Canvas: conheças as telas com fotos mais charmosas para o seu ambiente

Na busca por criar uma decoração criativa e harmoniosa você certamente já se deparou com diversas opções de quadros e molduras, não é mesmo? Uma das dicas que fazem sucesso é utilizar as telas com fotos como forma de deixar o ambiente alegre e, ao mesmo tempo, com características que trazem individualidade.

Essas telas com fotos são chamadas de canvas e são muito práticas e interessantes.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que são, quais as vantagens, a diferença em relação aos quadros tradicionais e como esse objeto pode ser incorporado na decoração. Também daremos dicas de decoração tendo como base as suas fotografias. Confira!

O que são canvas?

Na linguagem fotográfica, um canvas é um tipo de suporte para impressões de imagens. Na língua inglesa, o termo pode ser traduzido como “tela”. Hoje, são chamadas de canvas as telas com fotos impressas em alta qualidade em um tecido de algodão ou uma mistura de algodão com poliéster, o que o deixa firme e resistente.

A ideia é que é o material seja tão bem-produzido que se assemelhe a uma pintura feita a mão, uma vez que a imagem se encaixa perfeitamente no formato, gerando um efeito artístico e bonito.

Vantagens

Atualmente, esta é uma das mais modernas técnicas de impressão de fotografias, principalmente quando comparada a outros materiais, como a lona e o vinil. Por ter a base de algodão, o canvas evita que a imagem tenha um efeito craquelado (ou seja, que apresente pequenas rachaduras na tinta) prejudicando o resultado final.

Outra grande vantagem da impressão nesse material é que não há a necessidade de tratamento para impressão, pois o foco é causar um impacto visual no ambiente.

Além disso, diferente dos quadros tradicionais com molduras, o canvas já está pronto para usar, o que evita o dilema de qual borda escolher, tendo em vista que a madeira precisa combinar com todo o restante da decoração.

Aspectos técnicos

Uma tela para fotos em canvas pode ser encontrada em duas versões: com ou sem armação de madeira. Ela é impressa sobre o material e depois aplicada sobre a armação para garantir a sustentação e dispensar o uso de molduras.

Nesse caso, a tela impressa envolve a estrutura e madeira de até 4 centímetros de altura, inclusive as bordas. É importante atentar para as laterais da imagem, que não devem ser prejudicadas pela dobra nas bordas. Ou seja, prefira imagens que possuam margens sem elementos importantes.

Na hora de realizar a impressão, o tecido passa por uma camada de resina e por um tratamento antimofo, que garante a durabilidade e o acabamento de pintura. Depois de impresso, o tecido é curado, esticado de forma manual e grampeado na armação, também chamada de chassi. Nesse momento, recebe uma camada de verniz, se tornando uma verdadeira obra de arte.

De que maneira as telas com fotos são usadas na decoração?

Sabemos que as fotografias podem ser elementos-chave na hora de montar a decoração dos mais diversos ambientes, uma vez que elas acrescentam toques pessoais ao espaço, tornando-o mais acolhedor. Por isso, usar telas com fotos em canvas é uma boa opção para trazer objetos aprimorados de design para a sua casa.

Como vimos, esse tipo de tela apresenta vantagens para a criação da decoração, uma vez que é leve, prática de manusear e tem um acabamento bem-feito, que garante um ar elegante para a peça.

Graças ao visual simples, porém aprimorado, a tela pode ser inserida em ambientes variados, como salas, corredores, quartos e até escritório, dependendo da área de atuação.

Outro aspecto que contribui para o uso de canvas para decoração é que ele promove um aspecto de despojamento ao espaço, principalmente quando a área do cômodo é menor, pois enriquece o ambiente, trazendo energia, intimidade e acolhimento.

Uma dica na hora de escolher qual tipo de imagem deve ser usada nos diferentes ambientes é buscar pela lembrança que você deseja compartilhar com seus convidados. Uma foto de viagem de família é uma ótima opção para as paredes da sala. Já quando a decoração é para um quarto, procure escolher fotos que remetam a lembranças ainda mais íntimas, como a foto do filho sorrindo, um lugar ou um objeto com alto valor sentimental.

Como organizar as telas na decoração?

Por se tratar de um formato leve e com cantos delicados, a tela com fotos em canvas são recomendadas para ambientes menores e, principalmente, onde existem crianças pequenas, pois é um objeto mais seguro e você não precisa se preocupar com acidentes. Mais do que isso, as características da tela em canvas permitem um resultado artístico e conceitual.

Ao contrário da confecção de quadros tradicionais, o modelo canvas permite rapidez na criação, já que você pode enviar o material para confecção de casa. Mas, para que a foto combine com o ambiente em que será usado é preciso ter atenção a alguns detalhes.

Primeiro, um dos grandes desafios é escolher o local onde será colocado, tanto no que se refere ao posicionamento (quando o objetivo é fazer uma sequência de telas) como também na altura e no espaço que o elemento vai ocupar na parede para que a visibilidade seja harmônica.

Em casos de composição de quadros, é preciso estar atento à altura, proporção, tipos, tamanhos da parede e área do ambiente. O ideal é procurar por imagens que possuam semelhanças quanto ao seu conteúdo, cor predominante ou estilo de fotografia.

Defina a altura correta, normalmente por volta de 1,60 m e leve em consideração a disposição de outros objetos para que o ambiente não fique carregado com muitas informações.

Por fim, lembre-se que a tela impressa envolve a estrutura de madeira, o que pode comprometer parte da imagem, ou seja, verifique se não possui nenhum elemento fundamental nos cantos.

Viu? As telas com fotos são ótimas opções para deixar o ambiente da sua casa mais charmoso e especial. O que você está esperando para experimentar na sua decoração?

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre como funciona a impressão de telas com fotos em canvas, entre em contato conosco agora mesmo!