Afinal, quais são as vantagens de montar um fotolivro? Saiba aqui 📖📸

Mesmo em uma época dominada por produtos e arquivos digitais, o fotolivro surge como uma alternativa de armazenamento de imagem impresso que têm feito bastante sucesso entre os brasileiros. Trata-se de um modelo de álbum mais personalizado que reúne uma série de vantagens que fazem dele uma ótima opção por quem busca beleza e qualidade. Sendo assim, hoje em dia, montar um fotolivro tornou-se uma tendência. Mas você sabe por quê?

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse formato de álbum, quando ele é indicado, suas principais vantagens e ainda dicas para montar o seu. Se você está pensando em uma forma diferente e criativa para guardar fotos impressas, certamente vai gostar deste conteúdo. Vamos lá?

O que é um fotolivro?

Podemos dizer que um fotolivro é como se fosse um álbum de fotos mais moderno. Diferente do tradicional, ele reúne algumas características que o tornam uma excelente opção para quem quer fugir do comum e eternizar fotos de viagem, celebrações, momentos especiais e cliques em família.

Uma das principais diferenças em relação ao modelo tradicional é que, em vez de as fotos serem coladas nas páginas do álbum, são impressas diretamente no material, o que eleva ainda mais a sua qualidade. Com isso, o seu processo de produção torna-se muito mais fácil e prático.

De forma geral, pode-se dizer que o fotolivro é uma proposta diferenciada para apresentar imagens e eternizá-las. Além disso, ao optar por esse formato, é possível escolher dentre os mais variados designs, aquele que mais combina com você.

Quais são os principais tipos e suas características?

Algumas pessoas acabam tendo dúvidas em relação às ocasiões que merecem ser registradas em um fotolivro. Entretanto, é válido dizer que ele se aplica a todas, podendo ter um design ou formato para cada uma delas. Basta customizar do seu jeito.

A seguir, confira os tipos de fotolivros mais comuns!

Fotolivros para viagens 🗺✈

O fotolivro para viagens é utilizado para fazer um registro completo dos passeios com a família ou amigos. Nele, você pode escolher um tema de acordo com o lugar ou lugares visitados, criando uma lembrança especial.

Fotolivros em família 💕👨‍👩‍👧‍👦

É uma excelente opção para quem quer guardar momentos família, como fotos da gravidez e dos filhos e também as etapas de crescimento. Tudo isso pode ser organizado a partir de diferentes seções dentro de um mesmo álbum, criando uma narrativa completa e divertida.

Fotolivros de festas 🎊🎉

Nesse caso, o fotolivro é utilizado para fazer o registro de celebrações importantes, como casamento, chá de revelação, batizado, aniversário, carnaval e muito mais. Nessas ocasiões, organizar muitas fotos pode ser um desafio, mas, com o design mais interativo, o fotolivro pode ser uma alternativa vantajosa. Além disso, permite que a escolha do tema e da disposição das fotos seja de acordo com o momento registrado.

Fotolivro newborn 👶😍

Quem nunca se derreteu com fotos criativas de recém-nascidos? Imagine poder deixá-las ainda mais bonitas e criativas em um design que combina com o tema das imagens? Essa é a proposta do fotolivro newborn. A ideia é criar uma montagem criativa e que conte uma história daquela criança para que os pais tenham uma linda recordação desse momento.

Vantagens de montar um fotolivro

Como você certamente já percebeu, montar um fotolivro é uma alternativa interessante para o armazenamento de imagens. Por isso, conheça agora as principais vantagens!

Guardar momentos inesquecíveis

Por mais que o armazenamento digital seja recomendado, inclusive em nuvem (na rede de internet para que não se perca), ter as fotos impressas em papel é fundamental para quem quer fazer registros de momentos inesquecíveis. Afinal, poder mostrar suas fotografias para familiares em uma roda de conversas pode render bons momentos de nostalgia e descontração. E o fotolivro permite isso, pois o seu formato auxilia a forma como as histórias são contadas.

Mas durabilidade de imagem

Por serem impressas diretamente no papel que fará parte do fotolivro, as fotos apresentam alta qualidade de imagem. Além disso, o fato de não serem coladas garante a elas mais resistência e durabilidade e, com isso, a chance de suas fotografias estarem intactas daqui a muitos anos são muito grandes.

Produto personalizado

Chega de álbuns padronizados e exatamente iguais para todos! Uma das principais vantagens de montar um fotolivro é justamente poder personalizar o layout com tema e diagramação que mais combinam com o seu perfil e com o tipo de registro feito (casamento, aniversário, viagem etc.). Isso faz com que cada fotolivro seja único e exclusivo.

Diagramação atrativa

Em vez de ter álbuns com uma imagem por página, exatamente igual e com limitação de espaço, o fotolivro oferece a possibilidade de criar uma diagramação mais atrativa. Nesse formato, é possível dar destaque para algumas fotografias mais relevantes e juntar várias outras em uma mesma página, de acordo com o layout que mais agrada cada cliente. Assim, a chance de ter um material sem graça praticamente não existe.

Dicas para escolher o seu!

Agora que você já conhece o que é um fotolivro e suas vantagens, vamos dar algumas dicas para que o resultado seu material seja incrível . Confira!

  • defina um objetivo ou tema para seu fotolivro (se é viagem, casamento, newborn, entre outros);
  • escolha as fotos que criem uma narrativa (não se esqueça que elas precisam ter boa qualidade para impressão);
  • não se esqueça de que as imagens precisam ter harmonia entre si;
  • tenha atenção às cores das fotografias ao longo do fotolivro para não destoarem;
  • crie um design atrativo e interessante (você pode usar softwares ou sites que ofereçam a opção);
  • edite as fotografias para a impressão;
  • revise as imagens para não ter repetições ou envios errados;
  • tenha atenção quanto à qualidade de impressão e, se possível, procure por recomendações de outros usuários.

Montar um fotolivro é a chance de eternizar seus momentos especiais em fotografias impressas do jeito que você sempre sonhou. Por isso, procure opções que facilitem o seu trabalho, como sites que ofereçam design e impressão de qualidade do material.

Para saber como criar fotolivros atrativos e com alta qualidade, visite o site do Nicephotos e conheça opções imperdíveis! ​