Fotos de gestantes: tire aqui suas dúvidas! 🤰📸

A gravidez é um momento de muitas expectativas e também de muitas mudanças — afinal, um novo ser humano está chegando para fazer parte da família. Nesse período tão representativo, muitas mulheres optam por fazer ensaios para eternizar o momento e transmitir toda a emoção da fase da vida que estão vivendo.

Para fazer as fotos de gestantes, é preciso tomar alguns cuidados para que o resultado seja ainda mais incrível. Por isso, o assunto acaba gerando dúvidas — principalmente nas mamães de primeira viagem. Pensando nisso, separamos, neste artigo, algumas dicas práticas para quem vai fazer as fotos de gestante. Se você ficou curiosa, continue a leitura e confira!

Defina os melhores lugares

A escolha do lugar influencia diretamente o resultado de suas fotos de gestante. Você pode optar por fazer as fotos ao ar livre, na sua própria casa ou em um estúdio — e cada um desses lugares tem pontos negativos.

As fotos ao ar livre são ideais para quem quer um ensaio rico em cores e elementos da natureza. Além disso, é uma ótima opção para quem não vai fazer as imagens com um profissional e quer ter uma boa iluminação. Para não errar na escolha da locação das fotos e evitar algum constrangimento, procure por espaços que tenham pouco movimento. Além disso, escolha áreas repletas de cores e prefira fotografar em dias ensolarados.

As fotos na própria casa dos futuros papais oferecem um ar mais intimista e ainda há a vantagem de poder fotografar usando como cenário o quarto do bebê e suas coisas. A ideia é gerar um ar de maior proximidade e criar uma atmosfera receptiva para a criança que está a caminho. Nesse tipo de ambiente, para que as fotos não fiquem escuras, é preciso ter um cuidado maior com a iluminação.

Por fim, as fotos em estúdio têm como vantagem o fato do ambiente e da iluminação poderem ser controlados. Assim, o ensaio pode ser realizado mais rapidamente, pois não há muitas variações de espaço.

Para escolher o melhor local, é preciso considerar a vontade dos pais e as condições do ensaio.

Selecione a data ideal

Normalmente, as fotos de gestantes são feitas entre o sétimo e o oitavo mês de gravidez, pois nesse período a barriga já está mais aparente e redonda, mas a mulher ainda não está muito inchada.

Uma opção diferente e interessante é fazer fotos mensais — do dia do anúncio da gravidez ao dia do nascimento. A ideia é fotografar na própria casa dos pais, no mesmo ambiente, com a mesma roupa e no mesmo dia do mês. Isso vai servir para mostrar a evolução da gravidez e das modificações no corpo da mulher. O resultado é muito divertido!

Escolha a melhor hora do dia

Para quem optar por fazer fotos ao ar livre, é muito importante ter atenção em relação à hora do dia em que serão feitas as imagens. Os melhores horários são pela manhã — para pegar o raiar do sol, momento em que não há necessidade de flash ou rebatedor de luz — e ao entardecer.

Conhecido também como “a hora mágica das fotografias”, o pôr do sol é o momento em que os raios solares estão mais difusos e o céu costuma estar começando a mudar de cor, sobretudo no inverno, o que proporciona um efeito incrível nas imagens.

Além disso, nesses horários, o clima está mais fresco, o que evita mal-estar e queimaduras na pele devido à incidência de raios solares.

Faça fotos com o pai ou outros membros da família

Sabemos que a gestação é um momento sublime para a mulher — e por isso ela é o foco dos ensaios. No entanto, para diferenciar as fotos e criar opções emocionantes, inclua o pai da criança nas imagens, afinal, ele também faz parte da história.

Se você já tem outros filhos, faça imagens ao lado do restante da família e até de animais de estimação. O resultado será lindo!

Acrescente objetos significativos

Não é recomendado fotografar com relógios ou joias muito aparentes, a menos que tenha um significado muito importante para os pais.

Nesse sentido, uma dica para incrementar as fotos e deixá-las carregadas de charme e significado é acrescentar objetos de valor pessoal no cenário. Pode ser uma lembrança de família, um casaquinho de tricô feito por alguém especial ou mesmo o primeiro sapatinho da criança.

Escolha roupas que combinem com o momento

A escolha das roupas para as fotos de gestantes também merece atenção. Normalmente, as peças mais utilizadas são saias longas e tops que deixam a barriga à mostra, sempre tendo o cuidado para que uma peça seja mais neutra e outra com um toque de cor.

Roupas brancas também são muito procuradas por acrescentarem um caráter angelical e equilibrado às imagens. No entanto, nada impede de usar peças pretas para criar contraste em meio à natureza, por exemplo.

Na hora de escolher as roupas, a dica é optar por peças confortáveis, que mostrem a barriga e que combinem com o ambiente onde as fotos serão feitas. Se possível, para que a foto fique harmoniosa, combine com as peças do pai.

Tome cuidado com a maquiagem

Normalmente, as fotos de grávidas são feitas de corpo inteiro e sem foco no rosto. Por isso, não há necessidade de destacar demais a maquiagem.

O ideal é fazer uma correção de manchas e espinhas (cuidado para a pele não destoar do pescoço) e usar um iluminador para destacar as bochechas, deixando o rosto com a aparência saudável. Olhos e boca devem ser mais discretos.

Defina quem fará as fotos com atenção

Por fim, a escolha de quem fará as fotos também deve ser planejada. Nem todo mundo quer ou pode contratar um fotógrafo profissional. Por essa razão, o próprio pai ou alguém da família pode acabar fazendo as imagens.

Se optar por um fotógrafo profissional, as imagens serão feitas com o auxílio de uma câmera de qualidade e técnicas específicas para esse tipo de ensaio — porém o custo será maior.

Caso alguém da família tenha disponibilidade para fotografar, é preciso ter cuidado quanto ao equipamento. Na falta de uma câmera, use um celular que tenha uma boa resolução e conte com flash e controle de luz. Nesses casos, a hora, o local e a disponibilidade de luz natural serão determinantes para que o resultado seja ótimo!

E aí, o que achou das dicas para fazer fotos de gestantes? O mais importante é que esse é um momento feliz e que, de qualquer forma, as fotos serão uma recordação.

Se você quer continuar recebendo dicas de fotografia como essas, assine a nossa newsletter!