Diagramação de álbum de casamento: saiba como fazer! 👰🤵📸

O casamento é um momento sublime. São meses, ou até mesmo anos, de preparativos para que tudo saia perfeito no grande dia. Dos diversos elementos que permeiam essa data, sem dúvidas, a fotografia ocupa um espaço essencial, afinal, é ela que vai ajudar a guardar as recordações desse dia. E é por isso que quem está pensando em se casar ou já tem as imagens deve pensar sobre a diagramação de álbum de casamento.

Entre profissionais de fotografia e clientes, o fotolivro é a modalidade de álbum mais procurada, pois, por meio dele, é possível fazer uma diagramação personalizada, abordando a história do momento, levando em conta o perfil do casal. Se você ainda não tem ideias de como fazer o álbum perfeito, leia este artigo até o final! Aqui vamos dar 7 dicas para você ter um material incrível em mãos! Confira!

1. Escolha bem as imagens 📸

O dia do casamento é um dia repleto de acontecimentos e emoções. E, por isso, não são raras as vezes que o fotógrafo termina a festa com milhares de fotos na câmera, o que é um desafio e tanto na hora de fazer a diagramação de álbum de casamento.

Além disso, um fotolivro com centenas de fotos pode ficar cansativo para quem vê de fora. Por essa razão, é preciso escolher bem as imagens que vão compor o material.

Normalmente, um álbum tem em média de 100 a 150 imagens dispostas em lâminas de modo atrativo. É importante, portanto, definir quais registros são essenciais para a recordação do momento, não deixando nada nem nenhum convidado importante de fora.

2. Use o espaço em branco 📸

Apesar de muitas pessoas desejarem preencher completamente a área do álbum com o maior número de imagens possíveis, para aproveitar o investimento, essa é uma opção inadequada que pode deixar o álbum com aspecto carregado e pouco harmonioso.

No geral, é fundamental aproveitar o espaço em branco, também conhecido como área de respiro, para dar leveza ao fotolivro, inclusive para a leitura fotográfica do material.

Esse espaço pode ser ainda mais útil em sequências muito longas de imagem em que, literalmente, os olhos necessitam de um descanso. Na área destinada às fotos com padrinhos e familiares esse espaço pode ser menor, desde que seja uma exceção e não regra.

3. Conte a história em capítulos 📸

A diagramação de um álbum de casamento deve partir do princípio de contar a história vivida pelas pessoas nessa data tão importante. Para isso, as fotos precisam seguir uma sequência lógica ao longo das páginas do material.

A maior parte dos casamentos segue uma mesma ordem de acontecimento: making of, entrada dos noivos e padrinhos, celebração, troca de alianças, jogada de bouquet etc.

Para que o resultado do material realmente conte uma história, é imprescindível que todos esses momentos sejam agrupados, fazendo com que a narrativa seja feita em espécies de capítulos. Assim, quem estiver vendo o álbum, entenderá os acontecimentos, mesmo sem ter estado presente no evento.

Além disso, quando se fala em narrativa, não se pode deixar de lado o cenário. Com as imagens do local em que ocorreu a festa, haverá elementos para uma maior compressão de quem está vendo as fotografias.

Isso acontece pois, com a apresentação do local, o espectador acaba sendo transportado para dentro do evento, imaginando ou revivendo tudo o que houve na data. Apenas tenha cuidado para que esses registros não ocupem espaço demais no álbum!

4. Aposte no princípio da repetição 📸

Outro aspecto que pode ser bastante explorado na diagramação é o princípio da repetição. Isso não significa colocar diversas fotos semelhantes em uma sequência, mas, sim, utilizar padrões ao longo do álbum para criar uma simetria.

Alguns padrões interessantes de serem explorados são tonalidades de cor que combinam (preto e branco por exemplo), tamanho de foto, locação da imagem ou uso de vetores. O tipo de elemento escolhido pode variar de acordo com o tema da festa ou do gosto pessoal do casal.

5. Cuide da harmonia do projeto 📸

Um álbum de casamento deve prezar pela harmonia em todo seu conteúdo. Por isso, algumas dicas básicas podem fazer com que o resultado seja ainda melhor, tais como:

  • evite usar fotos coloridas e preto e branco na mesma página;
  • cuide da proporção das imagens, dando destaque para aquelas que realmente contem uma história;
  • tenha atenção aos filtros utilizados na edição;
  • não utilize imagens tortas;
  • evite o efeito “história em quadrinhos”, ou seja, muitas fotos em uma mesma página;
  • não use fotos ou texturas de plano de fundo para as imagens principais.

6. Tenha cuidado com as cores 📸

Ao longo de uma festa de casamento, o fotógrafo pode estar sujeito à variação de locações, iluminação e ambientes. Além disso, a própria troca de câmeras e objetivas pode fazer com que haja uma diferença na tonalidades das imagens. O problema é que esses arquivos juntos, se não passarem por um bom processo de edição podem levar a um efeito pouco harmonioso para o álbum.

Nesse caso, a dica é ter cuidado com as cores predominantes na imagem e, caso queira, realizar uma edição a fim de que tenham efeito semelhante. Existem alguns softwares gratuitos e outros licenciados que oferecem um serviço de edição capaz de uniformizar a aparência da imagem.

7. Contrate uma pessoa especializada para a criação 📸

Mesmo com todas essas dicas, fazer a diagramação do álbum de casamento pode ser bastante complicado. Por essa razão, algumas empresas oferecem serviço de diagramação e impressão de fotolivros personalizados.

Na Nicephotos, por exemplo, o cliente pode escolher as imagens que mais contam a sua história e montar um projeto de acordo com as suas expectativas, tudo online. Além disso, é possível escolher a quantidade de páginas, o módulo de montagem — se é simples ou profissional — e também detalhes que deixam o material ainda mais especial.

Lembre-se de pensar cuidadosamente sobre todos os aspectos, afinal, é a recordação de um momento inigualável. Por isso, não deixe de valorizar o trabalho de um profissional. Assim, você terá em mãos algo de qualidade e que te faça lembrar, da melhor forma possível, dessa parte tão especial de sua vida.

Gostou das nossas dicas para fazer a diagramação de álbum de casamento? Se você quiser saber mais sobre sobre o assunto, confira nosso artigo com informações valiosas se vale a pena investir em um fotolivro de casamento!