O que os famosos podem ensinar sobre como tirar fotos da natureza? Confira! 🌿📸

Fotos da natureza costumam fazer o maior sucesso nas redes sociais. Existem grandes fotógrafos que vivem desse ofício, registrando a vida selvagem e as paisagens mais deslumbrantes do mundo. Fotografando para revistas como a National Geographic, por exemplo, esses profissionais de renome contam com os equipamentos mais avançados do momento.

Entretanto, nem sempre é necessário investir milhares de reais em câmeras de última geração para conseguir tirar boas fotos da natureza. Anualmente, quando famosos entram de férias e divulgam suas fotografias nas redes sociais, vemos vários exemplos maravilhosos feitos, até mesmo, por meio do celular.

Quer saber o que você pode aprender com essas fotos dos famosos? Então, continue lendo este artigo para descobrir!

Cuidado com o horizonte

Um dos principais aspectos das fotos de natureza é a orientação da linha do horizonte. Muitas vezes, vemos algumas imagens maravilhosas, mas que estão com o horizonte torto, desalinhado. Isso faz com que, mesmo não sabendo o motivo, tenhamos uma sensação de estranheza ao olhar a fotografia.

Por isso, quando fizer aquela foto linda do pôr do sol na praia, lembre-se sempre de endireitar o seu horizonte. Afinal de contas, ninguém precisa ficar com a sensação de que o mar está “escorrendo” para fora da sua imagem, certo?

Utilize a iluminação a seu favor

Muitos famosos, quando estão de férias, aproveitam para viajar para as mais variadas praias do Brasil e do mundo. E as fotos que vemos nas redes sociais apresentam um elemento em comum, na maioria das vezes: iluminação laranja.

Essa luz nada mais é do que a que temos praticamente todos os dias no pôr do sol. Conhecida como Golden Hour, ou Hora de Ouro, é um dos momentos preferidos pelos fotógrafos para clicar durante o dia. Isso porque, nesse horário, a luz do sol está mais quente e agradável, colorindo as fotos de maneira natural.

Vale lembrar que a Golden Hour também acontece um pouco depois do nascer do sol. Se você tiver a disposição de acordar bem cedo, também pode aproveitá-la pela manhã.

Como a maioria das fotos de férias dos famosos acontece durante o verão brasileiro, em praias, essa iluminação de fim de tarde ajuda a fortalecer a sensação de calor, colorindo as imagens com tons de laranja típicos dessa época do ano.

Não exagere na make

Provavelmente você já deve ter reparado que as fotos pessoais de famosos retratam momentos do dia a dia, sem muito glamour, certo? Isso ajuda a humanizar essas pessoas, já tão acostumadas a se produzir todos os dias para aparecer em novelas, programas de TV e shows.

Isso significa que você não precisa, necessariamente, exagerar na hora da produção para as fotos. Basta investir em uma pose interessante ou aproveitar a paisagem da natureza que está à sua disposição. Afinal de contas, quase ninguém vai para uma praia ou cachoeira com a maquiagem carregada.

Use as flores

O verão e a primavera do Brasil são privilegiados com muita cor, e é fácil encontrar flores dos mais variados tons. Por isso, nada melhor do que trazer a natureza para a composição da sua foto utilizando as flores que você encontrar no caminho.

Composições com flores, tampando um dos olhos ou mesmo como o fundo das fotos, caso você tenha a sorte de encontrar um campo de flores, ajudam a trazer este clima de natureza para suas imagens.

Edite suas fotos

Dificilmente alguém consegue fazer uma foto perfeita diretamente da câmera, seja de um celular ou mesmo de uma DSLR profissional. O fato de tirarmos fotos diárias e sem muito cuidado fez com que não criássemos o hábito de editá-las apropriadamente. O resultado é que qualquer imagem levemente corrigida já chama bastante atenção nos dias de hoje.

Hoje em dia é possível encontrar diversos aplicativos muito poderosos para editar fotos no próprio celular. Inclusive, vários fotógrafos profissionais utilizam esse tipo de recurso para agilizar a divulgação de suas fotografias, principalmente nas redes sociais.

Apps como o Lightroom Mobile, Photoshop Express e o VSCO são fáceis de usar e fazem maravilhas nas fotos!

Use a regra dos terços

Você pode até não conhecê-la de nome, mas, com certeza, já viu alguma aplicação da regra dos terços em atuação. Se ligar a câmera do seu celular neste momento, provavelmente você verá algumas linhas cortando a imagem, formando nove quadrados.

Essa regra divide a composição em três partes (por isso, regra dos terços). Geralmente, para fotos de paisagem, é interessante alinhar o seu horizonte com alguma das linhas horizontais. Caso você tenha algum assunto de interesse, como uma pessoa ou objeto na composição da sua imagem, pode posicioná-lo alinhado com uma das linhas verticais.

A regra dos terços é uma das regras básicas de composição na fotografia e ajuda a criar boas fotos. O interessante é aprender quando utilizá-la para, sempre que sentir necessário, saber como quebrá-la de maneira eficiente e criativa!

Fotografe em RAW

O RAW é um formato de imagem que equivale ao negativo das fotos analógicas. Isso significa que ele sempre precisará ser processado depois, exigindo do fotógrafo uma edição, nem que seja ligeira e básica. Praticamente todas as câmeras DSLR e mirrorless, oferecem a possibilidade de se fotografar em RAW — smartphones novos já trazem essa função.

Contudo, por que fotografar em RAW? A verdade é que este tipo de arquivo carrega dentro dele uma quantidade enorme de informação, sendo muito mais completo que os padrões em JPEG. Assim, se você souber um pouco de edição e tratamento de fotos, mesmo nos aplicativos que citamos ao longo deste artigo, pode extrair o máximo possível das suas fotos, criando imagens que você nem imaginava serem possíveis!

Tirar fotos da natureza é uma atividade muito prazerosa e que resulta em imagens lindas. E, observando as fotos dos famosos, é possível aprender muito sobre efeitos e técnicas!

Curtiu este post? Então não deixe também de conferir nosso artigo sobre os aplicativos com os melhores efeitos para suas fotos! 💻📸✨