Entenda os benefícios da revelação de fotos online e veja como garantir a qualidade

A era digital nos permite tirar fotos de todos os momentos e os dispositivos possuem cada vez mais capacidade de armazenar dados. Entretanto, muitos preferem eternizar os momentos por meio de imagens impressas. E é aí que a revelação de fotos online pode ser uma grande aliada.

Seja para montar um álbum, fazer um mural na parede ou colocar um porta-retratos na mesa do trabalho, solicitar esse tipo de serviço sem precisar sair de casa pode ser de grande ajuda. Principalmente se você tem um dia a dia corrido e quer um serviço de qualidade.

Por isso, preparamos este post para sanar todas as suas dúvidas e fazer você perder de vez o medo de imprimir suas fotos online. Boa leitura!

Quais os benefícios da revelação de fotos online?

Nem todas as cidades oferecem esse tipo de serviço em lojas físicas. Além da possibilidade de ter seus retratos impressos em qualquer lugar do Brasil, confira alguns outros benefícios de procurar por uma empresa digital de impressão de fotos:

Facilidade

Enviar e receber suas imagens é muito fácil! Primeiro, você se cadastra e escolhe o produto ou a quantidade de retratos que quer imprimir e o tamanho. Depois, é só importar as fotos escolhidas diretamente das redes sociais ou do seu computador.

Quando ficarem prontas, as fotos são enviadas para o seu endereço e chegam no conforto do seu lar sem você precisar sair de casa. Mais fácil impossível!

Qualidade

Em geral, as empresas online prestam um serviço completamente satisfatório. Para isso, as imagens precisam ser impressas em um papel de boa qualidade e a embalagem de entrega precisa estar protegida do calor, da luz e da umidade.

É interessante ficar atento, pois existem empresas que oferecem as primeiras impressões gratuitamente. Dessa forma, você pode revelar algumas fotos e comparar a qualidade delas.

Preço

As lojas físicas possuem a vantagem da revelação ser feita em até algumas horas. Porém, houve uma diminuição na procura por estabelecimentos que realizassem esse tipo de serviço — o que acabou tornando seus serviços mais caros.

Apesar do frete, a revelação online tende a valer mais a pena. Além disso, o frete pode ser grátis, dependendo do serviço ou da quantidade de fotos impressas. Outra vantagem é que quanto maior o número de fotografias, maior o desconto na impressão.

Por isso, uma boa dica é juntar o maior número de fotos possíveis antes de mandar imprimir. Você pode conversar com parentes e amigos que também procuram pelo serviço e dividir o valor depois.

Variedade

Além de revelar suas fotos individualmente ou em mosaicos, muitos sites oferecem a possibilidade de personalizar alguns produtos com elas. Veja algumas opções de “fotoprodutos” que podem ser encontrados:

  • ■ canecas;
  • ■ ímãs de geladeira;
  • ■ cartões;
  • convites diversos;
  • ■ agendas;
  • ■ cadernos;
  • ■ camisetas;
  • ■ calendários.

Esses objetos são originais, úteis e ótimos para enfeitar a casa ou presentear pessoas especiais.

Existem dicas para conseguir fotos de boa qualidade?

Claro que sim! Se você quer eternizar seus momentos em alta qualidade, não deixe de conferir estas dicas antes de fazer a revelação de fotos online:

Tamanho

O tamanho máximo que uma fotografia pode ser impressa em boa qualidade tem a ver com a quantidade de pixels da imagem. Ou seja, o número de pontos que a compõem. Se uma foto tem 5 megapixels, por exemplo, significa que ela possui, em média, 5 milhões de pontos.

Para calcular esse tamanho máximo de impressão, faça uma conta simples: divida a altura e a largura (em pixels) da imagem por 300. Assim, você terá um valor em polegadas que poderá ser convertido para centímetros. Respeitando esse valor, os pontos da foto não serão notados.

Formato do arquivo

O formato, ou tipo, de arquivo mais comum é o JPEG. As vantagens dos arquivos com esse formato são várias:

  1. ■ podem ser abertos em qualquer programa ou dispositivo;
  2. ■ a compressão é econômica, o que origina arquivos  mais compactos;
  3. ■ são fáceis de armazenar, de carregar na web e de enviar por e-mail;
  4. ■ suas imagens mantêm uma boa qualidade.

Ainda assim, o JPEG abaixa levemente a qualidade das imagens. Portanto, como algumas câmeras permitem a escolha de outros tipos de arquivos, procure optar pelo TIFF ou RAW.

Qualidade da câmera

Você sabia que nem sempre uma grande quantidade de megapixels significa fotos de boa qualidade? Para captar uma imagem, a câmera absorve a luz através de suas lentes e a registra pelo sensor. Em geral, mais luz significa melhores imagens.

Entretanto, quanto mais megapixels o sensor possui, maior ele precisa ser. Se isso não ocorrer, o sensor não é capaz de captar muita luz em cada pixel. Portanto, esse também é um fator que deve ser levado em conta na hora de escolher seu dispositivo — seja ele uma câmera ou um smartphone.

Mais um fator para ficar atento: a capacidade de processamento do dispositivo. Quanto mais potente, mais nítidas e limpas serão as suas fotos.

Outra dica é sempre selecionar a melhor qualidade de fotografia no seu aparelho. Conheça suas configurações, veja as possibilidades de ajustes que ele apresenta e, com pouco conhecimento, você conseguirá tirar fotografias incríveis.

Por fim, não deixe muitas fotos armazenadas no cartão de memória, pois, quanto menos espaço disponível, mais elas tendem a reduzir de tamanho.

Como escolher uma empresa de confiança?

Não adianta caprichar na hora de tirar a foto, selecionar as melhores imagens, colocar um efeito legal e escolher um álbum bacana se a empresa onde você vai realizar a revelação de fotos online não for de confiança.

Os problemas mais comuns são imagens distorcidas, cores muito claras, papel de má qualidade e problemas na entrega. Por isso, é muito importante contar com uma empresa que tenha credibilidade no mercado.

Existem algumas páginas na internet que apresentam um ranking com os melhores sites de revelação de fotos online. Geralmente, são avaliados tópicos como qualidade, preço e tempo de entrega dos produtos oferecidos. Dessa forma, você pode consultá-las sempre que precisar desse serviço.

Esperamos que, após todas essas dicas, você esteja pronto para tirar fotografias incríveis! Portanto, não deixe de buscar uma empresa que ofereça serviços inovadores, com usabilidade e preços acessíveis.