Conheça 6 redes sociais de fotos para se inspirar! 📸💕

Se você gosta de fotografias, acessar uma rede social de fotos pode ser uma verdadeira inspiração. Existem diversos sites especializados no assunto, que permitem o compartilhamento, a troca e a venda de imagens entre os usuários.

Esses espaços são úteis para quem produz conteúdos de forma amadora ou profissional, bem como pode ser uma boa maneira de passar o tempo para quem gosta de fotografia. Nessas redes, é possível encontrar imagens de paisagens, comidas, animais, moda, design e viagens. Com isso, você pode aumentar o seu repertório e tirar fotos cada vez melhores.

Continue a leitura e conheça as principais redes sociais de fotos para postar as suas imagens autorais ou se inspirar!

1. Instagram

Certamente, o Instagram é, de longe, a mais conhecida entre as redes sociais de fotografia. A plataforma abre espaço para fotógrafos amadores e profissionais — e, também, para quem gosta de apenas admirar belas imagens.

O Instagram reúne funcionalidades como anúncios personalizados, filtros que podem ser utilizados diretamente pelo aplicativo, busca por hashtags específicas e uma seção de novidades, feita com base nas preferências do usuário.

Ele pode ser acessado tanto por dispositivos móveis quanto pelo endereço eletrônico. No entanto, apenas o aplicativo — disponível para Android e iOS — permite que você publique novas fotos.

A ferramenta já se tornou a queridinha dos fotógrafos mais jovens e também dos mais experientes. Além de uma rede social com belas imagens, é também uma excelente forma de divulgação e marketing, que ajuda profissionais de diversas áreas a encantar o público e fechar trabalhos. Por isso, não deixe de aproveitar as suas funcionalidades!

2. Pinterest

Essa rede social de fotos vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais e amantes de fotografia de todo o mundo. Ao entrar na página, você vai encontrar um belo mural de fotos que chama a atenção por ter um estilo personalizado.

Algumas funcionalidades do site apresentam linguagens próprias e divertidas. Um exemplo são as fotografias publicadas pelos usuários, que são compartilhadas com o nome de “pins”.

O Pinterest se diferencia pelo seu layout atraente e por ser muito prático na maior parte das suas funções. A plataforma é indicada para pessoas que gostam de compartilhar imagens e querem se divertir por meio de interatividade. A rede também permite que o usuário use tags ao postar uma foto, o que possibilita classificar e organizar melhor as imagens.

3. 500px

O 500px é uma rede social que surgiu no Canadá e dispõe de milhões de fotos em sua base de dados. O sistema é muito famoso por ser utilizado por fotógrafos profissionais e amadores como espaço para divulgar e armazenar seus trabalhos. Nele, é possível navegar pelas publicações de outros usuários e admirar clicks feitos por pessoas de diferentes partes do mundo.

Você também pode entrar em contato com os profissionais da área e conversar sobre o assunto. Outra vantagem é que o site é muito bem feito e organizado, o que permite uma navegação simples e ágil.

Se você busca imagens para uso em seus trabalhos, o 500px é a escolha certa. A plataforma oferece diversas opções de compras para uso comercial e livres de royalties. Caso queira, você também pode compartilhar e vender suas fotos autorais por lá, sendo uma ótima alternativa para faturar uma renda extra.

O serviço está disponível em forma de aplicativo para Android e iOS.

4. Flickr

O Flickr é uma das redes sociais mais conhecidas quando o assunto é fotografia. O site pertence ao Yahoo! e conta com diversas imagens com as mais diversas licenças de uso. Além disso, o oferece um álbum virtual e espaço para armazenamento das suas fotos.

Por isso, a plataforma é um excelente espaço para quem quer apreciar e se inspirar em belas fotografias. Como nas outras redes, muitos profissionais e amadores divulgam seus trabalhos no Flickr.

A página também é útil para quem precisa adquirir imagens livres de royalties. Outra vantagem é que o site é fácil de usar e esbanja um ótimo conteúdo visual. Você também pode acessar o serviço por meio de aplicativos para smartphones que estão disponíveis em versões para Android e iOS.

5. Bluecanvas

Com uma proposta diferente, o Bluecanvas serve como um banco de dados para as mais variadas expressões artísticas. Isso significa que ele permite encontrar pinturas de diversas escolas de arte, assim como esculturas e, é claro, fotografias.

Ao navegar pela página, você pode filtrar os resultados de acordo com o que procura e visualizar as imagens enviadas pelos usuários. O site também permite usar o sistema de busca para encontrar assuntos de forma mais específica, organizando a pesquisa de acordo com a melhor avaliação, data de envio, entre outras.

Como ainda não conta com nenhum aplicativo para smartphones, o serviço pode ser acessado apenas pela web. A vantagem é que a estrutura da página é bem organizada, o que permite uma boa navegação.

6. SocialPictures

O SocialPictures funciona como um fórum de discussão para fotógrafos profissionais e amadores trocarem vivências e, é claro, fotos. Mesmo que você não trabalhe na área, mas seja um grande simpatizante da arte, pode frequentar e conversar na página sem problema algum.

No site, você vai encontrar várias fotos capturadas de forma muito competente. São milhares de usuários de diversas partes do mundo compartilhando suas fotografias para que todos possam se inspirar.

Para isso, basta acessar a seção de fotos da página, na qual é possível visualizar todas as imagens que são postadas de maneira pública pelos usuários do PictureSocial. Além disso, você pode participar ou só acompanhar os debates no fórum.

Apesar de ser uma rede para profissionais, o serviço não preza pelo apelo visual. Dessa forma, a navegação é simples e, infelizmente, o site ainda não conta com opções para smartphones.

Depois de acessar a rede social de fotos e se inspirar, é hora de fazer as suas próprias fotografias. Além de compartilhar as melhores com outras pessoas, você pode revelá-las em alguma empresa digital que ofereça o serviço. Outra boa ideia é montar um fotolivro personalizado para eternizar as imagens!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais!