Como usar os pôsteres decorativos nos ambientes da sua casa? 🖼💕🏠

Sabe aquela ideia de que figuras na parede é coisa de adolescente e deixam um aspecto pesado no ambiente? Tudo isso é mito. Por serem bastante democráticos, os pôsteres decorativos são tranquilamente usados em diferentes ambientes da casa hoje em dia. Os espaços ganham mais vida e ficam até mais sofisticados com eles.

Porém, para não errar a mão ao pregá-los nas paredes, correndo o risco de criar um visual muito poluído, algumas questões relacionadas a cores, ao estilo, à personalidade, ao local, ao tamanho, entre outras são muito importantes.

Para entender melhor o assunto, trouxemos algumas dicas de como usá-los nos ambientes da sua casa. Venha com a gente e fique por dentro dessa tendência!

Pense nas cores

Um dos aspectos mais importantes relacionados à escolha dos pôsteres decorativos são as cores deles. Para analisar e concluir quais são mais adequadas para o ambiente, é preciso estabelecer a paleta daquele cômodo da casa em que ele estará presente. Isso significa observar o conjunto de tons presentes naquele local.

Em seguida, você deverá escolher, entre as figuras disponíveis no mercado, aquelas que apresentem pigmentações que sejam harmônicas em relação às utilizadas nos móveis, nas paredes, nas cortinas etc. Ou seja, analise a decoração como um todo.

Nesse sentido, se as paredes tiverem tons fortes, o ideal é escolher pôsteres menos coloridos, para não criar conflito entre ambos e, ainda, dar destaque às imagens. Por outro lado, se o imóvel for revestido com tinta de cores neutras, é possível explorar o colorido das figuras. No entanto, no caso de mais de uma delas em um mesmo ambiente, procure conciliar as suas matizes entre si.

Procure adequar o estilo dos pôsteres decorativos ao ambiente

Aqui, também estamos falando da decoração do imóvel como um todo. Ela deve ser levada em consideração ao escolher os pôsteres que ficarão fixados nas paredes, para que não haja conflito entre os estilos identificados nos móveis e o que prevalece na decoração como um todo.

Se eles tiverem um aspecto mais retrô, vale explorar figuras com essa característica. Contudo, se, no entanto, prevalecerem itens com identidade mais contemporânea, prefira as que sejam compatíveis com ela.

Acrescente personalidade nas suas escolhas

Não há maneira melhor de se reconhecer em um ambiente do que fazendo com que ele tenha “a sua cara”. Não entendeu ainda? Pois, estamos falando de fixar na parede pôsteres com motivos que representem a sua personalidade.

Para ficar mais claro, vamos aos exemplos. Se você gosta muito de ler, frases literárias são uma ótima opção e podem trazer um tom reflexivo ao ambiente. Letras de música, para os amantes de canções, também valem.

Caso você ame fotografias e paisagens, as fotos da natureza podem compor o ambiente, atribuindo leveza a ele. Agora imaginemos que você goste muito de cinema, que tal colocar na parede uma cena do seu filme preferido?

Aqui, não há muitas regras, já que o objetivo é criar uma identidade entre o imóvel e o seu proprietário. Com isso, as chances de você ficar satisfeito e não se cansar rapidamente da decoração interna do seu lar são bem maiores.

Escolha o local ideal

Você deve concordar que seria estranho ter uma figura com o tema de culinária na parede de uma sala de visitas, por exemplo. Da mesma forma, ela não poderia estar no banheiro. Então, antes de fixar um pôster, é necessário pensar se ele encaixaria em determinado ambiente.

Sendo assim, procure conciliar o tema da imagem com o local em que ela vai ficar, o que inclui considerar os usos aos quais o ambiente se destina. Do contrário, você poderá causar estranhamento em quem vê uma gravura não muito adequada a determinado cômodo.

Defina o tamanho

Para concluir sobre o tamanho do pôster decorativo a ser fixado, é preciso considerar a parede em que isso será feito. No caso de ela ser larga, dê preferência às figuras dispostas na horizontal.

Se, no entanto, ela for estreita, as imagens na posição vertical são mais adequadas. Ainda, procure manter uma proporcionalidade entre ambos, pois fixar gravuras pequenas demais para espaços muito amplos não é uma boa opção.

Esse aspecto também é importante quando se pretende fazer uma composição com diferentes pôsteres. Pense, antes de fixá-los, nas medidas e na disposição de cada um deles. Depois, faça marcações com um lápis na parede em que eles vão ficar para ter uma ideia de como será o resultado final. Somente os pregue quando tiver certeza sobre a posição e a organização das imagens.

Invista em molduras

As molduras são muito eficientes para dar mais sofisticação às imagens. Elas proporcionam um ar mais artístico aos pôsteres, exatamente por fazer com que eles se aproximem dos quadros que comumente são utilizados para decorar ambientes.

Além disso, emoldurar as figuras permite que se crie uma distinção entre a superfície da parede e a figura em si. Com isso, o conteúdo do pôster acaba ganhando destaque e atraindo ainda mais olhares.

Atente-se à qualidade da impressão das imagens

Para garantir ainda mais a sofisticação e a beleza dos pôsteres decorativos, é fundamental estar atento à qualidade da impressão das imagens. Isso porque, caso ela não seja lá das melhores, com pixels (aqueles famosos pontinhos pretos) aparentes, por exemplo, o ambiente pode ficar não muito agradável esteticamente.

Por isso, prefira adquirir as figuras em lojas que comercializem pôsteres produzidos por fabricantes qualificados. No caso de solicitar a elaboração de um a uma gráfica ou empresas especializadas em revelação e impressão de fotos, pesquise bastante, para escolher aquela que se destaca nesse mercado em razão da qualidade de suas imagens.

Como visto, é preciso abandonar a noção equivocada de que pôsteres decorativos não podem ser utilizados para cômodos da casa que não sejam os quartos dos adolescentes. Trata-se, aliás, de uma maneira moderna de dar mais cor e sofisticação ao ambiente.

E o que não falta é opção de figuras, além de lojas que comercializam as imagens prontas ou as elaboram de acordo com o gosto do cliente. Até mesmo empresas responsáveis por serviços gráficos e de revelação e impressão de fotos podem fazer esse serviço, garantindo ainda mais qualidade no resultado final, exatamente por serem especializadas no assunto e terem equipamentos próprios para isso!

Para ajudar na sua escolha, que tal conhecer nossas opções de decoração? Com certeza, você vai gostar de alguma delas e vai poder deixar sua casa ainda mais bonita! 🏠✨