7 temas para casamento diferenciados para surpreender os convidados 🤵👰🎊

Se você já marcou a sua data ou tem planos de trocar as alianças em breve, certamente, os temas de casamento já passaram pela sua mente e de seu par, não é mesmo? Isso porque, diferente de alguns anos atrás, em que as festas seguiam um mesmo padrão, hoje há uma ampla variedade de temáticas que podem ser exploradas, deixando o grande dia ainda mais emocionante.

O casamento costumava ser sinônimo de igreja, véu e grinalda, mas hoje os casais estão se descolando da tradição e apostando em decorações mais ousadas, tanto para cerimônia quanto para a festa. O que é justo, afinal, por ser uma data tão importante, é comum que os noivos optem por fazer uma festa que tenha a ver com a sua personalidade e reúna elementos que fazem parte da sua história.

Está na dúvida em relação ao tema de casamento ou tem curiosidade sobre tudo que é possível em uma festa? Leia este artigo até o final! Aqui vamos listar e explicar 7 temas para surpreender os convidados e tornar o momento ainda mais inesquecível.

1. Rústico

O casamento rústico normalmente acontece em sítios, fazendas ou até mesmo jardins de uma casa grande. Esse tipo de tema tem se tornado muito comum por reunir elementos românticos de uma forma diferenciada.

A ideia é trazer alguns toques do campo em várias partes da decoração. Isso pode ser visto no uso de palhas na mesa de doces, garrafas com flores penduradas em árvores, a utilização de paletes em todo salão, toras de madeira como suporte de bolo ou mesmo centros de mesa e por aí vai.

Caso você deseje um casamento rústico, mas não abre mão da elegância exigida pelo momento, invista em elementos que trazem sofisticação para o ambiente, como velas, castiçais, plantas, folhagens e muitas flores.

2. Retrô

Foto: https://lapisdenoiva.com

O retrô está em alta na decoração, e isso não seria diferente em relação aos temas de casamento. Com a proposta de trazer à tona referências ao passado, o casamento retrô produz uma atmosfera divertida e elegante ao mesmo tempo que marcante.

Neste estilo de decoração, a época mais pedida são os anos 1950, que remetem ao rockabilly. Para isso, cores marcantes — como vermelho e preto —, carrinhos de pipoca, fotografias polaroids e outros objetos que remetem à época são muito utilizados.

3. Boteco

Foto: http://biancabenetti.com.br/

Casamentos com o tema de boteco são bem característicos de casais brasileiros mais descontraídos e que querem criar uma atmosfera diferente para o grande dia. A ideia é deixar a festa um pouco menos formal e se divertir ao lado dos amigos e da família em um ambiente que realmente simule um boteco.

Quem opta por esse tema costuma utilizar engradados de cerveja ao longo do espaço, que funcionam de decoração das mesas. Alguns casais levam a temática para a lembrancinha e entregam aos convidados elementos que lembrem um bar. Em relação às comidas, uma boa pedida são sanduíches e bolinhos de arroz acompanhados de caipirinhas e outros drinks típicos.

4. Cinema

Foto: https://www.elo7.com.br/

Esse é um dos temas mais comuns entre os amantes de cinema ou que se identificam com a cultura geek. Fazer o casamento no estilo cinema demonstra muita personalidade dos noivos ao escolher algo tão particular para promover uma festa divertida e diferente.

Clássicos do cinema que marcaram gerações como Star Wars, Harry Potter e filmes da Disney, assim como séries de TV famosas, como Game of Thrones, são alguns dos mais procurados.

Mas, se o casal não quiser um filme específico, pode optar por pensar a decoração a partir de outros elementos que lembrem o cinema, como claquetes, cartazes luminosos, ingressos vintage, rolos de filme etc.

5. Conto de fadas

Foto: https://www.blogvidadecasada.com/

O casamento com o tema de conto de fadas reúne diversos elementos lúdicos que remetem às histórias clássicas das princesas. Uma dica para colocar essa decoração em prática é utilizar, em cada mesa, uma história diferente. Por serem muito conhecidas, não é difícil adaptar as histórias das princesas da Disney para o seu grande dia.

A ideia é trazer um pouco de cada conto de fadas em objetos que se relacionem às histórias, como doces, nomear as mesas e até mesmo fazer a referência no bolo. Só tome cuidado para não ficar parecendo uma festa infantil!

6. Musical

Foto: https://www.casamentos.pt/

Esse tema é indicado para os apaixonados por música. A ideia aqui é trazer características do universo musical nos detalhes da decoração da festa. Alguns exemplos de como isso pode ser feito são letras de música em quadros, luminárias, arranjos de mesa.

Uma opção de presente é gravar um CD com as canções preferidas do casal. E claro, não pode faltar uma boa banda para animar os noivos e os convidados da festa.

7. Primaveril

Foto: https://depaulafotografias.com.br/

Muitos casais optam pelas estações do ano como tema, e uma das mais queridas é a primavera, devido à chegada das flores. Assim sendo, o casamento primaveril tem como proposta principal criar uma decoração temática que inspira o romantismo.

Este tipo de festa pode ser feito tanto em ambientes abertos, como sítios e jardins, ou em salões convencionais. A ideia é enriquecer a decoração com flores no altar, jardins verticais, regadores e muitas flores pela festa. Inclusive, uma boa opção de lembrança para os convidados são vasinhos de planta para que eles possam levar para casa.

São muitas opções de temas para casamento diferenciados. No entanto, o mais importante na hora de decidir qual atmosfera quer proporcionar aos convidados no seu grande dia é considerar os seus gostos pessoais e de seu par. Em conjunto, vocês podem decidir qual decoração combina mais com o casal, fazendo desta data ainda mais inesquecível!

Se você gostou, compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajudem outros casais a escolher o tema para o casamento!