Você sabe como fazer o seu próprio ensaio pré-wedding?

Casamento marcado e a cabeça está a mil: existem vários preparativos que não receberam a devida atenção, coisas para decidir e simplesmente parece que não vai dar tempo de resolver tudo. E, no meio desse sufoco, alguém ainda sugere um ensaio pré-wedding.

Mas, calma! Respire um pouco, pois a ideia não é tão fora do comum. Antes de mais nada, é importante saber do que estamos falando. Pré-wedding nada mais é do que um ensaio de noivos, uma sessão fotográfica (temática ou não) feita um pouco antes do casamento.

O interessante é que o ensaio pré-wedding (pré-casamento, se preferir) pode proporcionar justamente aquele momento de respiro que os noivos estavam precisando.

Além disso, uma sessão dessas rende fotos muito bacanas. Com elas, dá para fazer um lindo álbum fotográfico extra, ilustrar os convites de casamento ou mesmo usar como decoração no dia da festa.

Por isso, não descarte a ideia assim de primeira. Ao contrário, vale a pena encarar essa novidade. E para ajudar, seguem abaixo algumas dicas para fazer o seu próprio ensaio pré-wedding. Acompanhe!

1. Escolha um local marcante para o casal

Normalmente, a locação onde serão feitas as fotos é escolhida em conjunto com o fotógrafo. Porém, é importante ter em mente que, quanto mais significativo o lugar for para o casal, melhor o resultado será.

Imagine um cenário que tenha um sentido romântico para ambos, um lugar que os dois curtem frequentar ou que foi palco de uma viagem marcante. Tem tudo para deixar o clima mais leve e proporcionar imagens repletas de sorrisos e trocas de carinho.

Nada impede, por outro lado, que se escolha um lugar inusitado. Cenários praianos são os preferidos dos casais, mas é possível fazer bons ensaios no campo — numa fazenda, por exemplo — em parques e até no meio da cidade. Vai da disposição dos noivos e da criatividade do fotógrafo.

2. Opte por um figurino adequado ao tipo de ensaio

Não é preciso criar nenhuma superprodução para posar para um ensaio pré-wedding. Em geral, um figurino casual resolve muito bem a questão, especialmente se o profissional atrás da câmera tiver boas ideias e o cenário for favorável.

No entanto, esteja certa de que se você quiser incrementar um pouco mais as coisas terá um resultado ainda mais interessante.

Por exemplo, se as fotos forem feitas numa praia durante um final de tarde ensolarado, usar trajes brancos e de feitio leve e uma tiara de flores na cabeça renderá cliques muito românticos. Tenha em mente que a ideia é caminhar descalça na areia, então não teria muito sentido usar salto nem vestido longo de festa.

Se o local for mais urbano, a coisa muda de figura. Imaginemos que o cenário é um bar frequentado pelo casal. Nesse caso, um figurino mais requintado vai produzir fotos mais glamourosas, sofisticadas.

Vale também destacar que é possível pensar num ensaio temático, com itens que tenham a ver com o casal. Os noivos curtem motos? Gostam de pedalar? São fãs de cinema ou séries? De rock’n’roll? Nada melhor do que usar alguns itens alusivos a esses hobbies ou mesmo um figurino inspirado neles. A diversão é garantida.

Um tipo de ensaio pré (ou pós) wedding muito popular é o chamado trash the dress, no qual a noiva posa com o vestido do casamento em cenários naturais, muitas vezes molhando ou sujando o traje.

Não é algo que todo mundo tope fazer (principalmente antes da cerimônia), mas é possível fazer um “trash” com outro figurino, aproveitando para cair na água, rolar na areia e realizar fotos de grande impacto artístico.

3. Busque naturalidade na hora das poses

*Foto Koro Studio

Aqui a gente entra em um terreno delicado — afinal, não é todo mundo que tem desenvoltura diante da câmera, não é mesmo? Sem contar que muitos homens ficam de mau humor diante da perspectiva de posar para algumas fotos.

Mas não tem muito segredo. Dependendo do tato do fotógrafo, até pode surgir um nervosismo inicial, mas isso passa rapidinho e a sessão flui às mil maravilhas.

De qualquer maneira, a dica é: evite fazer caras e bocas. Quanto mais espontâneos vocês forem, melhor. Eventualmente, o profissional pode sugerir alguma ação, mas em geral com a ideia de compor uma cena divertida. Nesses casos, é só entrar no clima que tudo fluirá muito bem.

Na verdade, o objetivo do ensaio pré-wedding não deixa de ser o de quebrar um pouco o gelo. Então, aproveitem e divirtam-se. Quando revisitarem as imagens, tempos depois, vocês poderão reviver o clima de romance e alegria que a sessão proporcionou.

4. Selecione as fotos que serão eternizadas

Passado o ensaio, vem a parte da escolha das imagens e confecção do álbum. Como não faz sentido fazer uma série de imagens artísticas e deixá-las largadas em um CD ou HD — ao sabor de eventuais vírus — a etapa da elaboração do álbum e das impressões que farão parte da decoração do grande dia tem que ser encarada com muita seriedade.

É importante que o álbum ou fotolivro tenha um acabamento adequado e seja confeccionado com materiais duráveis. Nada pior do que ver as páginas soltando após a quarta ou quinta folheada ou amarelando com o tempo.

Além disso, as impressões que serão usadas na decoração do casamento (ou posteriormente, para decoração da casa nova) devem valorizar o trabalho do fotógrafo, com fidelidade de cores e boa definição de imagem. Sem contar as fotos para usar nas lembranças que serão dadas aos convidados ou como presentes especiais aos padrinhos e familiares.

A eleição das imagens que irão compor os materiais é um pouco torturante, já que você pode ter muitas fotos fantásticas para escolher. É preciso um pouco de sangue-frio para não cair na tentação e gastar demais, mas, na dúvida, veja as opções do seu pacote. No mais, é confiar no critério do seu fotógrafo, cujo olhar é mais bem treinado para editar o material.

Vale ressaltar que o ensaio pré-wedding é uma experiência que deve ser encarada com empolgação, pois permite ao casal viver alguns momentos de descontração e romantismo antes de partirem para a próxima etapa da vida a dois. Portanto, permita-se!

E já que falamos sobre casamento, segue uma sugestão: que tal ler este post sobre a decoração da festa? Aposto que você vai amar essas dicas!