A Evolução da Fotografia

Hoje é dia de aula de história! Preparados? Lá vamos nós!

A evolução da fotografia

Por volta do século VI a.C., o pensador chinês Confúcio, em suas reflexões sobre a vida, se antecipou ao seu tempo, aos redatores publicitários, claro, e chegou à seguinte conclusão: “mais vale uma imagem do que mil palavras“. Longe de vislumbrar qualquer dispositivo fotográfico, Confúcio acabou cunhando o que seria um slogan perfeito se a primeira fotografia não fosse demorar ainda mais 2 mil anos para ser feita.

Enquanto procedimento que traduz a luz em imagem, a fotografia, como a conhecemos, é na verdade a soma de diversas pesquisas, observações e invenções realizadas em diferentes momentos da história humana. Devido ao enorme período de tempo e das muitas descobertas que esses momentos abarca, tentaremos aqui resumir essa evolução em suas etapas mais significativas.

Primeiramente, a observação do princípio ótico da fotografia é atribuída a Aristóteles, que no quarto século antes de Cristo observou que a luz que passava através da abertura das folhas de uma árvore durante um eclipse projetava parte da lua no chão, percebendo que a nitidez da imagem era tanto maior quanto menor fosse o diâmetro da abertura.

Nicephore NiepcePorém, somente no ano de 1825, o francês Joseph Nicéphore Niépce, depois de quase uma década de experimentos, conseguiu produzir a primeira fotografia (do grego phós = luz + graphé = escrita) conhecida. A “escrita da luz”, conhecida  séculos antes, mas nunca antes registrada num experimento, foi capturada de maneira  permanente após horas de exposição ao sol, num procedimento que envolvia uma câmara escura e um papel com cloreto de prata.

Essa câmara, idealizada já no século XI por um estudioso árabe e utilizada nos séculos posteriores por pintores europeus, permitiu a Niépce realizar o que ele mesmo chamou de heliografia (do grego helios = sol), algo como “escrita (ou gravura) da luz solar”. A ideia básica envolvida era: determinado composto químico, quando exposto à luz que entrava num caixote escuro (a câmara escura) através de uma pequena abertura, reagia de maneira a marcar uma determinada superfície com nuances da imagem do exterior.

Entretanto, foi  Louis Jacques Mandé Daguerre, colega de Niépce, que em 1839 solicitou a patente do que viria a ser conhecido por daguerreótipo; um dispositivo que seguia os mesmos princípios da câmara escura, mas trabalhava com algumas melhorias técnicas e químicos mais específicos para este fim. A fotografia então saía dos laboratórios, chegava às ruas e fazia sua primeira “aparição pública”.

Paralela e curiosamente, o francês Hercules Florence, radicado no Brasil, desenvolvia estudos sobre impressão também envolvendo a luz do sol. Em 1832 registrou em suas anotações um processo fotográfico que denominou photographie, onde utilizava uma lente de vidro acoplada a uma câmara escura para imprimir uma determinada imagem.

O tempo passou e os processos fotográficos foram sendo refinados, melhorados, acompanhando o crescente desenvolvimento tecnológico. Em 1888 a Kodak, foi a responsável pela popularização da fotografia como produto de consumo através da produção de uma câmera fotográfica com um rolo de filme que permitia registrar 100 poses (ou fotos); “Você aperta o botão e nós fazemos o resto” era o slogan.

Cãmera fotográfica com filmeAs fotografias em preto e branco (PB) documentaram fatos de relevância histórica e inspiraram as pessoas durante décadas. Somente nos anos 1930 é que o primeiro filme colorido, o Kodachrome, surgiu no mercado. Novas melhorias apareceram. As câmeras foram sendo cada vez mais assimiladas no cotidiano das sociedades, das cidades, das pessoas, das famílias.

Em 1990, a primeira câmera digital começou a ser comercializada e rapidamente inundou o mercado. De lá pra cá se multiplicaram e conquistaram espaço no dia-a-dia das pessoas, acompanhando crianças, jovens, adultos e até idosos, em casa, no trabalho, nas férias, nas festas e muito mais. E essa parte da história, bem, essa parte da história você está conhecendo e também ajudando a escrever…

 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” title=”Você também vai curtir:”]