6 dicas certeiras para fotografar aniversário infantil 🎂🎉📷

 

O seu pequeno está crescendo, e isso merece uma festinha para celebrar! É mesmo muito bom aproveitar a ocasião para reunir a família e os amigos. Melhor ainda é registrar isso tudo em fotografias de qualidade.

Afinal, pode soar clichê, mas a sabedoria popular tem razão quando diz que uma imagem vale mais que mil palavras. Porém, para fazer os melhores registros desse momento especial, é preciso se atentar para alguns detalhes.

Pensando nisso, listamos 6 dicas certeiras para fotografar aniversário infantil. Confira!

A importância de fotografar aniversário infantil do seu filho

Você, que é pai ou mãe, percebe como o tempo passa rápido, e os pequenos já não são pequenos mais em um piscar de olhos. Eles realmente crescem em uma velocidade incrível!

Uma forma de não perder cada momento dessa evolução é fotografando. Festas de aniversário deles, então, são ocasiões perfeitas, pois é ali que estarão reunidas as pessoas mais queridas. Portanto, tire fotos e mais fotos! Esta é uma ótima maneira de guardar boas lembranças na memória.

Se você tem dúvidas sobre como obter os melhores ângulos ou maior qualidade nas imagens, não se preocupe. Aqui estão as 6 dicas que vão ajudar nisso!

1. Fotografe na altura dos olhos da criança

Você deve concordar que tirar uma foto de cima para baixo, longe do rosto da criança, transmite impessoalidade, um distanciamento entre ela e a pessoa que a vê. Além disso, esse tipo de foto dá um ar de fragilidade ao pequeno.

Por isso, experimente se abaixar, para ficar na mesma altura dele e… clique! A foto ficará ótima, pois terá a carinha do seu filho em destaque, registrando todos os detalhes do rosto dele.

2. Utilize lentes versáteis

Para não perder nenhuma imagem, prefira utilizar lentes capazes de alterar o zoom rapidamente. É que, em festas infantis, muita coisa acontece ao mesmo tempo, e um intervalo para troca do vidro significa, às vezes, a perda de uma bela fotografia.

Também pela dinâmica dos acontecimentos, você pode não conseguir se aproximar do seu filho a tempo de registrar uma boa foto em um momento inusitado — ele dançando não é uma graça? E nisso a lente com zoom entra em ação para ajudar, já que você vai poder fotografá-lo mesmo de longe.

3. Utilize o foco automático

Já pensou em perder uma foto maravilhosa porque o foco ficou ruim? Então, evite isso, utilizando o foco automático. Dessa forma, é possível fazer cliques até mesmo das crianças em movimento!

Basta ativar esse modo na câmera e apertar o botão de disparo até a metade. Assim, a máquina fotográfica prepara o foco e, só depois, registra a imagem. Esta é uma maneira bem mais segura de ter boas fotos.

4. Reúna as pessoas queridas para as fotos

Nós sabemos como é bom festejar o crescimento do seu filho. Mas cuidado para não se envolver tanto com a festa e esquecer de fazer cliques do aniversariante com os convidados. Você pode sentir falta dessas imagens depois!

Tire um momento para reunir a família e tirar uma foto. Chame os avós, tios, primos e outros familiares. Peça para que se organizem, de forma que caibam todos na mesma fotografia e façam poses.

Também vale tirar outras separadas, somente de alguns membros da família com o pequeno. Tire, ainda, algumas espontâneas, em que eles apareçam interagindo com o aniversariante.

E, não se esqueça: os pais também devem aparecer nos cliques. Peça a alguém para fotografar vocês junto ao filho, na mesa do bolo ou em outros cenários da festa.

Depois, chame os amigos do pequeno para uma foto também. Registre-os abraçados e, mais que isso, é fundamental ter imagens deles brincando, dançando, jogando jogos… Enfim, se divertindo e aproveitando a festa!

5. Registre os detalhes

Sabe aquele enfeite de mesa que você fez, ou encomendou, com tanto carinho? Ou aquele docinho que dá vontade de comer com os olhos? Fotografe-os! Além das imagens das pessoas da festa, também é importante ter registros desses objetos.

Você pode até pensar que são apenas detalhes, mas eles fazem a diferença. Pense também sobre todo o trabalho tido para organizar tudo… Por isso, o resultado final merece um clique! Isso vai garantir que você tenha na memória cada pedacinho daquele dia especial.

Mas faça isso um tempinho antes de a festa começar. Separe de 20 a 30 minutos antes do horário marcado para fazer as fotos, pois a movimentação dos convidados durante o evento pode atrapalhar.

6. Fotografe os momentos importantes

Se você pensa que somente o momento de cantar o parabéns e soprar a vela deve ser registrado, está enganado! Muitas outras situações da festa merecem um clique. Desde a recepção dos convidados, até as brincadeiras, as pinturas no rosto e a abertura dos presentes, tudo merece uma foto!

Portanto, mantenha a câmera fotográfica sempre à mão ou em um local próximo. Seja criativo no ângulo e busque novas perspectivas. Assim, você vai conseguir capturar belas imagens desses acontecimentos de forma rápida e fácil.

A eternização dos momentos especiais

De nada adianta registrar a celebração de mais um ano de vida do seu filho se as fotografias ficarem guardadas no canto de uma gaveta, não é mesmo? Essas memórias foram feitas para ser exibidas às pessoas!

Então, que tal providenciar a revelação das fotos e reuni-las em um álbum? Hoje, o mercado fotográfico oferece ótimas e variadas opções deles. Escolha as melhores fotos. Se necessário, faça pequenas edições, ou contrate um profissional para obter um resultado final mais sofisticado. Vai valer a pena!

Como você pode ver, momentos especiais, como a celebração do aniversário do seu filho, são únicos e passam muito rápido. Mas, para a nossa alegria, a fotografia foi criada exatamente para nos ajudar e lembrar deles com carinho.

Se antes você pensava que era difícil registrar a festa, com essas dicas para fotografar aniversário infantil, ficou bem mais fácil. Colocando-as em prática, com certeza você vai conseguir obter imagens incríveis e poder mostrá-las para o seu filho depois. Ah, e não se esqueça de guardá-las em um lindo álbum, para dar aquele toque final.

fotolivro é o álbum de fotos do momento! Conheça!