Poses criativas: 9 dicas de como tirar fotos com muita personalidade! 🤩👌📸

As redes sociais s√£o inundadas a todo momento com fotos dos mais diversos tipos. Na busca por likes e coment√°rios, muitas pessoas imaginam que √© necess√°rio ter uma grande variedade de equipamentos,¬†lentes¬†e acess√≥rios para fazer uma imagem¬†‚Äúbombar‚ÄĚ na internet.

Contudo, quem pensa assim está enganado. Isso porque é possível conseguir tirar fotos com muita personalidade investindo em algumas dicas especiais. Composição, cenários e poses criativas são algumas possibilidades para incrementar suas imagens.

Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo para descobrir as nossas 10 dicas sobre como conseguir fotos mais criativas e cheias de personalidade.

1. Tenha atenção ao fundo da sua foto

Quando vamos tirar alguma foto, geralmente estamos preocupados com o nosso ponto de interesse, também conhecido como assunto. Esse foco pode ser em um objeto, uma pessoa, um animal, entre outros.

Porém, o que muita gente costuma esquecer é que o fundo da imagem é tão importante quanto o que está no primeiro plano. Por isso, lembre-se de deixar o background da sua foto o mais neutro possível, fazendo com que a atenção das pessoas vá direto para o seu assunto. A não ser, é claro, que o que está atrás faça parte da temática da sua composição.

2. Brinque com as sombras

Muita gente acha que as sombras mais atrapalham do que ajudam na hora de compor uma foto. Afinal de contas, elas costumam esconder informa√ß√Ķes que, √†s vezes, deveriam ser mostradas. Por isso, quando brincamos com elas¬†de modo criativo e pensado, elas podem nos trazer resultados surpreendentes.

Na fotografia, as sombras ajudam a contar hist√≥rias, criando mist√©rio e agu√ßando a curiosidade das pessoas. Al√©m disso, elas fornecem uma no√ß√£o de tridimensionalidade para a imagem, tornando-a muito mais interessante e criativa. Muitas vezes, mostrar pouco √© melhor do que mostrar tudo em um √ļnico registro.

3. Use os reflexos

Assim como as sombras, reflexos ajudam a aguçar a curiosidade das pessoas. Ainda mais quando são utilizados de maneira criativa, embaralhando a percepção. Isso garante que, pelo menos por alguns momentos, as pessoas parem para observar a sua foto e tentem entender como ela foi feita.

Uma dica para os reflexos é aproveitar poças no chão, fotografando a imagem refletida na água e, na pós-produção, colocando-a de cabeça para baixo. Assim, as pessoas tentarão entender qual é a posição correta da sua composição.

4. Movimente-se

Quem disse que fotos n√£o t√™m movimento? Muito se engana quem acha que a fotografia deve ser parada e im√≥vel. √Č poss√≠vel inserir movimento nas suas fotos de v√°rias maneiras diferentes. Um dos jeitos mais f√°ceis √© aproveitar o vento. Fotografar algu√©m de vestido, de maneira que o pr√≥prio vento movimente a pe√ßa de roupa, j√° insere uma outra din√Ęmica na sua imagem.

5. Brinque com o seu cabelo

Além do vento no vestido, também é interessante tirar fotos criativas brincando com o cabelo. Isso funciona melhor quando você tem fios grandes, mas nada impede que outras poses criativas sejam feitas da mesma forma.

Você com certeza já viu alguma foto de pessoas balançando o cabelo na água, certo? Essa é uma das possibilidades. Outra ideia é tampar o rosto com o próprio cabelo, inserindo um pouquinho de mistério na sua imagem, da mesma forma que fazemos com as sombras.

6. Confunda a noção de perspectiva

A ideia aqui é ser criativo e fazer com que as pessoas parem para pensar sobra sua foto, certo? Por isso, nada mais interessante do que brincar com a noção de perspectiva que elas têm. Uma pose criativa é utilizar uma parede como se fosse o chão da sua cena e, depois, girar a imagem para que tudo fique de lado. Dessa forma, você está brincando com a gravidade, trazendo maior interesse para a fotografia.

Outra forma de brincar com a perspectiva √© alterar as no√ß√Ķes de tamanho e propor√ß√£o. Fotografar duas pessoas, sendo que uma est√° muito √† frente da outra, faz com os tamanhos fiquem muito diferentes, passando a sensa√ß√£o de que h√° um gigante na imagem.

7. Invista na composição com outros objetos

Qualquer objeto próximo de você pode ser utilizado para ajudar na composição da foto. Flores, óculos, copos de bebida, chapéus. Enfim: basta usar a criatividade e fazer várias poses criativas com esses itens.

Você ainda pode aproveitar e juntar várias dicas que demos aqui para compor com os objetos da sua escolha. Que tal usar a ideia de noção de tamanho pela mudança de perspectiva nas suas fotos, por exemplo?

8. Inove nos √Ęngulos

As fotos mais comuns e sem gra√ßa geralmente s√£o feitas de um √Ęngulo muito comum. Essa linha de vis√£o¬†que j√° est√° batida √© justamente aquela que estamos acostumados no nosso dia a dia: a altura dos olhos. Sem usar a criatividade, as pessoas costumam apenas apontar a c√Ęmera na altura do rosto e tirar a foto.

Basta apenas uma pequena mudança para trazer muito mais interesse para a sua foto. Abaixe um pouco na hora de fotografar ou procure lugares mais altos e faça o registro lá de cima. Você vai ver como suas imagens se tornam muito mais interessantes dessa maneira.

9. Pense na sua locação

O lugar que escolhemos para fotografar tamb√©m faz toda a diferen√ßa na hora do clique. Procure lugares interessantes, com cores vibrantes ou aquela paisagem de tirar o f√īlego. Al√©m disso,¬†voc√™ n√£o precisa, necessariamente, estar em uma praia ou montanha fant√°stica para conseguir um local interessante. A pr√≥pria cidade grande, por exemplo, √© cheia de locais coloridos e que garantem um clique ainda mais criativo.

Lembre-se também de observar as diferenças de efeito da hora do dia nas suas fotos. Imagens noturnas podem ganhar vida e beleza se bem executadas, chamando ainda mais a atenção das pessoas e ajudando a bombar nas redes sociais.

E aí, curtiu nossas dicas de fotografia e poses criativas? Então, não deixe também de conferir o nosso post com 5 dicas quentes para bombar no Instagram!