Você já sabe como tirar selfies perfeitas? Confira!

Você já abriu algum perfil nas redes sociais e encontrou selfies surpreendentes? Provavelmente você se perguntou como aquelas fotos foram produzidas, não é mesmo? E, possivelmente, imaginou que o dono das fotos utilizou algum equipamento ou iluminação profissional.

No entanto, existem algumas técnicas que contribuem para tirar selfies perfeitas. Utilizando seu celular, você conseguirá produzir imagens capazes de surpreender todas as pessoas que te acompanham nas redes sociais.

Seja para registrar algum momento, seja apenas para revelar um pouco mais sobre você, é imprescindível fazer fotos incríveis para que a recordação seja sempre boa. Por isso, explicamos como tirar selfies perfeitas, ajudando você a encantar e surpreender seus amigos. Acompanhe!

Pense na iluminação

O recomendável é sempre tirar fotos na luz natural, preferencialmente pela manhã ou no final do dia. Deixe o sol iluminar seu rosto, opte por uma luz lateral, de modo a evitar que seu rosto saia distorcido ou com uma cor chapada.

Além disso, a iluminação do sol permite que você tire uma foto mais natural. E ainda evidencia a cor real da sua pele e não produz interferências artificiais.

Outro ponto importante é a definição da foto. Alguns celulares têm recurso para fotos noturnas, mas elas saem granuladas e sem qualidade, enquanto a foto com luz natural preza pela nitidez da imagem.

Também é conveniente evitar a utilização de flash, já que a câmera está muito próxima do seu rosto. Isso pode deixar sua pele com uma cor estranha, com aparência de oleosidade, sem linhas de expressão e pode destacar algumas imperfeições.

Posicione a câmera corretamente

Sem dúvida, esse detalhe diz muito sobre o resultado da foto, sendo então fundamental pensar no ângulo que você fará a imagem. Para isso, você deve posicionar a câmera de modo que deixe rosto simétrico.

Uma dica é posicioná-la acima de você. Além de valorizar a iluminação, esse ângulo evita que outras partes do corpo saiam distorcidas, como o queixo. Então deixe a câmera posicionada acima da linha dos olhos e incline seu rosto um pouco para baixo.

Se você identificar a necessidade de posicionar a câmera mais distante de você, seja para captar um ângulo mais aberto, seja para mostrar o ambiente, utilize um pau de selfie e, da mesma forma, mantenha o celular posicionado um pouco acima de você.

Outra dica importante é evitar o uso da câmera frontal do seu celular. Normalmente, ela tem uma resolução inferior à câmera traseira, e pode deixar a imagem distorcida e fosca.

Deixe a vergonha de lado

Esqueça a sua timidez por alguns minutos e explore o carão! Faça vários testes de diferentes olhares e expressões. Tente algumas selfies com a fisionomia mais séria, e abuse do seu sorriso em outras.

Dessa maneira, você descobrirá seu melhor ângulo e ficará mais confortável ao tirar selfies com outras pessoas. Se você não gostar do resultado, basta excluir as imagens no seu celular e continuar testando.

Se ainda assim você continuar com um pouco de vergonha para tirar as selfies, você pode tentar fazê-las utilizando óculos escuros. Certamente você se sentirá mais confiante.

Experimente novos espaços

Você pode testar todos os ambientes da sua casa. Aproveite a luz que entra em cada janela, em cada cômodo, e posicione sua câmera, de modo a testar qual iluminação valoriza mais o seu rosto.

Além disso, o ambiente externo também deve ser muito bem aproveitado para construir selfies perfeitas. Aproveite alguma viagem com os amigos ou família, uma festa ou apenas um passeio no parque ou na praça, e faça novas fotos.

Quando fizer fotos externas, ao visitar algum lugar interessante, procure posicionar a angulação da câmera de modo que valorize seu rosto e também exponha um pouco do espaço onde você está.

No entanto, tenha cuidado com os espaços que serão explorados nas fotos externas. Não vale a pena se arriscar e entrar em um local inseguro para registrar uma selfie, já que isso pode trazer grandes problemas.

Faça a edição da foto

Existem diversos aplicativos gratuitos de edição de imagem que permitem que você faça um balanceamento do brilho, contraste e saturação da sua foto, possibilitando a correção de alguns problemas de cor ou simplesmente valorizar mais a imagem.

Se você tiver dificuldades para fazer esse balanceamento de cor, você pode utilizar os filtros prontos que esses aplicativos disponibilizam. Normalmente eles têm um perfil deixando a foto transparecer uma tonalidade retrô, moderna, entre outras.

Ainda que os filtros sejam capazes de corrigir algumas pequenas imperfeições e valorizar as cores, é necessário ter cuidado e não abusar dos recursos desses aplicativos, já que isso pode deixar a foto carregada a destacar pontos indesejados.

Aproveite o momento

Uma das coisas que mais valoriza a foto é a naturalidade da sua expressão. Por isso, aproveite ao máximo o momento em você está vivendo e utilize a câmera para registrar aquele instante de alegria. As fotos espontâneas podem revelar sorrisos e olhares sinceros, conquistando então várias curtidas e comentários, já que esses fatores são os mais admirados pelas outras pessoas.

Procure se reunir com os amigos, familiares ou com a pessoa amada. Uma selfie não é, necessariamente, uma foto que você tira sozinho. A companhia de uma pessoa que você tem afinidade pode deixar o momento mais leve e descontraído.

Essa companhia também pode ajudar você a vencer a timidez nas fotos. Chame alguém para passear, ligue a câmera e divirtam-se. Façam caretas e deem boas risadas, gerem imagens despretensiosas e, depois, veja o resultado.

Ao fim dos cliques, é hora de preparar a legenda. Você pode criar uma frase que represente o momento, pensar em um trecho de alguma música ou livro que você goste muito.

Agora que você já sabe como tirar selfies perfeitas, é só colocar tudo em prática e, principalmente, aprender a se divertir com isso. Deixe a vergonha de lado e compartilhe sua foto com seus amigos.

O que você achou das nossas dicas? Sempre construímos conteúdos como este, capazes que ajudar você a trabalhar com imagens de forma simples e surpreendente. Acompanhe nosso FacebookTwitter e LinkedIn e fique por dentro de tudo!