Quais os aplicativos que fazem os melhores efeitos para fotos? Descubra!

Com a popularização das câmeras profissionais e semiprofissionais e, principalmente, dos celulares que capturam fotos em boa qualidade, cada vez mais estamos em busca da fotografia perfeita para guardar os momentos felizes. Muitas vezes, o que falta para atingir essa perfeição são alguns truques na hora de produzir e ao editar as imagens.

Uma forma de produzir imagens mais criativas e bonitas são os aplicativos de efeitos para fotos. Você já usa algum? Neste artigo, vamos dar algumas dicas básicas na hora de capturar as imagens e ainda apresentar 6 aplicativos para celular que vão ajudar a ter o resultado esperado. Vamos lá? Confira!

Como fazer efeitos diferentes na hora de fotografar?

Verifique a luminosidade

Ter uma boa iluminação é o fator principal para ter uma boa imagem. Por isso, escolha sempre ambientes mais iluminados, cuidado ainda mais especial quando fotografar com o celular, e evite usar o flash. Isso porque o recurso costuma estourar a quantidade de branco na foto, deixando as pessoas com os olhos vermelhos ou pálidas.

Quando precisar fotografar em ambiente escuro com um smartphone, peça para um amigo iluminar com a lanterna de outro celular.

Cuide do cenário

Na hora de fotografar, observe bem o cenário em volta. Procure pelo lugar que possua menos elementos indesejáveis. Cuidado ao fotografar em um ambiente com muitas pessoas por perto, para que elas não façam parte da imagem de forma inadequada, e se atente quanto à bagunça ou outros objetos que possam estragar o efeito desejado.

Não utilize o zoom

A menos que você utilize uma câmera com uma boa lente, evite ao máximo usar o zoom em celulares, pois ele reduz a qualidade e a nitidez e, consequentemente, a beleza da fotografia. Para evitar o problema, sempre que possível, procure se aproximar do objeto, paisagem ou pessoa a ser fotografada!

Utilize a regra dos terços

Você já ouviu falar da regra dos terços? Basicamente consiste em dividir a tela da câmera ou celular em 2 linhas verticais e 2 linhas horizontais, formando 9 quadros. Parece complicado, não é?

Na verdade, a maioria dos dispositivos possui esse recurso, basta acessar as configurações e ativar as linhas de grade! Com elas você poderá enquadrar melhor a foto, evitando cortes no objeto e, assim, tem um resultado mais bonito.

Mantenha o equipamento estável

Procure manter o equipamento estável para evitar que a imagem fique tremida ou desalinhada. Você pode apoiá-lo em uma superfície, usar um tripé ou um suporte para fazer selfies!

Edite as fotos

Por último, por mais que você considere que a imagem está boa, utilizar recursos de edição é uma forma de melhorar a qualidade e criar efeitos para fotos diferentes. Por isso, confira no próximo tópico alguns aplicativos para edição!

5 aplicativos que fazem os melhores efeitos para fotos

1. PicsArts

O PicsArts Photo Stúdio & Collage é um aplicativo editor de imagens com muitos recursos e está disponível para os celulares Android, IOS (Iphone) e Windows Phone.

Esse app tem recursos que criam efeitos para fotos — desde os mais tradicionais até correção na pele e dentes —, além de filtros divertidos e as mais diversas molduras. Outro diferencial são os stickers da internet — adesivos variados com imagens e até mesmo frases para você acrescentar à sua foto.

Se você está a fim de ousar ainda mais, o PicsArt permite transformar sua imagem em um desenho. Que tal experimentar?

2. Snapseed

O Snapseed também é bastante popular e se destaca por ter recursos completos e profissionais. Com ele, você faz todas as etapas da edição, ou seja, cortar, corrigir brilho, contraste, foco, cor etc, de uma forma bem simples de usar.

Mais do que isso, esse app ainda tem funcionalidades que permitem inclinar um objeto, mudando o ângulo da foto e corrigir olhos vermelhos, o que é muito útil em fotos com flash!

Uma dica interessante é destacar alguns elementos da foto para ter um efeito mais bonito, principalmente se você quer vender um produto!

3. Aviary

O Aviary é um editor de imagens com recursos avançados que permite a transformação de imagens, principalmente para o Instagram. Com a funcionalidade de aprimoramento automático, o Aviary possibilita a edição das imagens imediatamente, levando apenas alguns segundos para ficar pronta.

Esse aplicativo também conta com uma ampla variedade de efeitos e corretores de cor, funções como corte, giro, foco e até mesmo criar memes, já que ele também tem a opção de adicionar figurinhas divertidas e textos sobre a imagem. Vale destacar que ele também possibilita o compartilhamento imediato e o salvamento em nuvem!

4. Photoshop Express

Diferente do Photoshop destinado ao uso em computador, o Photoshop Express é um aplicativo para celular gratuito e bastante simples de usar. Ele conta com recursos profissionais que permitem o aprimoramento máximo das imagens.

Com esse app, também é possível fazer recortes, mudar filtros, melhorar a cor, ajustar saturação, níveis de contrastes, além da função de correção automática. Com esse aplicativo, você consegue deixar as fotos mais aprimoradas de forma profissional.

5. Pixlromatic

Este é um aplicativo exclusivo para Iphone que conta com recursos bastante interessantes. Ele adiciona efeitos para fotos profissionais de forma individual e até mesmo a um álbum criado no celular.

Ele dispõe da versão gratuita com alguns filtros que, por si só, já são melhores que a maioria de outros aplicativos. A versão paga conta com novidades exclusivas. Entretanto, ele não faz edições básicas e, por isso, o ideal é combinar o uso com outro app, como o Photoshop Express.

6.  Instagram

Além de rede social, o Instagram também pode ser usado para edição de fotos. O aplicativo vem com todos os recursos que os demais editores, além filtros exclusivos, com o diferencial de que você pode optar por compartilhar a imagem ou salvá-la a fim de criar um álbum personalizado no futuro.

E aí, você já conhecia essas dicas e aplicativos para criação de efeitos para fotos? Que tal experimentar e registrar seus momentos de uma forma ainda mais incrível e criativa?

Quer saber mais dicas sobre fotografias? Acesse agora mesmo o nosso post com 9 dicas de poses para fotos que farão você arrasar!