Ideias incríveis de como comemorar o aniversário de casamento!🤵👰🎂📸

Festejar momentos especiais e marcantes em nossa vida é uma tradição muito comum em nossa cultura. Essas celebrações são muito importantes para reunir pessoas especiais e criar memórias de afeto e felicidade. Por isso, não podemos deixar de comemorar o aniversário de casamento!

Essas festas são chamadas de bodas de casamento e, em geral, são denominadas por nomes de plantas, árvores, materiais ou pedras preciosas. Além disso, também são organizadas de acordo com os anos de casados — por exemplo, um ano é equivalente a bodas de papel; cinco, de madeira ou ferro; e vinte e cinco anos, de prata.

Por meio delas é possível decidir como será a comemoração. Pensando nisso, preparamos este artigo para você comemorar o aniversário de casamento e eternizar esses momentos. Boa leitura!

Viagem

Para começar, uma viagem a dois é uma excelente opção para comemorar as bodas de casamento. Muitos casais aguardam ansiosos por esse momento para terem a oportunidade de conhecer um lugar que sempre sonharam visitar.

Alguns preferem viajar a cada 5 anos, realizando passeios incríveis. Outros comemoram todos os anos, mas as uniões mais longas merecem uma celebração mais bem elaborada, com direito a renovação dos votos.

Aqui, a principal dica é planejamento. Se o seu orçamento está apertado, procure fazer viagens simples, como um final de semana em uma pousada localizada em uma cidade próxima. Casais mais aventureiros podem acampar ou simplesmente passar a tarde na praia ou na cachoeira.

Outra opção é ter uma reserva financeira e depositar um pequeno valor todos os meses. Dessa forma, vocês poderão fazer uma viagem maior — e, quem sabe, até levar a família, caso tenham filhos.

Renovação de votos

A renovação de votos é o jeito mais clássico de comemorar o aniversário de casamento. A ideia é fazer uma festa que traga à memória a promessa de amor e fidelidade em uma vida a dois. Além disso, é uma ótima oportunidade de reafirmar o compromisso perante o cônjuge.

Essa festa pode ser realizada nos mesmos moldes do casamento tradicional, o que demanda mais tempo e dinheiro. Por isso, elas geralmente são feitas nas bodas que representam algum marco na vida do casal — como as de prata (25 anos de casados), de ouro (50 anos de casados) ou de diamante (60 anos de casados).

Nesses casos, as comemorações costumam reunir todos os familiares e ter a identidade do casal — também é comum fazer almoços em família, reuniões em sítios ou cerimônias em salões de festa. Durante o evento, os cônjuges reforçam o compromisso da união. Contudo, ainda que a celebração remeta a uma nova festa de casamento, não se costuma fazer lista de presentes.

Jantar a dois

Uma forma simples e clássica de comemorar o aniversário de casamento é com um jantar a dois. Especialmente para quem não gosta muito de festa ou quer uma celebração mais intimista e especial, essa é uma excelente opção.

Uma ideia é escolher um lugar especial para o casal, como o restaurante do primeiro encontro, uma cidade marcante para onde viajaram juntos ou o hotel no qual passaram a lua de mel. Se preferir, a refeição também pode ser preparada em casa.

Nesse caso, escolha um cardápio especial e harmonize o prato com um bom vinho. Um risoto de frutos-do-mar acompanhado de um vinho branco leve é uma boa opção. Se gostar, prepare também uma sobremesa para deixar a noite ainda mais doce.

Não se esqueça da decoração! Deixe o ambiente aconchegante e bonito com o uso de velas, por exemplo. Uma música suave ao fundo também deixa o clima mais íntimo e especial.

Churrasco em família

Já os casais que adoram uma festa mais descontraída e bem-humorada podem fazer um bom churrasco em família. Além de ser muito popular, é um tipo de comemoração que possibilita uma maior interação entre os convidados, deixando o evento ainda mais divertido.

Aproveite o momento para reunir as duas famílias e os amigos, relembrar histórias antigas e estreitar os laços com pessoas especiais para o casal. Use essa oportunidade para rever fotos e vídeos do casamento, conversar sobre os momentos mais emocionantes e dar boas risadas.

Por ser um evento mais descontraído, o churrasco combina com uma decoração mais arrojada. Com relação ao cardápio, não se esqueça de oferecer alguns acompanhamentos para as carnes — arroz, vinagrete, batatas assadas, saladas variadas, farofa e pães de alho são boas opções.

Não se esqueça de verificar se há algum vegetariano na lista de convidados e prepare alternativas para ele também.

Ensaio fotográfico

Você consegue imaginar como seria legal fazer um ensaio fotográfico no aniversário de casamento? Essa é mais uma forma de preservar na memória a recordação de mais um ano de união. Ele pode ser feito de forma simples, mas com criatividade o resultado vai ser incrível.

Primeiro, escolha um lugar representativo — pode ser onde vocês se conheceram ou se encontraram pela primeira vez. Depois, a dica é deixar o ensaio mais criativo e personalizado ao usar o tema das bodas como elemento para compor o cenário.

Para isso, você pode escolher adereços que remetam ao material, pedra ou planta que dá nome à comemoração. Bodas de papel, por exemplo, pode ser fotografada em meio aos livros, especialmente se o casal gosta muito de ler.

Outra boa opção é escolher um lugar inusitado. Que tal fazer o ensaio fotográfico das bodas de açúcar (6 anos de casados) em uma confeitaria? Ou na cozinha de casa enquanto o casal prepara uma sobremesa saborosa? O importante é usar a criatividade!

Quem vai comemorar a união pode fazer as fotos com toda a família, em casa ou em um estúdio. Por fim, a dica é revelar as imagens e montar um belo álbum de fotos. Assim, você não corre o risco de perder a lembrança!

Renovar os votos e celebrar a união é fundamental para manter o relacionamento cheio de amor e cumplicidade. E não importa há quanto tempo vocês estão juntos — seja um ou trinta anos —, comemorar o aniversário de casamento é essencial para construir memórias para o resto da vida!

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais — estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter!