Afinal, como fazer um cartão de Natal personalizado para dar de presente?

Um cartão de Natal é um presente simples, mas que tem um significado enorme. Trata-se de uma forma de demonstrar que a pessoa que o deu tem um carinho especial pela presenteada. Além disso, ele vai além dos objetos com valor material.

Já que a ideia é presentear com algo diferente, que tal um cartão personalizado, feito por você mesmo? É possível decorá-lo e escrever nele tudo que se encaixe na relação que você tem com a pessoa que vai recebê-lo.

Gostou da sugestão, mas não sabe por onde começar? Então, vem com a gente, que nós vamos ensinar como fazer cartão de Natal bem legal!

1. Faça colagens no cartão de Natal

Um cartão personalizado tem que ter o seu toque e a sua cara, e as colagens são uma ótima maneira de fazer isso. Afinal, é você quem vai escolher o que vai estampar o papel branco.

Sabe aquelas revistas e jornais que você não usa mais e deixa guardados no fundo da gaveta? Recorte letras deles para formar frases com uma estética diferenciada. Você também pode pegar figuras de flores, presentes, corações, animais etc. Disponha tudo no cartão de forma a criar uma imagem harmônica.

Também vale imprimir fotos suas com a pessoa presenteada. Para ficar mais divertido, corte apenas vocês das fotografias e coloque as suas figuras fazendo coisas engraçadas, no meio das gravuras já coladas. Ela vai adorar!

2. Imite um jornal

Por falar em jornal, a pessoa querida gosta muito de ler notícias e não sabe mão desse meio de comunicação, ou trabalha com isso (como um comunicólogo)? Elaborar um cartão de Natal imitando um é uma ideia maravilhosa!

Você pode pegar na internet um fundo com aspecto de jornal e encaixar nele os escritos e imagens que preferir. Lembre-se de usar as mesmas fontes e disposição dos textos que você vê nas versões originais. Aqui, a criatividade vai contar muito, e o presenteado vai perceber que você realmente pensou em algo exclusivo para ele! Não tem erro!

3. Faça um cartão de Natal com origami

Origami é uma arte tradicional japonesa muito delicada e surpreendente ao mesmo tempo. Afinal, de um simples papel, é possível criar as mais diversas figuras. Utilizá-lo em um cartão de Natal permite, então, um toque especial.

E, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso muita habilidade para alguns tipos de origami. Há muitos sites na internet que ensinam o passo a passo para fazer a dobradura e que podem ajudar nisso.

Escolha o formato que quiser e faça o seu! Não é tão difícil assim! É possível também dar uma incrementada e escrever algumas mensagens carinhosas nas faces do papel.

4. Crie um efeito 3D

Sabe o efeito 3D usado nos filmes do cinema? Você já pensou em usá-lo em um cartão de Natal? O efeito é incrível! Para fazê-lo, utilize um papel mais resistente, como a cartolina ou o papel-cartão.

Faça nele o molde do desenho que quiser usando um lápis. Pode ser uma árvore de Natal, um boneco de neve, o rosto do Papai Noel, um floco de neve, ou outro símbolo natalino. Recorte com uma tesoura, seguindo as linhas traçadas.

Depois, você vai precisar cortar uma tira em formato de retângulo e dobrá-lo para frente e para trás, aos poucos, para dar um efeito sanfonado. Cole uma das pontas no cartão e a outra na figura que você criou.

Outra opção para deixá-la mais firme é cortar vários círculos de papel e colar um em cima do outro. Passe a cola nas duas faces e repita o processo feito com a fita sanfonada. Isso dará a impressão de que as gravuras feitas por você estão “saindo” do papel!

5. Cole botões

Outra maneira de dar mais “textura” para o seu cartão de Natal é colar botões nele. Sim, aqueles mesmos usados nas roupas. Escolha alguns de cores bem alegres e utilize-os como base para formar figuras diferentes.

Você pode desenhar em volta deles. Cole vários em formato de pirâmide e desenhe uma árvore de Natal no entorno dos botões, por exemplo, como se eles fossem as bolas de enfeite. Também é possível utilizar os brancos para criar bonecos de neve, que tal? Assim, o cartão ficará muito delicado!

6. Use fotos

Sabe aquela coleção de fotos que você tem com a pessoa presenteada e não sabe o que fazer com elas? Então, dentre as várias utilidades que se podem dar às fotografias com a família ou amigos, uma delas é decorar um cartão de Natal.

Imprima ou revele os registros que você tem e use-os no presente. Você pode escrever uma mensagem de carinho por cima da imagem, nos seus espaços claros, ou no verso dela. Isso é que é um presente personalizado!

7. Cole gravetos e fitas

Como você sabe, um dos principais símbolos do Natal é a árvore. Ela representa a gratidão pela vida de Jesus. Por isso, uma boa ideia é recriar o pinheiro no seu cartão. E, o melhor, será uma representação bem real.

Para isso, colha alguns gravetos na rua ou no seu jardim. Cole-os com cola quente no papel, formando um triângulo, para o formato da árvore. Na base debaixo, faça uma espécie de T de cabeça para baixo, para formar o suporte da “planta”.

Na parte interna do triângulo que você criou, passe fitas verde e vermelha (ou da cor que preferir), de um lado ao outro, do topo até a base. Assim, você criará a imagem de uma árvore de Natal bem criativa no seu cartão.

Você deve ter percebido que, embora seja um presente simples, é possível, sim, dar uma sofisticada no seu cartão de Natal e agradar a pessoa presenteada. Além disso, o sentido especial dele é ainda maior quando você mesmo o faz, você concorda?

E não é difícil! Basta aplicar essas dicas de como fazer cartão de Natal e abusar da sua criatividade. Assim, fica fácil acertar na escolha e, de quebra, mostrar para o seu familiar ou amigo que ele tem uma importância enorme para você!

Gostou da ideia? Conte com a gente para criar esse presente tão especial!