O que √© a fotografia no cinema? 📷🎞

√Č bem prov√°vel que voc√™ j√° tenha ouvido falar sobre a fotografia de um filme e n√£o tenha entendido o que significa. ‚ÄúTal filme ganhou o Oscar de fotografia‚ÄĚ ou ‚ÄúA fotografia deste filme √© linda!‚ÄĚ s√£o alguns exemplos.

A fotografia de cinema é uma das áreas que mais chama a atenção em um filme e faz toda a diferença na hora de entender a mensagem que é passada aos espectadores. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo este post!

O que √© fotografia de cinema?¬†📷🎞

Também conhecida como cinematografia, a fotografia de cinema é um dos elementos mais importantes da sétima arte, abrangendo tudo o que se relaciona ao visual que ser exposto na película.

Então, quando um filme é elogiado pela sua fotografia, é pelo conjunto: enquadramento, cores, cenário, tudo estava impecável!

Como surgiu a fotografia de cinema? 📷🎞

A fotografia, em si, surgiu no início do século XIX, por meio das mãos dos franceses Nicéphore Niépce e Louis Daguerre. Ao longo das décadas seguintes, a captação foi evoluindo aos poucos.

Já o cinema surgiu apenas no final do século XIX, em 1895, por meio dos irmãos Lumière. Mesmo não sendo os criadores, foram os responsáveis por patentear a invenção, cravando seus nomes na história. Nesse momento, o cinematógrafo era o responsável por filmar, copiar e projetar os filmes.

Como os filmes são, na verdade, frames passados em sequência e muito rapidamente, é possível dizer que desde o começo do cinema a relação com a fotografia sempre foi muito forte.

Com o passar do tempo essa relação só se aprofundou, com o cinema contando histórias cada vez mais complexas e recheadas de camadas. Isso fez com que a fotografia tivesse um papel fundamental na maneira como as imagens eram criadas, chegando ao ponto de, hoje, os maiores prêmios relacionados à cinematografia do mundo terem uma categoria específica para a fotografia de cinema.

Quem √© respons√°vel pela fotografia de cinema?¬†📷🎞

Como um filme √© feito de fotografias sobrepostas em movimento cont√≠nuo, chamadas de frames. Nada mais natural do que ter um diretor de fotografia cuidando dos princ√≠pios b√°sicos, s√≥ que na filmagem de um filme! Enquadramento, √Ęngulo, ajustes de c√Ęmera, luz ‚ÄĒ¬†muita luz!

Tudo tem que estar em ordem para que a imagem tenha o efeito desejado e mostre exatamente o que o diretor do filme quer, por isso os dois precisam trabalhar juntos. O diretor de fotografia também entra em cena na hora da edição do filme, para ter certeza de que todas as cenas tenham uma estética parecida e a obra fique completa.

Dependendo da disponibilidade de or√ßamento de um filme, √© poss√≠vel que o diretor de fotografia n√£o seja o √ļnico respons√°vel por esse elemento das filmagens. A equipe de fotografia ainda pode incluir um operador de c√Ęmera (tamb√©m chamado de cinegrafista), um assistente de c√Ęmera e outros profissionais com fun√ß√Ķes mais espec√≠ficas, como o foquista (respons√°vel pelo foco na¬†lente), o eletricista (respons√°vel pela parte de ilumina√ß√£o) e o maquinista (que cuida dos equipamentos complementares √† filmagem).

Os grandes filmes, inclusive, t√™m equipes muito grandes para cada uma dessas √°reas. Ainda √© poss√≠vel contar, por exemplo, com fot√≥grafos respons√°veis pelas fotografias do filme ‚ÄĒ¬†os ‚Äústills‚ÄĚ que ser√£o utilizados em divulga√ß√£o e pe√ßas de publicidade.

Como observar a fotografia de cinema?¬†📷🎞

Entender como a fotografia de cinema interfere no resultado final de um filme √© uma tarefa relativamente f√°cil. S√£o v√°rios os exemplos que demonstram a aplica√ß√£o de diferentes √Ęngulos, enquadramentos, combina√ß√Ķes de cores e estilos de ilumina√ß√£o.

Muitos filmes acabam se tornando ic√īnicos justamente por conta de sua fotografia diferenciada. Veja, a seguir, alguns exemplos logo abaixo:

  • A Origem;
Fonte: https://www.dneg.com/show/inception/

 

  • Alice no Pa√≠s das Maravilhas;
Fonte: http://www.fanpop.com/clubs/alice-in-wonderland-2010/picks/show/446517/which-hatters-scenes-favorite

 

  • Avatar;
Fonte: https://james-camerons-avatar.fandom.com/

 

  • O Aviador;
Fonte: https://www.justwatch.com/br/filme/o-aviador

 

  • O Fabuloso Destino de Am√©lie Poulain.
Fonte: https://naomeroube.wordpress.com/tag/inspiracao/

 

A fotografia de cinema √© um dos elementos mais importantes da s√©tima arte, respons√°veis por alterar completamente a maneira como assistimos a um filme. √Č a fotografia que faz com que nossas emo√ß√Ķes aflorem nas cenas certas, que a apreens√£o seja aumentada com um bom jogo de luz e sombra e a mensagem do filme seja passada da maneira pretendida.

Gostou do nosso artigo sobre fotografia de cinema? Ent√£o, n√£o deixe de seguir a Nicephotos no¬†Facebook,¬†Twitter¬†e¬†ficar por dentro de outros conte√ļdos!