Entrevista: Fotógrafo João Salamonde

Confira a entrevista superlegal com João Salamonde, fotógrafo profissional e professor de fotografia e tratamento de imagens desde 2003.

Pra quem se interessa por fotografia como hobby ou pensa em levar pro lado profissional, Salamonde esclarece muita coisa nessas 4 perguntinhas!

1) Como surgiu a possibilidade de você se tornar profissional da fotografia? Como foi sua trajetória?

Quando fiz meu primeiro curso em 1998 eu nem pensava em trabalhar com fotografias, queria apenas ter fotos melhores das minhas viagens que sempre adorei fazer. Um ano depois mais ou menos amigos começaram a pedir para fotografar algumas coisas e aí sim comecei a pensar em ganhar um extra com a fotografia, aí não teve mais volta, me apaixonei mesmo por ela.

2) Qual o tipo/modelo de câmera você sugere para alguém que queira sair de smartphone ou câmera de bolso pra um nível superior de fotografia?

Aconselharia para quem está começando, ter uma DSLR ou uma Mirrorless. As duas tem vantagens e desvantagens, mas profissionalmente, hoje em dia, a DSLR ainda ganha pela rapidez e versatilidade.

3) Algum momento particularmente emocionante ao longo desses anos? 

Pra mim o momento mais emocionante foi quando  ganhei o prêmio de primeiro lugar no Wedding Brasil em 2010. Eles foram anunciando os premiados do 10º até o 1º lugar e quando vi a minha foto projetada no telão quase não acreditei. Foi realmente muito boa essa sensação.

4) Palavras finais sobre a fotografia?

Para mim a fotografia nunca sairá de moda, é o que ajuda a nossa memória a lembrar dos detalhes. Quando vejo um foto antiga tenho aquela sensação de estar ali novamente naquele tempo com aquelas pessoas. Muitas vezes lembro do que estava pensando e sentindo naquele momento em que fiz o clique. É impagável esse sentimento.

 Entrevista por Loscar Affonso

Fotógrafo João Salamonde
Fotógrafo João Salamonde

Para ver mais fotos do fotógrafo João Salamonde, clique aqui.