Saiba como criar uma linda decoração com fotos em sua casa

Muito melhor do que manter suas fotos em meios digitais, como no computador ou no smartphone, é poder tê-las fisicamente, impressas no papel, não acha? Afinal, fotografias são registros de momentos felizes e emocionantes que você deve guardar como lembrança, e, no formato digital elas podem acabar se perdendo.

E, se em vez de deixar esses registros guardados em um armário ou em caixas, você der outro uso para eles, como na decoração da sua casa? Já pensou nisso? Assim, você pode proporcionar mais leveza e uma sensação de aconchego para o ambiente doméstico. Além disso, os espaços terão a sua cara e pessoas queridas poderão vê-los sempre que fizerem uma visita a você.

Então, confira algumas dicas de como criar uma linda decoração com fotos na sua casa. Com certeza, você vai adorar!

O bom e velho porta-retrato

Na maioria dos lares, o porta-retrato é o item básico que compõe a decoração da sala de estar ou do quarto, com imagens de toda a família. É o método mais tradicional de decorar a casa com fotos.

Porém, que tal fugir do clássico e dar um ar mais moderno a essas fotos? Então, busque modelos de porta-retrato mais atuais, em metal e de cores bem chamativas, para que se destaquem na decoração.

Vale também distribuir esse objeto por locais da casa mais improváveis, como no banheiro ou na cozinha. Você pode até trocar o estilo de fotos dele, colocando imagens mais artísticas, de paisagem ou comida, por exemplo.

Modernizando (um pouco) com o painel de fotos

Se você já se cansou do porta-retrato e quer algo um pouco mais moderno e diferenciado, o painel de fotos é uma boa ideia! São várias opções para você escolher, que vão desde o metal até o arame. Quer ver?

Você pode comprar aqueles murais de metal nos quais as fotos ficam presas com ímãs (prefira os menos comuns!). Ou, ainda, aqueles com molduras coloridas e um vidro por cima das fotos, para protegê-las.

Mas, vamos lá, use a sua criatividade! É possível montar um painel diferente, com uma grade, por exemplo. Utilize, nesse caso, grampos de madeira para prender as fotos nela. Esse painel também pode surgir de uma moldura de madeira ou metal, na qual você prenda arames em diversos formatos. Aqui, a dica dos grampos também é bem útil!

Um papel de parede personalizado

E se, em vez de pregar as fotos na parede, elas já estiverem nela? Sim, estamos falando de papel de parede, mas não é nenhum daqueles padronizados ou monocromáticos. Encomende um diferente, composto por diversas fotos.

Podem ser imagens suas, daquelas férias que você passou com as pessoas que você ama, dos pets, etc. Mas lembre-se de mesclá-las com paisagens e outras fotos aleatórias. Afinal, só as fotos de família e amigos podem deixar a sua decoração com muita informação visual e as suas visitas poderão ter dificuldade em admirar todas elas sem cansar a visão.

Um varal que não é de roupas

Para fugir um pouco da ideia de fotos na parede, o que acha de um varal em que, em vez de roupas, você vai pendurar registros de momentos bons? Então, providencie uma linha (pode ser de nylon ou um barbante) e pregue nela as suas fotos, utilizando grampos ou pregadores.

Estique o varal de uma parede a outra, do jeito tradicional, e prenda-o. Ou, se preferir, também é possível fazê-lo na vertical, com a linha presa a partir do teto. Nesse caso, você vai pregar as fotos pela lateral.

A vantagem esse tipo de disposição das fotos é que você pode facilmente retirar as que já estão no varal há algum tempo e trocá-las por outras mais recentes. Assim você não se cansará delas!

Varal em formatos geométricos

Para dar uma variada no formato padrão de varal, experimente fazer um seguindo traços que formem triângulos, por exemplo. Para isso, você vai precisar de linha (pode ser a mesma usada no varal tradicional) e pregos.

Fixe-os na parede a ser decorada, espaçando-os e organizando-os de acordo com a sua preferência. Em seguida, prenda a ponta da linha em um dos deles e vá transpassando-a pelos outros, até formar o desenho que você quiser. Para finalizar, amarre a ponta no último prego. Depois, é só pendurar as fotos!

Fotos iluminadas

Quer dar ainda mais destaque às suas fotos? Pois você já pensou em colocá-las em luminárias? Essa é uma forma diferente de explorar suas fotografias e você mesmo pode criar essa verdadeira obra de arte!

Para isso, você vai precisar de canudos de metal ou arames mais resistentes. Pregue o maior deles no teto e, quanto aos outros menores e mais finos, você vai enroscar a ponta deles ao longo daquele.

A ideia é que pareça uma árvore com seus vários galhos de cabeça para baixo. Depois, fixe as fotos nas hastes mais finas, ao longo de toda a sua extensão e, então, faça com que a fiação elétrica passe por dentro do tubo grande e instale uma lâmpada ao final dela. Prefira aquelas mais frias, para que não aqueçam muito as fotografias, pois isso pode queimá-las!

Se você quiser luminárias sobre os móveis e que sejam mais rústicas, também dá para fazer. É só comprar canudos de bambu e prendê-los uns nos outros com cordas e colas nas pontas, formando cubos. Em cada face dele, cole as fotos que desejar e, dentro, instale a lâmpada que vai iluminar as suas imagens! Fica lindo e dá um aspecto aconchegante ao ambiente.

A cidade toda dentro da sua casa

Uma tendência bem moderna de decoração é fixar na parede uma paisagem da cidade que você mais gosta, em estilo skyline, ou seja, mais fino na altura e largo no cumprimento, como uma foto panorâmica.

Para isso, escolha um espaço bem largo da sua casa e deixe ali uma foto de um espaço urbano. Você pode deixá-la colorida, ou em preto e branco, caso a sua decoração já tenha muitas cores e adereços.

Uma foto, vários quadros

Uma ideia legal para expor suas fotos de uma forma bem estilosa é pegar aquela imagem que você ama e parti-la em vários pedaços. Depois, imprima-os em tamanhos diferentes. Em seguida, escolha molduras parecidas, porém com diferentes medidas, uma que atenda a cada parte da imagem original.

Disponha as molduras com os pedaços da foto numa parede, uma encostada na outra, pelas laterais ou pelas partes de cima e de baixo, até formar a foto inteira. Assim você deixa aquela parede lisa e sem graça com muito mais cor e estilo!

Então, por que seguir ideias clichês de decoração, se você pode inovar e, ainda, aproveitar as memórias registradas em imagens para deixar sua casa mais bonita? Além disso, por que manter essas memórias guardadas, se você pode deixá-las expostas para que todos vejam?

Use e abuse da decoração com fotos, colocando em prática essas dicas. É muito simples de fazer e tem opções para todos os gostos e ambientes, basta usar a criatividade e escolher a que mais combina com o seu estilo e a da sua casa!

Dentre os momentos para serem lembrados, estão aqueles que você passa com seus amigos. Saiba por que registrá-los!