Saiba como editar fotos com o Lightroom agora mesmo!

O Adobe Lightroom é uma solução avançada para edição de fotos, muito usada por profissionais. Porém, existe também a versão mobile, que permite acesso a muitas das funções básicas do software no seu celular. Mesmo sendo uma ferramenta complexa, não se assuste. Aqui você vai aprender o básico de como editar fotos com o Lightroom mobile e aproveitar ao máximo o que ele pode oferecer.

O aplicativo tem uma versão gratuita e uma versão premium. A versão gratuita conta com a maioria das funções de edição disponíveis para celular e a versão premium adiciona outras ferramentas, como armazenamento em nuvem e ajustes seletivos. Neste artigo vamos falar de algumas das opções disponíveis para a versão gratuita. Boa leitura!

Primeiros passos e como importar imagens

Ao abrir seu aplicativo, ele pedirá que você faça o login em sua conta da Adobe. Caso não queira criar uma própria, é possível utilizar o Facebook ou Google para entrar. Assim que fizer isso, você estará no menu principal do programa e terá acesso às fotos para edição.

Caso seja a primeira vez abrindo o programa, provavelmente não haverá nenhuma foto ou álbum disponível para edição. Clique no botão ao lado do símbolo da máquina, e escolha, dentre as fotos da biblioteca do celular, quais você pretende editar. Também há a opção de tirar uma nova foto com o programa, utilizando o botão da câmera.

Aprenda a cortar, girar e espelhar

Cortar

Com a foto carregada no programa, é só clicar para começar a edição. Vamos iniciar com as opções de corte da imagem. Muito úteis quando você percebe que, naquela foto bonita da viagem da família, tem uma pessoa bocejando no canto. Em vez de estragar a imagem, você pode simplesmente cortar o sonolento.

Clique no botão “Cortar” na parte inferior da tela para abrir as opções. Na nova tela, haverá uma barra inferior em que elas aparecerão. A primeira opção representa a proporção entre altura e largura da foto. O padrão seleciona a proporção original, mas, ao clicar, é possível escolher entre as opções mais usadas.

Ao lado há um cadeado que controla se essas proporções se manterão ou não enquanto o corte é realizado. A opção de deixá-las bloqueadas é a mais recomendada para imprimir a foto, pois a maioria dos porta-retratos utiliza uma das proporções padrão que você encontra no primeiro botão. A opção livre é útil para aproveitar o máximo da foto, mesmo que isso signifique que ela não fique com uma das medidas mais usadas.

Girar

Para girar a foto, nessa mesma tela há uma linha branca curva abaixo da imagem. Apenas pressione e arraste essa linha para a posição que você desejar. O botão “corrigir” ajusta a foto de maneira automática para que ela fique alinhada verticalmente. Ele não funciona apenas quando você girar a imagem: também é muito útil para concertar aquela foto na praia com os amigos na qual o horizonte saiu torto.

Espelhar

Ainda nessa barra de opções, há a possibilidade de girar a foto 90 graus para a direita ou esquerda e espelhá-la tanto horizontal quanto verticalmente. Essa função é muito útil para ler textos em imagens que ficaram invertidas, por exemplo.

Caso você tenha feito algum erro, existe a opção de desfazer. É a seta curva apontando para esquerda no canto superior. Ao clicar, desfaz-se a última ação feita. Após isso, aparecerá a opção de refazer o que você desfez, na forma de uma seta apontando para a direita, abaixo da outra. Quando estiver satisfeito com o corte, é só clicar no botão de confirmar no canto superior direito que você retornará para o menu de edição.

Como editar fotos no Lightroom usando os perfis, efeitos e predefinições

Os perfis do Lightroom funcionam controlando como as cores e tonalidades aparecem na foto. Ao clicar, você será direcionado para outro menu, contendo as várias opções de perfis em uma barra deslizante abaixo. Eles servem como a base para a edição da foto, já que não afetam os valores que podem ser ajustados manualmente, como a cor, a luz e os diversos efeitos.

Os perfis são agrupados em Básico (Cor e Monocromático), Antigo, Artístico, Moderno e P&B, além de uma seleção dos seus favoritos. Os dois básicos definem apenas se a foto será em cores ou preto e branco. Os outros têm efeitos mais diversos, sendo que o P&B também são perfis em preto e branco, mas são mais variados, destacando certas cores ou outras. Como você pode testar cada um antes de aplicar na foto, experimente até achar um que combine!

No menu de efeitos, há uma série de botões deslizantes que servem para controlar o quanto de cada um deles será aplicado na foto. É nesse menu que estão as opções para aumentar ou diminuir a claridade, desembaçar a imagem ou adicionar um efeito de vinheta, entre outros. Para utilizar cada um, basta deslizar a bolinha do controle que a foto vai se modificar automaticamente.

Utilizando os efeitos é possível fazer com que uma foto muito escura fique mais visível, ou adicionar uma vinheta bacana nas bordas para finalizar. Em conjunção com os perfis, há como simular fotos antigas ou adicionar uma atmosfera diferente na imagem.

É possível também aplicar configurações pré-definidas à foto, de modo seja preciso escolher cada item separadamente. Elas estão agrupadas em Cor, Criativa, P&B, Curva, Granulado, Nitidez e Vinheta, e funcionam como os filtros do Instagram — você escolhe um da lista e ele é aplicado imediatamente à foto.

Também é possível criar predefinições personalizadas, usando perfis e efeitos de sua escolha. Assim, se você achar uma combinação que agrada, não precisa decorar o nome para usar nas outras fotos daquele fotolivro do bebê que você está montando.

Salvando as fotos editadas

Após todo esse trabalho, é possível salvar a foto pronta, caso queira. Há duas opções: salvar cada uma individualmente ou um conjunto. Nos dois casos é bem simples.

Para salvar individualmente, no menu de edição, você clica no ícone dos três pontinhos no canto superior direito e escolhe a opção salvar no dispositivo. Aqui você opta se quer limitar a qualidade da foto ou deixar ela com a melhor qualidade possível. Para impressão, escolha a opção de melhor qualidade. Pressione Ok e a foto será salva!

Para salvar mais de uma ao mesmo tempo, você entra no menu de exibição em grade e mantenha pressionada a primeira foto a ser salva até ela ficar com uma borda azul, indicando que ela foi selecionada. Após esse passo, clique nas outras fotos e depois nos três pontinhos. A partir daí as etapas são as mesmas para salvar uma foto individual.

O aplicativo tem também opções mais avançadas, como ajustar manualmente a cor e a claridade das fotos, e até mesmo opções para melhor aproveitar as lentes para a câmera do celular. Entretanto, com essas dicas de como editar fotos com o Lightroom, você já terá imagens maravilhosas.

Agora que já aprendeu como melhorar suas fotos, compartilhe este post em suas redes sociais para que todos os seus amigos possam aproveitar também!