocupar com a decoração.

Deixe o bebê interagir com o ambiente e faça fotos espontâneas. Outra dica é aproveitar para fotografar no final da tarde e aproveitar as cores de um belo pôr do sol.

Procure uma boa iluminação

A iluminação é um ponto muito importante em qualquer fotografia e faz toda a diferença no resultado. Um dos erros mais recorrentes de profissionais e amadores é usar uma luz inadequada.

Uma boa iluminação permite que você transmita tudo o que precisa na imagem ou faça um jogo de luz e sombra para focar apenas nos detalhes. Além disso, garantir uma boa iluminação durante a captura das fotos ajuda a poupar muitas horas em frente ao computador tratando as imagens.

Não é necessário possuir equipamentos de estúdio fotográfico profissional para conseguir iluminar o ambiente — um abajur pode ser o suficiente. Se as fotos forem feitas durante o dia, deixe as janelas abertas para que a luz natural possa clarear o local.

Uma boa dica para obter sombras suaves e agradáveis é posicionar a criança de forma que a luz avance pelo topo da cabeça em direção ao corpo, fazendo um ângulo de aproximadamente 45 graus. Mas você pode experimentar outras posições e brincar com a iluminação e o sombreamento. Mude os ângulos e as perspectivas para criar fotos únicas!

Atente ao estado do bebê

Existem coisas simples que podem ser feitas para deixar a criança mais feliz e confortável e receber em troca uma sessão fotográfica produtiva. O primeiro passo é manter a temperatura do local agradável — ou seja, nem quente demais, nem frio demais.

Assim como a temperatura, o som do ambiente também afeta o humor da criança. Faça uma playlist com músicas calmas e relaxantes e deixe tocando durante as fotos. Lembre-se de que o volume também deve ser agradável. Se ela pegar no sono, aproveite para fotografar o momento.

Antes de começar a sessão de fotos é importante, também, ter certeza de que o bebê está bem-disposto. Ele deve estar descansado, alimentado e trocado para conseguir interagir com você da melhor maneira.

Para passar segurança, é importante que os pais estejam sempre próximos. Além disso, faça alguns testes com o flash para a criança se acostumar, embora, geralmente, elas não se incomodem com esse detalhe.

Capture os detalhes

Para incrementar o ensaio fotográfico de bebê você pode ter uma lente macro para fazer close-up de detalhes do corpinho — que, muitas vezes, passam desapercebidos até aos olhos dos pais mais corujas.

Essas fotos ajudam a compor o álbum de maneira simples e, ao mesmo tempo, rica em particularidades. Para fazer esse tipo de fotografia, é possível capturar as mãozinhas, os pezinhos, as expressões do rosto ou qualquer outro detalhe que renda uma boa recordação.

Para facilitar, procure tirar essas fotos no momento que a criança estiver dormindo. Dessa forma, ela fica parada e as fotos saem com um bom foco. Para um efeito diferente, experimente usar uma lanterna de LED para iluminar as partes do corpo que você deseja destacar. Se preferir, coloque um pedaço de tecido do tipo TNT envolvendo a lanterna para deixar o efeito mais suave.

Use papel poliéster prata

Para um estilo de foto diferente e divertida, em que o bebê interage com sua imagem refletida, é possível usar um espelho. Entretanto, esse tipo de material oferece riscos de acidentes para a criança. O ideal, nesse caso, é usar o papel poliéster prata — opção fácil de encontrar em papelarias.

Prenda bem o papel no chão para que ele não se mova com os movimentos da criança. Ao fotografar, busque um bom enquadramento. O melhor é mostrar o rosto e uma parte da sua imagem refletida no papel. Para isso, posicione a máquina acima dos olhos do bebê e clique de cima para baixo.

Caso você capture uma parte do piso, não desanime. Existem muitos programas de edição de imagens fáceis de usar e que permitem que você corte a imagem da forma que desejar.

Selecione as melhores fotos

Por fim, faça uma seleção das melhores imagens do seu bebê. Depois, que tal revelar algumas? Uma boa opção é fazer um fotolivro — um tipo de álbum no qual as fotos são impressas diretamente nas páginas. Existem muitos modelos de fotolivros para você manter como recordação!

Além disso, as fotos mais bonitas podem virar um lindo produto de decoração para a casa. Boas sugestões são um calendário de mesa para o seu escritório ou ímãs exclusivos para enfeitar a sua geladeira.

Procure deixar seu filho relaxado e transforme o e ensaio fotográfico de bebê em uma grande diversão. Coloque uma música e faça brincadeiras para que ele aproveite o momento da melhor maneira possível. Assim, você conseguirá capturar fotos ainda mais bonitas!

Gostou das nossas dicas? Já fez este tipo de ensaio com seus filhos ou pretende fazer? Então deixe o seu comentário e conte-nos suas experiências!