9 ótimas dicas de poses para fotos que farão você arrasar

Muito provavelmente, você já passou por essa situação: querer tirar fotos arrasadoras, mas não saber quais poses fazer. É que, para ter bons registros, não basta olhar para a câmera e sorrir — muitas vezes, o sorriso é desnecessário.

Além disso, em um ensaio fotográfico, alguns detalhes valorizam a imagem. Eles começam desde a preparação para as fotos e incluem a escolha das roupas, da maquiagem, do local e a criatividade nas poses e nos ângulos.

Então, com o objetivo de ajudar você, daremos algumas orientações, além de 9 dicas de poses para fotos, para que elas sejam um sucesso! Vamos lá!

Por trás da câmera

Em um ensaio fotográfico, detalhes que parecem irrelevantes podem fazer uma boa diferença no resultado final. Por isso, a preparação para as fotos é muito importante! É nesse momento que você vai escolher as roupas e a maquiagem. Ainda, juntamente ao fotógrafo, você decidirá o local, as poses e os ângulos ideais.

Roupas

Primeiramente, escolha a quantidade de looks que você vai usar. Antes disso, consulte o fotógrafo para saber quantas trocas ele permite que sejam feitas. Depois, decida quais serão elas.

Se as fotos forem externas, prefira roupas mais básicas. Afinal, pode soar estranho que uma pessoa seja fotografada em um parque, por exemplo, usando roupas chiquérrimas, concorda? Também por esse motivo, evite saltos altos!

Por outro lado, se as fotos forem em estúdio ou em outro local fechado, você terá um pouco mais de liberdade para escolher o look. Podem ser peças coloridas ou até uma lingerie. Tudo vai depender do estilo de ensaio que você vai fazer.

Maquiagem

Aqui, a dica sobre o ambiente também vale. Se o ensaio for feito em local aberto, aposte em uma make básica, sem exageros. Apenas suavize a pele. O batom pode ser de tons mais claros.

Mas, caso as fotografias sejam feitas em lugares fechados, com iluminação artificial, você pode abusar da maquiagem. Isso pode valorizar suas fotos, já que, em ambientes fechados e com fundos mais neutros, o seu rosto ficará em destaque.

Local

O local onde as fotos serão feitas é muito importante. É ele que vai compor a imagem. Portanto, converse com a pessoa que vai fotografar você e escolham em conjunto um lugar que valorize a foto.

Evite ambientes escuros e prefira iluminação natural. Assim, o registro ficará com boa qualidade e não precisará de muitas edições. Veja se não há imperfeições visuais, como lixeiras, placas ou uma tomada na parede. Pode parecer bobagem, mas esses objetos tiram a harmonia da fotografia.

Na frente das lentes

Quando chega o momento dos cliques, é hora de pensar nas poses. Escolha aquelas que mais favoreçam o seu corpo e o seu rosto e, principalmente, que deem um ar mais natural possível aos registros. Seja criativo!

Outro aspecto a se pensar é o ângulo, pois a escolha do enquadramento e da posição correta pode transformar completamente uma foto! Então, vamos a algumas dicas sobre esses dois fatores tão relevantes.

Poses

1. Corpo inclinado para o lado

Se você for tirar fotos em pé e de frente para a câmera, não deixe as pernas totalmente esticadas. Flexione um pouco uma delas, para dar leveza ao corpo. Ainda, incline um pouco o tronco para um dos lados. Coloque uma das mãos na cintura e deixe o outro braço esticado sobre as pernas.

2. Mãos no ombro

Para fotografias de pé ou sentado, você pode apoiar levemente uma das mãos no ombro, cruzando o braço na frente do peito. O rosto pode ficar um pouco virado para o lado, com os olhos voltados para o horizonte, ou de frente para a câmera, com aquele olhar fatal.

3. No chão, com as pernas dobradas

Ao tirar fotos sentado no chão, de frente para as lentes, prefira manter as pernas dobradas para trás, pois, se elas ficarem esticadas, pode parecer que você não está à vontade. Além disso, essa posição proporciona mais harmonia ao conjunto da imagem.

4. Sentado com as mãos apoiadas no joelho

Essa dica também vale para fotos em que você estiver sentado. Porém, é válida para qualquer lugar, no chão, em bancos maiores ou na beirada da piscina, por exemplo. Sente-se de perfil para a câmera. Apoie um dos braços esticado no chão. O outro ficará levemente dobrado e apoiado sobre um dos joelhos, que também ficará flexionado. Mantenha a outra perna esticada e vire o rosto de frente para a câmera.

5. Pernas levemente cruzadas

Ainda sentado, você pode cruzar as pernas delicadamente, deixando-as um pouco levantadas. Essa é uma ótima pose para uma foto na cama, por exemplo, pois dá um ar de leveza, como se você tivesse acabado de acordar.

6. Deitado sobre um dos braços

Por falar em cama, uma ótima ideia de pose para fazer em cima dela é esticar um dos braços e apoiar a cabeça delicadamente sobre ele. Deixe as pernas flexionadas, para dar harmonia à foto. Você pode olhar diretamente para a lente ou virar o rosto para o lado.

7. Mão atrás da cabeça

Se você não sabe o que fazer com as mãos ao tirar fotos, que tal apoiar uma delas atrás da cabeça, com os braços para cima? Porém, cuidado para não ficar com o cotovelo voltado diretamente para as lentes, pois isso pode tirar a harmonia da foto!

8. Uma mão no pescoço e a outra apoiada no cotovelo

Caso prefira manter o braço abaixado, você pode colocar uma das mãos na parte de trás do pescoço e levar a outra até o cotovelo contrário. Você pode fazer isso apoiando o braço que vai sustentar a mão em uma árvore, se estiver de pé, ou no joelho, se sentado no chão.

9. Mãos na cintura

Ao tirar fotografias em pé, para não deixar os braços rígidos para baixo, apoie as mãos na cintura. Mas, cuidado ao fazer isso! Não aperte a barriga e deixe os dedos relaxados. Para não ficar com um ar muito sério, levante um pouco o queixo e dê um leve sorriso com os lábios.

Ângulo

Ao escolher o ângulo, evite fotos tiradas de baixo para cima, se quiser afinar a silhueta. Essa posição pode ter o efeito contrário! Ainda, prefira fotografias em uma distância razoável, já que, se próximas demais, algumas partes do seu rosto ou do corpo podem ficar distorcidas, e, caso sejam feitas muito de longe, a qualidade da imagem pode ficar ruim.

Além disso, peça para o fotógrafo buscar diferentes referenciais para fotografar. Vale tentar fotos no nível da superfície ou aéreas, se você estiver deitado no chão. Também é possível buscar ângulos mais artísticos, com você de costas e o rosto levemente virado para o lado, contra a luz, por exemplo.

Se até então faltava criatividade para fotografar, agora não falta mais! São muitas opções de posição para os braços, pernas e cabeça para você sair da mesmice e fazer cliques maravilhosos.

Basta seguir as orientações do fotógrafo, colocar em prática essas dicas de poses para fotos e relaxar! Lembre-se: as melhores fotografias são aquelas com ar natural, sem forçar movimentos ou situações!

Gostou dessas dicas e quer ficar por dentro do mundo da fotografia? Curta a nossa página do Facebook!