Saiba aqui como tirar fotos de batizado impecáveis 📸🙏✨

Independente da religião, o batismo é um ritual muito importante pelo qual passam crianças e adultos, pois é o momento em que essas pessoas são recebidas em uma religião. Por essa razão, a procura por pessoas para fazerem os registros desse momento é grande.

Sejam profissionais ou amadores a convite da família, fazer fotos de batizado com beleza e qualidade é um desafio. Afinal, esse ritual guarda momentos únicos e carregados de significados que não podem ser deixados de lado.

Se você trabalha com fotografia ou foi convidado para fotografar esse momento, este artigo é para você! Separamos algumas dicas para que suas fotos de batizado sejam impecáveis e para que você consiga transmitir toda a energia desse momento. Boa leitura!

Compreenda sobre o ritual ✨

Seja fotógrafo ou amador, se você ficou responsável por fazer os registros desse momento tão importante para a família e para quem vai ser batizado, a primeira coisa que você precisa saber é sobre o ritual e todas as etapas que o compõem.

É bom lembrar que cada religião possui o seu jeito de realizar o batismo, por isso, devem ser estudadas separadamente. Por exemplo, no judaísmo, o batismo é bastante diferente da igreja católica.

Sendo assim, se o assunto é novidade para você, procure informações com a família da pessoa que passará pelo ritual sobre tudo que é preciso registrar, quais fotos são importantes e tudo que acontecerá durante a cerimônia. Além disso, vídeos e artigos na internet podem ser bastante úteis na hora da preparação.

Faça fotos de making off ✨

Os momentos que antecedem a cerimônia devem ser aproveitados ao máximo. Por essa razão, aproveite o dia para fazer um making off da criança. Desde a hora do banho, troca de roupas, sapatinhos, enfim, toda preparação.

Essas fotografias vão enriquecer o trabalho com charme e bons momentos. Uma dica importante é capturar a emoção dos pais e dos familiares nos instantes que antecedem a cerimônia. Além disso, vale fotografar as roupinhas, sapatos e outros acessórios separadamente para criar uma expectativa em quem verá as fotos.

Fotografe além da cerimônia ✨

A cerimônia de batizado pode ser movimentada, afinal, em algumas religiões são feitos mutirões nos quais muitas crianças passam pelo ritual ao mesmo tempo. Então, o fotógrafo ou responsável pelo registro pode ter pouco tempo para conseguir captar todas as informações necessárias para um bom álbum de fotografia.

Além disso, em algumas crenças, a criança é mergulhada na água e isso acaba fazendo com que ela fique agitada ou caia no choro.

Por essa razão, é fundamental fotografar além da cerimônia. Isso significa que, mais do que a realização do making off, o fotógrafo deve registrar a chegada na igreja, o encontro com os familiares, os momentos durante a missa (caso o batizado seja católico).

Além disso, não deve esquecer de fotografar a criança após a cerimônia, com os padrinhos, familiares, celebrante e demais convidados. Se houver uma confraternização, pode ser interessante registrar tudo, de acordo com o acertado em contrato (caso haja).

Fique atento aos detalhes ✨

As fotos de batizado devem trazer consigo toda magia e significado do momento. Portanto, é imprescindível que o responsável pelos registros esteja atento a cada detalhe que ocorra no momento da bênção.

Mais do que isso, procure registrar as diversas expressões da criança e dos convidados. Certamente as imagens espontâneas são que as que causam mais emoções e trazem leveza ao álbum.

Tenha cuidado com o uso do flash ✨

O flash é um elemento essencial na fotografia, afinal graças a ele ambientes com pouca iluminação podem ser melhor fotografados. No entanto, em casos de batizado, é importante utilizar o recurso com muito cuidado.

Durante a celebração, a luz emitida pelo flash pode causar desconforto, distração, incomodar as crianças e o celebrante. Não significa que não é permitido usar mas, sim, em apenas em momentos necessários em que, além da pouca incidência de luz, também exija cliques mais rápidos.

Não se esqueça de registrar todos os convidados ✨

Um erro comum de quem fotografa batizados é registrar apenas os padrinhos e pais. Se uma pessoa é convidada para o batizado ela tem importância para aquela família.

Por isso, se você vai fotografar um evento desse, não deixe ninguém de fora. Caso preciso, pergunte aos presentes e aos familiares e faça os registros espontâneos e também fotografias posadas com a pessoa batizada.

Guarde as fotos com estilo e segurança ✨

As fotos de batizado são muito importantes para os familiares e também para criança que, depois de alguns anos, poderá compreender por meio da imagens como foi o ritual e quem estava com ela nesse momento.

Sendo assim, é essencial ter cuidado com a forma como essas fotografias devem ser armazenadas, ninguém vai querer perder esses arquivos, não é mesmo?

Por isso, o ideal é salvar essas imagens em formato digital (em CD ou pendrive) e também armazene em nuvem (na rede de internet) para que elas não se percam.

Mais do que isso, é recomendado também fazer a impressão das imagens e guardá-las em forma de álbum tradicional ou, de uma forma bastante divertida e completa, que são os fotolivros.

O formato de fotolivros é um novo tipo de álbum que está sendo bastante utilizado pelos brasileiros graças à sua versatilidade. A ideia é realmente contar as histórias de maneira mais completa e intuitiva.

Para isso, o arquivo vem com capa dura personalizada com imagens, espaço para texto, poemas, reprodução do convite de batizado, nome dos pais e padrinhos e o que mais for essencial para que a história desse momento seja contada.

As fotos de batizado são registros muito importantes, principalmente para quem tem a religião como parte fundamental de sua existência. Por essa razão, é essencial que elas transmitam a imagem e a essência do momento. E claro, não deixe de ter o cuidado com o armazenamento para que outros possam saber mais sobre esse momento.

E aí, gostou de conhecer essas dicas sobre fotos de batizado? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e conte para mais pessoas sobre o assunto! 💕