Como otimizar o espaço de brincadeira do seu filho

A importância da brincadeira para uma criança é comprovada cientificamente e ajuda no desenvolvimento infantil.

Desde brincar de pirata, casinha, professora ou pegar uma boneca , todo tipo de brincadeira é capaz de incentivar o lúdico ou, simplesmente, refletir a realidade por ela, vivenciada.

Mesmo que as tecnologias invadam o espaço de brincadeira, a criação de novas formas de se relacionar, distanciando-as de computadores e celulares, contribuem para a evolução da criança.

As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade”.

Lev Vigotski (Psicólogo e Neurocientista Educacional)

Ou seja, todas as ações praticadas por elas, seja brincando ou tendo vivência, serão refletidas no futuro como diferenciação do real e imaginário, assim como os princípios morais.

Sendo assim, desde a infância os espaços de brincadeira devem ser otimizados, a fim de reunir e proporcionar as melhores experiências. Para otimizar a vivência em um ambiente recreativo, separamos algumas dicas e observações a serem aplicadas. Principalmente se você tem filhos pequenos ou conhece alguém que acabou de se tornar pai/mãe.

1- Reserve um espaço para as brincadeiras da criança

É nesse local que eles se sentem donos do espaço e se sentem seguros para utilizar tudo que tem para brincar. Ainda que este espaço seja uma parte pequena no quarto, ou em outro cômodo da casa. É importante deixar claro para a criança como é interessante estar lá e aproveitar.

2- Coloque uma lousa à vista da criança

Expressar ideias, desenhos e brinquedos em uma lousa, ajuda a criança a “materializar” o que só estava no imaginário, deixando-a segura. Caso não tenha uma lousa, coloque papéis a disposição deles.

3- Deixe-os criar

Não precisa comprar brinquedos super caros! Recolha materiais que seriam jogados no lixo e incentive-os a criar novos brinquedos (exemplo: tampinhas de suco, rolo de papel higiênico, entre outros …). Colocamos diversas ideias de brinquedos com materiais recicláveis. Confira e crie junto com seu filho.

4- Deixe claro a importância da organização

A brincadeira das crianças não consiste em juntar várias bonecas, carrinhos e massinha de modelar. Organizar e guardá-los após o uso colabora com o entendimento de que as atividades podem ser feitas, mas que, após este período, a colocação de tudo em seus devidos lugares é importante.

De certo que nem todas as dicas conseguirão ser colocadas em prática, pois cada realidade é diferente e cada família também. No entanto, as aplicações criam harmonia e otimização do tempo da criança e dos pais.