Saiba como criar uma linda decoração com fotos em sua casa 🥰🖼🏠

Você já pensou em fazer uma decoração com fotos para a sua casa? Nos últimos anos, as pessoas deixaram de ter as fotos impressas em álbuns e passaram a contar apenas com o armazenamento digital, seja em Hds ou em nuvem, o que certamente é um erro.

Certamente, muito melhor do que manter suas fotos em meios digitais, como no computador ou no smartphone, é poder tê-las fisicamente, impressas no papel, não acha? Afinal, fotografias são registros de momentos felizes e emocionantes que você deve guardar como lembranças e, no formato digital, elas podem se perder ou não recebendo a devida importância.

Porém, deixar esses registros guardados em um armário ou em caixas também não é a melhor opção. Por isso, o que você acha de dar outro uso para eles, como na decoração da sua casa? Já pensou nisso? Assim, você pode proporcionar mais leveza e uma sensação de aconchego para o ambiente doméstico. Além disso, os espaços terão a sua cara e as pessoas queridas poderão vê-los sempre que fizerem uma visita a você.

Então, confira algumas dicas de como criar uma linda decoração com fotos na sua casa. Com certeza, você vai adorar!

O bom e velho porta-retrato

Na maioria dos lares, o porta-retrato é o item básico que compõe a decoração com fotos da sala de estar ou do quarto, com imagens de toda a família ou de momentos mais que especiais. É o método mais tradicional de decorar a casa com imagens.

Porém, para ter um resultado incrível, a melhor opção e inovar. Fuja do clássico e dê um ar mais moderno a essas fotos, buscando modelos mais atuais, em metal e de cores bem chamativas, para que se destaquem na decoração. Experimente também variar nos formatos e tamanhos pela casa.

Vale também distribuir esse objeto por locais da casa mais improváveis, como no banheiro ou na cozinha. Você pode até trocar o estilo de fotos dele, colocando imagens mais artísticas, de paisagem ou comida, por exemplo.

Modernizando (um pouco) com o painel de fotos

Se você já se cansou do porta-retrato e quer algo um pouco mais moderno e diferenciado, o painel de fotos é uma boa ideia! São várias opções para você escolher, que vão desde o metal até o arame. Quer ver?

Esse artefato pode apresentar diferentes tamanhos, cores, texturas e materiais diferentes. Por isso, o seu efeito é o mais variado possível. O painel de fotos pode estar presente nos diversos cômodos da casa e ainda tem como uma grande vantagem a possibilidade de poder variar as fotografias que fazem parte da sua composição.

Você pode comprar aqueles murais de metal nos quais as fotos ficam presas com ímãs (prefira os menos comuns!). Ou, ainda, aqueles com molduras coloridas e um vidro por cima das fotos, para protegê-las — vamos lá, use a sua criatividade!

É possível montar um painel diferente, com uma grade, por exemplo. Utilize, nesse caso, grampos de madeira para prender as fotos nela. Esse painel também pode surgir de uma moldura de madeira ou metal, na qual você prenda arames em diversos formatos. Aqui, a dica dos grampos também é bem útil!

Outra dica interessante é montar um painel com fios de luzinhas. Esse recurso causa um efeito aconchegante e valoriza as imagens pela casa, deixando o seu espaço ainda mais bonito, especialmente no período da noite.

Um papel de parede personalizado

E se, em vez de pregar as fotos na parede, nos mais variados formatos, elas já estiverem nela? Sim, estamos falando de papel de parede, mas não é nenhum daqueles padronizados ou monocromáticos. Encomende um diferente, composto por diversas fotos.

Podem ser imagens suas, daquelas férias que você passou com as pessoas que você ama, dos pets, e outros tantos momentos mais que especiais ao lado da família etc. Porém, lembre-se de mesclá-las com paisagens e outras fotos aleatórias.

Afinal, só as fotos de família e amigos podem deixar a sua decoração com muita informação visual e as suas visitas poderão ter dificuldade em admirar todas elas sem cansar a visão ou não entender bem a mensagem que você quer passar. Uma dica é pensar bem sobre a localização da parede que receberá o acabamento para não deixar a decoração carregada.

Um varal que não é de roupas

Para fugir um pouco da ideia de fotos na parede, o que acha de ter um varal em que, em vez de roupas, você pode pendurar registros de momentos bons? Então, providencie uma linha (pode ser de nylon ou um barbante mesmo) e pregue nela as suas fotos, utilizando grampos, pregadores ou qualquer outra forma que você achar criativa e que combine com o estilo do seu espaço.

Estique o varal de uma parede a outra, do jeito tradicional mesmo, e prenda-o. Ainda, se você preferir, também é possível fazê-lo na vertical, com a linha presa a partir do teto — nesse caso, você vai pregar as fotos pela lateral.

A vantagem desse tipo de disposição das fotos é que você pode facilmente retirar as que já estão no varal há algum tempo e trocá-las por outras mais recentes sem ter nenhum grande trabalho. Assim, você não se cansará delas tão rapidamente.

