Veja como bombar no Instagram com 5 dicas quentes!
Tem momentos em que a gente consegue um clique incrível e quase não se contém de ansiedade, imaginando o efeito que ele terá nas redes sociais. Corre os dedos alegremente no teclado do smartphone e se enche de esperança de que, finalmente, terá como bombar no Instagram.
Ao acessar a conta, porém, vem a decepção: nenhuma chuva de likes, nem de comentários, apenas os gatos pingados de sempre. Quase dá para ouvir os grilos cricrilando. Então, tal como Paula Toller no sucesso do Kid Abelha, você pensa: “Onde foi que eu errei?”.
Com tanta gente se dando bem na rede, não parece justo que você fique de fora, não é? Ainda que não seja para arrebanhar milhares de seguidores, um pouco mais de engajamento viria bem a calhar. Afinal, o mundo (ou, pelo menos, os amigos) precisa saber que você existe.
Portanto, está na hora de melhorar o seu cartaz no Instagram. Como se faz isso? Com as dicas quentes que vamos apresentar a seguir. Confira só.
Dicas de como bombar no Instagram
Existem muitos caminhos para transformar um perfil quase anônimo em uma sensação do Instagram, com um número expressivo de seguidores e uma boa taxa de engajamento. Aqui, você vai conhecer os mais eficientes.
1. Capriche no clique
Talvez o principal diferencial do Instagram para as demais redes sociais seja o seu caráter absolutamente imagético. É uma mídia feita sob medida para a fotografia (agora também para o vídeo). Outros apps tentaram pegar carona nesse sucesso, mas não há dúvida de que o “Insta” largou na frente.
Essa característica resulta em uma verdadeira avalanche diária de fotos: mais de 95 milhões em todo o mundo, segundo dados divulgados pela empresa em 2016. Mesmo que não tenha a pretensão de obter tamanho alcance, não tem como bombar no Instagram se você não se preocupar com a qualidade dos seus cliques.
Por isso, poste apenas fotos realmente boas. Nada de imagens tremidas, desfocadas, escuras, tortas. Crie o hábito de executá-las com muito cuidado. Registre cenas interessantes e que tenham a ver com o objetivo do seu perfil.
Privilegie a iluminação natural e, na composição, dê destaque ao que você quer mostrar. A ideia é evitar que o motivo brigue com algum elemento “intruso”. Lembre-se: se a foto não for suficientemente atrativa, sumirá no feed sem conseguir engajamento algum.
2. Edite suas imagens
Mesmo que surja uma cena espetacular e você consiga capturá-la com os devidos predicados técnicos (boa iluminação, nitidez, enquadramento), é bem provável que ainda seja necessário editar.
Isso significa aplicar alguns dos recursos que o próprio Instagram oferece — os famosos filtros. Essa operação é realmente muito simples: com poucos cliques, nós podemos ajustar o brilho, a saturação, a tonalidade e por aí vai. Assim, a imagem ganha maior destaque.
Claro que, como tudo na vida, não se deve exagerar: a foto não pode perder a sua conexão com a realidade. Ou seja, não use efeitos que deixem em dúvida se o que vemos é uma foto ou uma ilustração.
Por outro lado, é interessante criar um padrão visual. Considere aplicar sempre o mesmo tipo de filtro ou moldura para que suas imagens sejam mais facilmente reconhecidas e obtenham maior engajamento. Para isso, talvez seja mais eficiente baixar um editor de imagens. O VSCO é uma boa pedida.
3. Mantenha a regularidade
Para uma pessoa que quer um lugar ao sol nas redes sociais, é crucial que ela se mantenha ativa. Postar uma imagem hoje, outra daqui a uma semana, não vai fazer com que seu perfil decole.
Por isso, fixe uma rotina de trabalho. Recolha estatísticas de desempenho e verifique quais são os horários mais apropriados para realizar as postagens (dá para fazer tudo isso usando aplicativos como o Iconosquare).
Importante: não canse a audiência com posts demais. O ideal é fazer uma ou duas postagens por dia. E não espere que as pessoas descubram por si sós o seu perfil. Interaja com outros usuários: curta as publicações, comente e comece a seguir essas pessoas. É provável que façam o mesmo por você.
Outra boa estratégia para ampliar o alcance da sua página é conectá-la com as demais mídias sociais, como o Facebook e o Twitter. Dessa forma, seu conteúdo também será visto nessas redes.
4. Organize o seu feed
Essa dica vai ao encontro daquela ideia de padronização mencionada na segunda dica: como o velho Insta apela ao visual, quanto mais harmônico for o seu perfil, melhor.
Assim, faça com que as imagens e os demais conteúdos dialoguem entre si. Quando apresentam linearidade narrativa, unidade cromática e um design que permite a pronta identificação da página, esta fica mais agradável ao olhar.
Além do já citado uso de filtros, você pode melhorar a estética do seu perfil recorrendo a alguns apps. Por exemplo, o Unum (disponível apenas para iPhone), que ajuda a visualizar como as imagens ficarão antes de postá-las.
O mesmo faz o Preview, com versão também para Android e funcionalidades extras como filtros, estatísticas e pesquisa de hashtags. O porém é que alguns recursos só podem ser usados na versão premium (paga).
5. Use hashtags
As palavrinhas precedidas pelo jogo da velha são uma marca registrada do Instagram e servem para que você ligue suas postagens com conteúdos afins e, assim, aumente o alcance das publicações. Portanto, faça bom uso delas!
Escolha aquelas que melhor descrevam seus posts. Evite hashtags muito genéricas ou excessivamente populares, que levem suas fotos a concorrer com milhares de outras. Também não é muito produtivo encher o post de hashtags. Até três está de bom tamanho.
Falando em palavras, é bom caprichar nas legendas. Ofereça descrições que complementem o sentido das fotos de maneira leve e instigante, a fim de garantir interesse extra ao conteúdo. Apenas se atenha ao limite de 157 caracteres — o máximo é 2200, mas bem antes disso a plataforma corta o texto e o substitui por um “[…mais]”.
Ainda no campo das letras, procure deixar sua bio condizente com sua personalidade e seus objetivos. Não há muito espaço, então, seja breve. Ah! Defina-o como público, para que mais gente tenha acesso ao perfil.
Quem já está bombando
Com 50 milhões de brasileiros navegando diariamente em sua plataforma, o Instagram virou um poderoso canal de comunicação para empresas e pessoas dos mais diferentes segmentos.
Tanto anônimos quanto famosos viram no canal uma maneira eficiente de aumentar os rendimentos. Eles conquistaram milhões de seguidores e chegaram à condição de “digital influencers” (figuras populares dentro das redes sociais).
Whindersson Nunes, um dos youtubers mais famosos do Brasil, tem 24,9 milhões de seguidores no Instagram. Seu perfil é tão badalado quanto o de Anitta (31 milhões) e o de Ivete Sangalo (23,8 milhões), para citar duas personalidades da música. Com 103,3 milhões de fãs, Neymar está no topo da lista.
Chegar a esses números não é fácil, mas você pode alcançar seus objetivos (ainda que mais modestos) se mantiver a relevância do conteúdo. Seja para divulgar produtos ou serviços, seja apenas para se conectar aos amigos, a chave para conseguir engajamento é publicar material de qualidade.
Agora que você já sabe como bombar no Instagram, mãos à obra. Mas antes, que tal compartilhar este post nas redes sociais e começar, desde já, a movimentar o seu feed?