Exercite a caligrafia com o seu filho. Baixe o material

A caligrafia é mecanismo fundamental para a fase de aprendizagem das crianças e uma forma de expressão, dentre muitas outras.

Embora este momento livre seja de descanso para eles, a prática vai ajudá-lo a entender e descobrir novas formas de se comunicar. Do mesmo modo, a presença dos pais neste momento é ideal , seja auxiliando em como segurar o lápis, ou simplesmente criando palavras com os filhos.

Além dos incentivos, os responsáveis devem saber que muitas crianças se inspiram nas atividades e hábitos praticados pelos pais. Sendo assim, não espere que seu filho se sinta estimulado a escrever. Se os exemplos vistos em casa refletem pessoas que só utilizam as teclas do celular para se comunicar, a escrita passa a ser atração secundária.

Certamente os pais que estão lendo este artigo e que já passaram por essa fase podem dizer que é um momento cansativo e estressante. No entanto, poucos pensam no impacto que este processo tem na vida dos pequenos.

Calma, vai dar tudo certo!

Então, a primeira dica e conselho para quem está nesta etapa do desenvolvimento é: PACIÊNCIA e ADAPTAÇÃO. Mostre interesse pelos materiais escolares da criança e, principalmente, os textos. Se afastar um pouco dos celulares e computadores pode ajudar a encorajá-lo a sentar para praticar a caligrafia.

Da mesma forma que todas as pessoas que sabem escrever passam, os filhos também lutam para descobrir o melhor modo de segurar um lápis. Por mais que os pais não entendam, este é um dos motivos que desanimam a escrita, uma vez que nem elas mesmas entendem o que está escrito.

Para que isso não aconteça, ensine a ele a maneira correta, deixando claro que não é uma regra, e que o conforto dele ao segurar um lápis também conta para que a escrita flua.

Não há conquista sem prática e perseverança. Então, papais e mamães, tenham bastante paciência, incentive a imaginação dos seus pequenos e conquiste mais uma etapa do desenvolvimento que é tão importante na vida deles.

A plataforma Escola Educação disponibilizou diversas atividades para seu filho poder praticar a caligrafia de forma divertida:
https://escolaeducacao.com.br/atividades-de-caligrafia/