Varal em formatos geométricos

Para dar uma variada no formato padrão de varal, experimente fazer um seguindo traços que formem triângulos, por exemplo. Para isso, você vai precisar de linha (pode ser a mesma usada no varal tradicional) e pregos.

Fixe-os na parede a ser decorada, espaçando-os e organizando-os de acordo com a sua preferência. Em seguida, prenda a ponta da linha em um deles e vá transpassando-a pelos outros até formar o desenho que você quiser. Para finalizar, amarre a ponta no último prego. Depois, é só pendurar as fotos!

Fotos iluminadas

Quer dar ainda mais destaque às suas fotos? Pois você já pensou em colocá-las em luminárias? Essa é uma forma diferente de explorar suas fotografias e você mesmo pode criar essa verdadeira obra de arte!

Para isso, você vai precisar de canudos de metal ou arames mais resistentes. Pregue o maior deles no teto e, quanto aos outros menores e mais finos, você vai enroscar a ponta deles ao longo daquele.

A ideia é que pareça uma árvore com seus vários galhos de cabeça para baixo. Depois, fixe as fotos nas hastes mais finas, ao longo de toda a sua extensão e, então, faça com que a fiação elétrica passe por dentro do tubo grande e instale uma lâmpada ao final dela. Prefira aquelas mais frias, para que não aqueçam muito as fotografias, pois isso pode queimá-las.

Se você quiser luminárias sobre os móveis e que sejam mais rústicas, também dá para fazer. É só comprar canudos de bambu e prendê-los uns nos outros com cordas e colas nas pontas, formando cubos. Cole as fotos que desejar em cada face dele e, dentro, instale a lâmpada que vai iluminar as suas imagens! Fica lindo e dá um aspecto aconchegante ao ambiente.

A cidade toda dentro da sua casa

Uma tendência bem moderna de decoração é fixar na parede uma paisagem da cidade que você mais gosta, em estilo skyline, ou seja, mais fino na altura e largo no cumprimento, como uma foto panorâmica.

Para isso, escolha um espaço bem largo da sua casa e deixe ali uma foto de um espaço urbano. Você pode deixá-la colorida, ou em preto e branco, caso a sua decoração já tenha muitas cores e adereços.

Uma foto, vários quadros

Uma ideia bem legal para expor as suas fotos de uma forma bem estilosa é pegar aquela imagem que você ama e parti-la em vários pedaços. Depois, faça uma impressão delas em tamanhos diferentes. Em seguida, escolha molduras parecidas, porém com diferentes medidas, uma que atenda a cada parte da imagem original.

Disponha as molduras com os pedaços da foto em uma parede, uma encostada na outra, pelas laterais ou pelas partes de cima e de baixo, até formar a foto inteira. Assim, você deixa aquela parede lisa e sem graça com muito mais cor e estilo.

Fotos em galhos secos

Quer dar um ar mais rústico para a sua casa? Que tal experimentar fazer a sua decoração com fotos com galhos secos de árvores? A ideia é pendurar as imagens, com linha de nylon ou outro material, e associar com pequenas luzes. Nesse caso, também é válido apostar em lâmpadas frias para evitar o aquecimento da madeira, que pode causar acidentes.

Aposte em cabides

Outra forma de dar vida às suas fotos é reaproveitar cabides de roupas e fazer um outro tipo de varal. Você pode criar um espaço com uma arara de roupas ou espalhar ganchos pela casa de modo que as fotos façam parte da decoração. É simples, barato e muito charmoso!

Fotos em fitas

Se você é daqueles que gostam de um toque de cor e muita alegria no ambiente, uma dica é utilizar fitas coloridas para amarrar as fotos, seja em formato de varal ou em um painel. A ideia é ligar cada uma das imagens, deixando o ambiente leve e descontraído.

Dicas para fazer a decoração com fotos

Agora que você já tem várias ideias de decoração com fotos, confira algumas dicas básicas para colocá-las em prática:

  • escolha o local que vai decorar com cuidado;
  • defina as fotos que são mais importantes para você;
  • veja qual é o seu estilo;
  • imprima imagens em boa qualidade;
  • conte com ajuda de pessoas especiais para escolher as imagens;
  • monte a sua decoração.

Então, por que seguir ideias clichês de decoração com fotos, se você pode inovar e, ainda, aproveitar as memórias registradas em imagens para deixar sua casa mais bonita? Além disso, por que manter essas memórias guardadas se você pode deixá-las expostas para que todos vejam?

Use e abuse da decoração com fotos, colocando em prática essas dicas. É muito simples de fazer e tem opções para todos os gostos e ambientes, basta que você use a sua a criatividade e escolha as imagens que mais combinam com o seu estilo e o da sua casa!

Entre os momentos para serem lembrados estão aqueles que você passa com seus amigos. Por isso, tão importante quanto registrá-los e fazer uma boa impressão. Saiba como!