O que são fotos Tumblr? Descubra e aprenda tirar as suas!

Você já viu várias fotos Tumblr espalhadas pela internet, mesmo que não saiba o que são. Talvez até tenha identificado o estilo sem saber que tinha um nome. Pode ser que você tenha um álbum delas nas suas redes sem nunca ter ouvido falar.

Como é fácil imaginar, esse estilo de foto se popularizou na rede social que o nomeia. Apesar de ser muito comum no site, a estética não se limita a ele, tendo alcançado seu ápice e se transportado para outros espaços, como Instagram e Pinterest.

A estética é encontrada até mesmo em ensaios de moda e álbuns pré-wedding. Para não ficar por fora desse estilo que domina a web, confira neste post o que são e como tirar suas próprias fotos Tumblr!

O que é o Tumblr?

O Tumblr é uma das muitas redes sociais que permeiam nossas vidas. Está por aí desde 2007, mas atingiu o ápice de popularidade no início da década de 2010. É uma plataforma de microblogging multimídia, ou seja, permite postar imagens, vídeos e textos de maneira simplificada.

Um dos principais atrativos da rede é a possibilidade de “reblogar” o post de outra pessoa de forma fácil, podendo, ainda, adicionar um comentário. Mas ao contrário do Twitter, é possível escrever textos longos e, diferentemente do Pinterest, dá para postar outros tipos de mídia além das fotos.

Com isso, o Tumblr se popularizou entre as pessoas que aproveitam ambas as qualidades. Blogs sobre maquiagem, decoração e cotidiano fizeram a plataforma chegar a uma das maiores empresas de Nova York.

Esse ambiente foi, aos poucos, gerando um estilo de vida e estética próprios que se traduziam nas imagens colocadas no site — que hoje chamamos de fotos Tumblr.

Mas o que são fotos Tumblr?

Já vimos como elas surgiram, mas o que faz uma foto ser considerada Tumblr? Essa pergunta é um pouco mais complicada, pois existem variações para paisagens, bebês, casamentos, entre outras. Porém, podemos tentar resumir como um minimalismo cool.

Em questões técnicas, essas imagens focam em detalhes e têm uma composição simples, trabalhada em tons neutros ou pastel. Com a popularização das ferramentas de edição de imagens, fotos em preto e branco e dessaturadas se tornaram populares.

Outra parte importante desse estilo é que ele pretende capturar momentos, não apenas imagens. Em retratos, é importante a aparente espontaneidade, como se o clique tivesse, quase que por acaso, capturado o sorriso.

Esse estilo foi crescendo dentro do próprio Tumblr e se tornou referência visual para várias coisas, de cabelos e roupas à decoração. Com isso, ao usar as referências do site, os usuários passaram a reproduzir o estilo fora dele, o que gerou um efeito dominó.

E como tirar essas fotos?

Mesmo que você não tenha um Tumblr, já sabe que esse estilo está presente em outras redes sociais. Então, por que não experimentar? Trouxemos algumas dicas para você arrasar quando for tentar criar o seu próximo álbum. Lembre-se, também, que a técnica pede originalidade e espontaneidade.

Cenário

Para um retrato, o cenário ideal é aquele com poucos elementos. Uma rua sem carros, a areia da praia e até uma parede branca servem como bons fundos. O foco aqui é você, então, menos é mais.

Outra opção é usar o cenário para transparecer um pouco da sua personalidade. Use detalhes como uma xícara de café, flores ou livros na construção da imagem. Pode ser até uma foto apenas com o cenário e objetos, se ainda assim refletir os seus gostos.

Iluminação

As fotos Tumblr muitas vezes usam condições não favoráveis de iluminação como parte do estilo. Dias nublados (em que as cores saem mais apagadas) são muito frequentes, já que a pouca saturação passa a ser um elemento estético.

Reflexos também são muito usados porque tornam a foto diferente e mostram ângulos interessantes. O reflexo nos óculos espelhados é um dos elementos mais comuns, tanto que qualquer procura por “fotos Tumblr” no Google vai apresentar algumas dessas imagens na primeira página.

Roupas e maquiagem

Mais que uma maneira de fotografar, as fotos Tumblr também são uma marca estética — o que inclui as roupas e maquiagem que você usa. Vale apostar em vestimentas básicas, de preferência em tons pouco chamativos, como preto, branco, cinza ou pastel. A maquiagem também é parte do look, mas não precisa ser muito forte. Deve apenas ajudar a deixar a pele impecável e marcar bem a boca e os olhos.

Poses

A palavra aqui é espontaneidade. A ideia de uma pose, nesse caso, é parecer que a foto foi tirada por acaso. Sorrir ou manter um olhar sério não é tão importante, desde que você não olhe diretamente para a câmera — deve posar como se ela não estivesse ali. Coloque as mãos em posições inusitadas e divertidas, principalmente se a foto pegar dos ombros para cima.

Edição

O uso de ferramentas para edição também é bastante difundido por quem tem essa estética. A escolha do filtro perfeito pode fazer uma foto sem graça ficar mais interessante. Os filtros que deixam as imagens com cores menos saturadas ou com um visual mais natural são muito usados. Opções em preto e branco também funcionam bem.

Referências

Caso ainda esteja em dúvida de como fazer, procure referências. Há vários lugares que postam esse tipo de foto diariamente. Procure um modelo que tenha a ver com o seu estilo. Iniciar sua jornada com inspirações em outras pessoas não é nenhum problema. Com isso, você vai se sentindo mais confortável para descobrir o seu próprio estilo!

Postagem

Como falamos desde o início do texto, as fotos Tumblr não são mais aquelas colocadas apenas na plataforma. Também são muito usadas no Instagram, Pinterest e até mesmo no Facebook. Portanto, aproveite para divulgar seus modelos em diversas redes.

Agora que você já conhece o estilo de fotos Tumblr e tem dicas para começar a colocá-lo em prática, pode criar um álbum temático ou, quem sabe, uma nova conta no site para colocar suas imagens!

Fotos Tumblr também são muito usadas em álbuns de grávidas e bebês. Confira nossas dicas para tirar fotos com a família e criar registros perfeitos!