Fotos de formatura: conheça as vantagens e dicas para arrasar! 👨‍🎓👩‍🎓📸

Depois de muitos anos dedicados, noites perdidas e muito aperto, enfim chega a hora da formatura. Sem dúvidas, esse é um momento muito especial na vida de qualquer pessoa. Por isso, merece os melhores registros. As fotos de formatura são essenciais para guardar recordações dessa fase de sua vida com amigos e a família. Mas você sabe como ter bons registros fotográficos do seu momento?

Neste artigo, vamos falar da importância de ter boas fotos de formatura, dar dicas para arrasar e ainda mostrar qual é a melhor forma de presentear a família, que tanto torceu por você, com as imagens. Confira!

Por que fazer um ensaio de formatura?

A formatura é um momento muito importante. Afinal, ninguém passa por uma graduação, um curso técnico ou outro tipo de formação sem fazer esforço ou sacrifício. Portanto, é o momento de celebrar a conquista.

Como todos os momentos especiais pelos quais passamos, o da formatura merece ser registrado. E é por isso que fazer um ensaio fotográfico nesse período é tão importante.

Pense bem: você certamente quer ter registros ao lado de familiares, amigos, professores e todas as pessoas que foram importantes durante o curso. Além disso, as tradicionais fotos com o diploma e as imagens ao lado da turma têm seu lugar nos álbuns e nas paredes dos brasileiros.

Hoje em dia, todo mundo tem celular com câmera, então registros são feitos a todo o momento. No entanto, devido à magnitude de uma formatura, contratar um profissional ou alguém que fique por conta de fotografar é uma boa ideia, pois você não vai querer perder nenhum detalhe da festa, não é mesmo? Todos os registros são importantes, principalmente aqueles pelos quais ninguém espera. Essas certamente serão algumas das melhores imagens da sua celebração.

Quais são as dicas para ter boas fotos de formatura?

Na maioria dos lugares, as festividades de formatura dividem-se em uma solenidade para colação de grau e um baile de gala. Para ter fotos dos momentos com qualidade, você pode seguir algumas dicas. Confira a seguir!

Colação de grau

A colação de grau é um momento mais formal, em que os alunos esperam pela entrega dos certificados. Nessa ocasião, todos estarão com o traje tradicional acompanhado do capelo.

Para não errar nas fotos desse momento, o fotógrafo precisa estar atento a todas as expressões: de ansiedade, nervosismo, alegria e comemoração. Por isso, é fundamental ter um olho sensível e rapidez nos disparos.

Se quiser aparecer bem na foto, homens podem fazer ou aparar a barba, e mulheres podem investir em uma maquiagem mais clássica e penteados que não serão destruídos pelo acessório na cabeça. No dia da colação, a roupa não é importante, pois ela estará debaixo da beca. E não se esqueça de fazer fotos mais espontâneas e divertidas!

Baile de gala

Em muitas instituições, o baile de gala tem proporções gigantescas e é um momento esperado por muitos alunos. Por essa razão, é normal que os formandos queiram ter várias fotografias dessa celebração.

Normalmente, nessas ocasiões, usa-se traje de gala, cabelo e maquiagem para noite. Essa é uma boa oportunidade para ter fotos lindíssimas e que marcarão a sua vida.

Por ser à noite, a principal dica, especialmente se suas fotos não forem feitas por um fotógrafo profissional, é ter cuidado com a iluminação. Além disso, cuide para que todas as pessoas importantes na sua vida façam algum registro com você, para que não fiquem de fora do álbum.

Como montar um fotolivro de formando?

Depois de ter belas fotos de formatura, incluindo todas as festividades, é hora de pensar em como guardar esses arquivos. Com a grande popularização de câmeras digitais e smartphones, as pessoas tendem a não ter a fotografia impressa. Apesar de ser uma praticidade ter todos os arquivos na palma da mão, esse hábito acaba com a essência da fotografia que é reunir família e amigos em torno de um álbum para rever momentos importantes. Além disso, o risco de perder esses arquivos também é grande.

Uma solução moderna e interessante para isso são os fotolivros. Podemos dizer que é uma reformulação do tradicional álbum de fotografia, em que as imagens são dispostas da maneira que o cliente quiser e impressas em papel de alta qualidade (no álbum tradicional, elas são coladas). A ideia é fazer com que as suas fotos fiquem armazenadas em uma espécie de livro, personalizado de acordo com o seu perfil.

Para fazer um fotolivro de formatura, reúna as suas melhores fotos, faça uma edição, e procure uma empresa especializada na produção desse tipo de álbum. Algumas delas que oferecem serviço online permitem que você mesmo possa selecionar a posição da foto, contando a sua história do que jeito que fizer mais sentido para você. Também podem ser acrescentados na diagramação textos explicativos e  frases marcantes.

Como presentear a família com um fotolivro?

Se a sua família esteve com você ao longo do curso, até apoiando e auxiliando, certamente você vai querer fazer uma homenagem, não é mesmo? Por isso, fazer um fotolivro de formando é uma boa opção, pois, você poderá selecionar as melhores imagens e entregar aos seus familiares.

Para que o material fique ainda mais interessante, você pode acrescentar outras recordações ao longo das páginas. Com isso, seus pais ficarão muito felizes e exibirão com orgulho o fotolivro para amigos e familiares.

As fotos de formatura não devem ser deixadas de lado, especialmente se essa é uma conquista especial para você. Por isso, invista em um profissional que fará as melhores imagens e, monte um fotolivro para que sirva de recordação.

Se você gosta de fotografia e quer receber mais dicas como a deste artigo, confira nosso conteúdo com 6 dicas certeiras para fotografar aniversário infantil!