Dicas para incentivar o seu filho a ler mais

Ler é uma forma de expressão e incentivar essa prática desde a infância, ajuda a desenvolver a imaginação e, principalmente, as funções cognitivas.

No entanto, no boom tecnológico no qual vivemos, rodeados de computadores, videogames e tablets, como fazer para incentivar o seu filho a ler?

Por mais que as novas tecnologias venham nos ajudar no dia a dia, alguns hábitos antigos ainda devem ser preservados e, principalmente, valorizados. Alguns pequenos truques podem auxiliar na hora da leitura e fazer com que seu pequeno tenha ainda mais vontade de mergulhar nos livros.

Ainda que algumas crianças relacionem os livros com tarefas escolares, uma dica chave para fazê-los se interessarem pelas letras, textos e história, é SER UM EXEMPLO! Não apenas essa, mas outras sugestões podem te ajudar a cada dia.

Quer ajudar seu filho a ter interesse pela leitura?

Então acompanhe essas orientações que nós separamos especialmente para você, papai e mamãe!

1) Crie um espaço para leitura
Incentivo a ler

Ao criar um espaço na casa, ou até no quarto da criança, você consegue demonstrar à criança toda importância e como a leitura deve ser respeitada. Desta forma, fazer uma “mini-biblioteca” e ter livros diversos à disposição do seu filho pode fazê-lo ler mais.

2) Busque temas que a criança prefira
Incentivo a ler

Existem vários gêneros literários e, com a ajuda da criança, você pode identificar quais são os que ela mais gosta. As principais classes literárias que contemplam o mundo infantil são a lenda, fábula, conto, crônica ou até novela (como Harry Potter, por exemplo).

3) Fique atento à faixa etária
Incentivo a ler

Conforme a curiosidade infantil de querer ler tudo, assim que é alfabetizado, esse interesse pode ser um pouco prejudicial quanto a dificuldade de entender alguns tipos de textos. Sendo assim, fique atento à faixa etária indicada para o seu filho e, caso ele apresente algum obstáculo na hora da leitura condizente com a idade, busque uma ajuda profissional para auxiliá-lo.

4) Deixe-o criar o seu próprio livro
Incentivo a ler

A maior virtude que a criança possui quando começa a ler é a imaginação. Naturalmente novas histórias surgem e, você como responsável pode incentivar seu filho a criar uma história própria, e um livro onde ele seja o personagem principal. Deixe-o sempre com todos os materiais disponíveis para que ele expanda a imaginação e crie.

Se você conhece algum papai ou mamãe que estão vivenciando problemas em incentivar os filhos, compartilhe este post!