O que é a fotografia no cinema? 📷🎞

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a fotografia de um filme e não tenha entendido o que significa. “Tal filme ganhou o Oscar de fotografia” ou “A fotografia deste filme é linda!” são alguns exemplos.

A fotografia de cinema é uma das áreas que mais chama a atenção em um filme e faz toda a diferença na hora de entender a mensagem que é passada aos espectadores. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo este post!

O que é fotografia de cinema? 📷🎞

Também conhecida como cinematografia, a fotografia de cinema é um dos elementos mais importantes da sétima arte, abrangendo tudo o que se relaciona ao visual que ser exposto na película.

Então, quando um filme é elogiado pela sua fotografia, é pelo conjunto: enquadramento, cores, cenário, tudo estava impecável!

Como surgiu a fotografia de cinema? 📷🎞

A fotografia, em si, surgiu no início do século XIX, por meio das mãos dos franceses Nicéphore Niépce e Louis Daguerre. Ao longo das décadas seguintes, a captação foi evoluindo aos poucos.

Já o cinema surgiu apenas no final do século XIX, em 1895, por meio dos irmãos Lumière. Mesmo não sendo os criadores, foram os responsáveis por patentear a invenção, cravando seus nomes na história. Nesse momento, o cinematógrafo era o responsável por filmar, copiar e projetar os filmes.

Como os filmes são, na verdade, frames passados em sequência e muito rapidamente, é possível dizer que desde o começo do cinema a relação com a fotografia sempre foi muito forte.

Com o passar do tempo essa relação só se aprofundou, com o cinema contando histórias cada vez mais complexas e recheadas de camadas. Isso fez com que a fotografia tivesse um papel fundamental na maneira como as imagens eram criadas, chegando ao ponto de, hoje, os maiores prêmios relacionados à cinematografia do mundo terem uma categoria específica para a fotografia de cinema.

Quem é responsável pela fotografia de cinema? 📷🎞

Como um filme é feito de fotografias sobrepostas em movimento contínuo, chamadas de frames. Nada mais natural do que ter um diretor de fotografia cuidando dos princípios básicos, só que na filmagem de um filme! Enquadramento, ângulo, ajustes de câmera, luz — muita luz!

Tudo tem que estar em ordem para que a imagem tenha o efeito desejado e mostre exatamente o que o diretor do filme quer, por isso os dois precisam trabalhar juntos. O diretor de fotografia também entra em cena na hora da edição do filme, para ter certeza de que todas as cenas tenham uma estética parecida e a obra fique completa.

Dependendo da disponibilidade de orçamento de um filme, é possível que o diretor de fotografia não seja o único responsável por esse elemento das filmagens. A equipe de fotografia ainda pode incluir um operador de câmera (também chamado de cinegrafista), um assistente de câmera e outros profissionais com funções mais específicas, como o foquista (responsável pelo foco na lente), o eletricista (responsável pela parte de iluminação) e o maquinista (que cuida dos equipamentos complementares à filmagem).

Os grandes filmes, inclusive, têm equipes muito grandes para cada uma dessas áreas. Ainda é possível contar, por exemplo, com fotógrafos responsáveis pelas fotografias do filme — os “stills” que serão utilizados em divulgação e peças de publicidade.

Como observar a fotografia de cinema? 📷🎞

Entender como a fotografia de cinema interfere no resultado final de um filme é uma tarefa relativamente fácil. São vários os exemplos que demonstram a aplicação de diferentes ângulos, enquadramentos, combinações de cores e estilos de iluminação.

Muitos filmes acabam se tornando icônicos justamente por conta de sua fotografia diferenciada. Veja, a seguir, alguns exemplos logo abaixo:

  • A Origem;
Fonte: https://www.dneg.com/show/inception/

 

  • Alice no País das Maravilhas;
Fonte: http://www.fanpop.com/clubs/alice-in-wonderland-2010/picks/show/446517/which-hatters-scenes-favorite

 

  • Avatar;
Fonte: https://james-camerons-avatar.fandom.com/

 

  • O Aviador;
Fonte: https://www.justwatch.com/br/filme/o-aviador

 

  • O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.
Fonte: https://naomeroube.wordpress.com/tag/inspiracao/

 

A fotografia de cinema é um dos elementos mais importantes da sétima arte, responsáveis por alterar completamente a maneira como assistimos a um filme. É a fotografia que faz com que nossas emoções aflorem nas cenas certas, que a apreensão seja aumentada com um bom jogo de luz e sombra e a mensagem do filme seja passada da maneira pretendida.

Gostou do nosso artigo sobre fotografia de cinema? Então, não deixe de seguir a Nicephotos no FacebookTwitter e ficar por dentro de outros conteúdos!