O que fazer nas férias? 10 ideias para você curtir com a família

As férias finalmente estão aí! É hora de descansar, recarregar as energias e passar um tempo com a família. E por falar em família, por que não aproveitar a companhia dela para experimentar novas possibilidades de diversão e ainda estreitar laços? Sem dúvidas, essa é uma ótima oportunidade para isso!

Para tornar o momento de descanso uma lembrança inesquecível para todos, fuja da rotina e dos programas comuns! Você quer saber como? Então continue a leitura e confira dez ideias sobre o que fazer nas férias com as pessoas que você mais ama! Vamos lá?

1. Visitar museus

Sim, é momento de férias, mas que tal unir descanso e conhecimento? O museu é o lugar perfeito para isso! Em uma visita a ele, a imaginação dos seus filhos vai longe e eles vão poder aprender um pouco sobre história, ciência e cultura.

Para ficar ainda mais interessante para os pequenos, procure aqueles museus sobre assuntos que as crianças já aprenderam na escola. Tenha certeza de que esse é um lugar rico em informações e será um ótimo passatempo para todos!

O que fazer nas férias

2. Conhecer pontos turísticos e marcos históricos da sua cidade

Conhecer a história da própria cidade também é muito bom para as crianças e um programa perfeito para a família toda! Afinal, não é porque vocês moram naquele lugar que já conhecem tudo e não podem fazer um tour, não é verdade?

Então tire um dia e faça um roteiro. Peça sugestões de todos! Vale visitar construções, estátuas, ruas ou avenidas emblemáticas e igrejas. Sem dúvidas, será muito interessante entender um pouco mais sobre o surgimento e o desenvolvimento do local onde vocês moram!

3. Ir a sessões de cinema ou apresentações de teatro

Cinema e teatro são sempre muito convidativos, não é mesmo? Sugira à família que todos façam esse programa juntos. Reúnam-se e escolham o filme ou a peça que mais agradem ao gosto de todos!

Pode ser desenho animado, de super-herói, um musical ou algum outro tipo de tema que desperte o interesse da criançada! Esse tipo de programa faz a imaginação dos seus filhos voar e é bem divertido! Porém não se esqueça de verificar a classificação indicativa da sessão antes de ir!

O que fazer nas férias

4. Conhecer campings

Estar em contato com a natureza é uma ótima experiência para se fazer em família. Por isso o camping é uma boa opção de programa para as férias! Outro benefício é manter as crianças um pouco longe das telas dos aparelhos eletrônicos, como TV, smartphone, tablet etc.

Elas ainda poderão vivenciar o que é passar alguns dias ao ar livre, em contato com os animais e com uma infraestrutura básica. E por falar nisso, você quer coisa mais divertida e que cria mais laços com os seus filhos do que montar uma barraca juntos? Não é tão difícil assim, vai! Você ainda pode estimulá-los a quebrar um pouco a cabeça para concluir a tarefa!

5. Fazer passeios a fazendas e zoológicos

Já que estamos falando de natureza, visitar fazendas também pode ser uma atividade legal para as crianças. Lá, elas poderão ter contato com muitos animais — andar a cavalo, alimentar as galinhas e tirar leite da vaca são experiências que elas vão amar — e com uma rotina mais simples.

O zoológico também é uma boa opção nesse sentido. Nele, a variedade de bichinhos que os pequenos podem conhecer será ainda maior. Aproveitem para fazer um lanche lá mesmo! Certamente, serão momentos muito prazerosos para todos!

O que fazer nas férias

6. Preparar piqueniques em parques

Um piquenique com muitas comidinhas e bebidas deliciosas, ao ar livre e com um parquinho por perto para as crianças se divertirem é uma ideia maravilhosa para as férias em família, você não acha? Então por que não organizar um?

Chame todo mundo para um parque tranquilo da cidade, leve aquela toalha xadrez e algumas cestinhas com salgados, doces, bolos e sucos. Lá, você pode criar brincadeiras, como “Caça ao tesouro” ou “Morto-vivo”. Será um sucesso!

7. Fazer atividades de aventura

Testar a coragem do papai, da mamãe e dos filhos pode ser muito divertido! Pense em buscar algumas atividades de aventura que façam com que todos se exercitem e superem seus limites!

Pode ser uma trilha, uma escalada, uma visita a cavernas, um passeio de caiaque, uma tirolesa ou um passeio de bicicleta! Em diversas cidades ou nas proximidades há locais que oferecem esse tipo de programa. Lembre-se de verificar a atividade que melhor se encaixa com a faixa etária e a altura dos seus filhos!

O que fazer nas férias

8. Aproveitar o frio em cidades aconchegantes

Não é porque estamos no inverno que você não pode aproveitar a estação do ano para viajar! Use as temperaturas mais baixas a seu favor e escolha viajar para cidades como Campos do Jordão, Gramado e Petrópolis! Elas têm em comum o clássico — com sua arquitetura que se parece muito com a das construções europeias — e a modernidade das acomodações disponíveis para os turistas.

Elas ainda unem a cultura, a arte, a música, a dança e a natureza na medida certa. Além disso, o friozinho das cidades é bem convidativo para ir a bons restaurantes e confeitarias. Vista um bom casaco ao sair! Você vai gostar!

9. Provar pratos em restaurantes temáticos

Por falar em gastronomia, experimente levar a família para provar pratos diferentes em restaurantes temáticos. Hoje em dia, nas cidades, há vários locais interessantes e uma grande variedade de comidas.

Vocês podem experimentar um prato indiano ou havaiano, por exemplo, ou até mesmo uma refeição brasileira que vocês nunca tenham comido. O que acham de um Caruru? Já comeram? Então usem a imaginação e descubram juntos novos sabores! Será uma delícia!

10. Escutar uma boa música

Você já pensou em apresentar a seus filhos um estilo de música diferente do que eles escutam diariamente? Então leve-os para assistir corais em praças públicas ou orquestras! Inclusive, há muitos eventos gratuitos por aí.

E quem disse que a criança não pode frequentar esses lugares? E mais, quem disse que elas não vão gostar? Experimente fazer isso! Essa é uma ótima maneira de mostrar a eles uma cultura que talvez ainda não conheçam. Além disso, música é sempre bom!

Percebeu que esse intervalo de alguns dias no ano para relaxar não precisa ser monótono e sempre igual? São tantas opções de atividades interessantes para esses momentos de descanso, que agora ficou fácil decidir o que fazer nas férias. Basta escolher aquela que mais agrade à família toda e curtir muito! Você ainda pode levar na bagagem boas histórias para contar!

Você deve concordar que esses momentos merecem bons registros, não é mesmo? Afinal, é aquela história: “uma imagem vale mais que mil palavras”. Então confira cinco dicas essenciais para tirar ótimas fotos da família!