4 dicas para aproveitar com seguranças as ofertas da Black Friday

A Black Friday é uma época muito esperada pelos consumidores que querem aproveitar os bons preços para fazer compras. Porém, é preciso ficar atento à alguns detalhes para não cair em golpes e aproveitar todas as ofertas Black Friday.

Com o sucesso da ocasião, muitos lojistas e golpistas aproveitam a predisposição das pessoas a realizar compras — especialmente online — para preparar armadilhas contra os consumidores.

Muitos golpes se espalham pelas redes sociais nessa época e a maioria utiliza o chamado phishing — uma forma desonesta de enganar e revelar informações pessoais, como CPF, senhas de cartão de crédito e número de contas bancárias.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você aproveitar as ofertas da Black Friday com mais segurança. Boa leitura!

Como surgiu a Black Friday?

A Black Friday surgiu na década de 1980 nos Estados Unidos. Ela é tradicionalmente realizada às sextas-feiras, logo após o feriado de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Desde então, é comum que os clientes fiquem praticamente acampados em frente às lojas de departamento. Imensas filas são formadas com pessoas em busca de descontos que podem chegar a 90% em diversos itens, principalmente em produtos eletroeletrônicos, como smartphones.

Posteriormente, o dia se transformou em uma das maiores datas do comércio dos Estados Unidos, capaz de antecipar as compras de Natal. Com o avanço da internet e das lojas virtuais, nos anos 1990, as ofertas Black Friday chegaram também aos e-commerces mundiais.

O mercado nacional visualizou o potencial para aumentar os lucros e, no Brasil, a data oficial se manteve — sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Alguns comerciantes estendam as ofertas para o final de semana inteiro ou escolhem dias próprios.

A primeira Black Friday brasileira aconteceu em 2010 e teve a participação de 50 lojas virtuais. A ocasião gerou a movimentação de R$ 3 milhões em compras. O êxito maior aconteceu na região sudeste e a data caiu no gosto do brasileiro.

Os produtos eletroeletrônicos costumam ser os mais procurados nessa época. Entretanto, é possível encontrar promoções de todos os tipos, como descontos variados em viagens, restaurantes, cinema e teatro.

Infelizmente, o sucesso da Black Friday passou a atrair também os olhares dos golpistas, especialmente os virtuais. O número de tentativas de fraudes em todo o Brasil costuma aumentar nessa época do ano. Por isso, muita atenção!

Quais são os principais golpes praticados nessa época?

Os principais problemas enfrentados pelos consumidores durante a Black Friday ocorre nas compras em lojas virtuais. Porém, é importante estar atento também às compras feitas em lojas físicas.

Preços exorbitantes

Você já deve ter ouvido falar que durante a Black Friday os produtos custam “a metade do dobro”. Isso acontece porque muitos lojistas aumentam o valor das mercadorias para, posteriormente, oferecer um desconto que deixe o preço equivalente ao praticado anteriormente.

Clonagem de cartões

Esse ponto vale, principalmente, para as compras feitas pela internet. Os hackers aproveitam a data para enviar promoções por e-mail e roubar dados dos consumidores e fazer clonagem de cartões.

Se a página for a cópia de alguma loja já existente, até dados simples, como login e senha, são suficientes para o golpe. Com essas informações, é possível invadir o site verdadeiro e ter acesso aos dados pessoais já cadastrados.

Lojas e itens fantasmas

Lojas fantasmas são criadas durante a Black Friday para golpes como os que acabamos de citar. Os itens fantasmas são usados por estabelecimentos reais que visam atrair o consumidor.

Porém, eles podem estar em falta no estoque e sumir do carrinho na hora de fechar a compra. A pessoa acaba, então, comprando outro produto equivalente, mesmo que o desconto não seja tão atrativo.

Fretes abusivos

O frete também costuma aumentar muito nessa época. Isso acontece para que o lojista receba parte do valor da compra de volta. Por isso, além de observar o preço do item, confira também o valor de entrega para a sua cidade.

Como evitar problemas e aproveitar as ofertas Black Friday?

Em geral, é possível encontrar boas ofertas na Black Friday e comprar os produtos que você deseja por um preço interessante. Para evitar cair nos golpes que já citamos, basta seguir as seguintes dicas:

1. Confira o Reclame Aqui

Para evitar surpresas desagradáveis, confira a reputação da loja antes de fazer uma compra online. Evite comprar em locais desconhecidos, leia os comentários dos outros consumidores e avalie qual foi a experiência deles, especialmente nessa data.

O site Reclame Aqui, por exemplo, oferece uma plataforma para que os consumidores denunciem problemas durante a Black Friday. Por isso, vale a pena consultá-lo.

2. Observe a formatação e a construção do site

Sites falsos são bem construídos, mas ainda existem detalhes que denunciam a possível fraude. O primeiro passo é observar a legitimidade da URL. Links não confiáveis costumam ter uma série de caracteres desconhecidos ou não terminar em “.br”. Veja, também, se a página apresenta certificado digital e conexão segura.

3. Realize pesquisas de preços

É interessante realizar uma pesquisa de preço logo antes da Black Friday — por volta de agosto ou setembro. Procure em diversas lojas e anote as variações de preço em uma tabela para não esquecer. Assim, é mais fácil encontrar as verdadeiras promoções e analisar se os valores valem a pena.

4. Consulte os Direitos do Consumidor

As promoções não anulam os direitos do consumidor. Porém, algumas lojas podem alterar suas políticas de troca durante essa época. Por isso, é fundamental saber como o estabelecimento trabalha nesse caso.

Em geral, produtos que apresentam defeitos e problemas não resolvidos pelo vendedor podem ser trocados ou ter seus valores ressarcidos. Compras feitas pela internet podem ser canceladas em até 7 dias a partir da data do recebimento. Se você tiver algum problema, tente negociar com o vendedor. Se não resolver, procure o Procon da sua cidade.

As ofertas Black Friday podem ser muito bem aproveitadas, desde que se tenha alguns cuidados básicos. Por isso, não deixe de ter atenção e pesquisar muito antes de fazer as suas compras. Assim, você aproveita os melhores descontos e consegue adquirir seus produtos por um bom preço!

E você, já passou por alguma situação complicada durante a Black Friday? Então compartilhe com a gente e deixe a sua história nos comentários!