Descubra como tirar fotos de carnaval perfeitas aqui! 🎊💃📸

O Carnaval está chegando e, junto a ele, os blocos de rua, festas e desfiles que são famosos ao redor do mundo. Com tantas opções de folia, as fotos de Carnaval são capazes de capturar os momentos de cor e alegria pelos quais o feriado é tão conhecido.

Se você pretende participar dos festejos e aproveitar para registrar o momento em imagens, preparamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo a corte do rei Momo e tirar as melhores fotos de Carnaval possíveis.

Preparação para a folia

O Carnaval é uma época de alegria e diversão, mas também de tumulto e confusão, principalmente os blocos de rua. Então, se você pretende registrar os melhores momentos, deve sair de casa preparado para as situações mais complicadas.

Se você vai usar o celular para fotografar, lembre-se de deixá-lo bem carregado, pois, mesmo que haja um ponto de carregamento, as chances de ele estar lotado são grandes.

Outra coisa é ter um local seguro para guardá-lo enquanto não estiver fotografando, pois, no meio da multidão, é muito fácil perder o celular e, com ele, todas as suas fotos. Pense em comprar um porta dólar, por exemplo.

Se você está pensando em levar uma câmera, as mesmas preparações se aplicam. Caso esteja com medo de alguém roubá-la, saiba que uma câmera não é o alvo mais visado, pois é mais fácil passar e pegar um celular na mão de um folião do que esse aparelho.

Além disso, tente se informar antes sobre como é o evento, seja bloco, baile ou desfile. Essas informações vão ser muito úteis na hora de configurar a máquina e, até mesmo, quais situações você pode esperar.

No final, o mais importante é não levar algo que vá atrapalhar sua diversão nem fazer você se destacar entre os foliões. Assim, todos podem curtir a festa.

O foco das fotos de Carnaval

O Carnaval é cheio de movimento, cores e momentos inusitados. Todos podem dar excelentes fotos. Desse jeito, encontrar algo que valha a pena registrar não é o problema aqui. É saber como fazer para capturar os melhores.

Os blocos de rua são cheios de vida e expressão popular. Cada um deles oferece um pedaço vivo da cultura e gera ótimas oportunidades de fotos. Mas, ao mesmo tempo, pelo constante movimento, é muitas vezes difícil conseguir fotografar.

Assim, uma dica é tentar encontrar um lugar um pouco mais calmo, normalmente localizado mais para as bordas, onde você consiga tirar a foto sem ser constantemente esbarrado pelos foliões. Tente capturar grandes blocos de pessoas com o local ao fundo.

Se o problema é as imagens saírem borradas ou você querer capturar uma fantasia específica, às vezes é uma boa ideia invocar um pouco o “cara de pau” que existe dentro de você e pedir para a pessoa posar para a foto. Se ela não quiser, respeite. Aparecerão outras oportunidades para fotos de Carnaval.

Falando nisso, seja em um bloco ou em um baile fechado, é muito importante respeitar a privacidade e a imagem das pessoas. É muito comum que haja momentos íntimos ou constrangedores no Carnaval que não devem ser registrados. Principalmente, não podem ser publicados e marcados nas redes sociais. Antes de tirar qualquer foto, em especial de desconhecidos, pense se você gostaria de ser fotografado naquela situação.

Se estiver em dúvida do que fotografar, fotografe apenas você e seus amigos. É possível registrar a folia e os lugares através apenas do seu grupo. O importante é não incomodar ninguém nem se estressar. Afinal, o Carnaval é feito para se divertir.

Dicas para tirar boas fotos de Carnaval

As fotos de Carnaval são um pouco diferentes das outras por um motivo simples: em sua maioria, são fotos em movimento e espontâneas. Assim, é muito difícil planejar o que vai ser tirado. Mas algumas precauções ainda podem ser feitas para melhorar a qualidade do resultado.

Na hora, você não terá tempo de configurar a câmera para cada foto. Por isso, é uma boa ideia fazer uma configuração mais ampla antes de sair de casa. O fator principal na qualidade das fotos que pode ser ajustado é a luz.

Se você vai a um bloco durante o dia, pode contar com a iluminação natural, que é perfeita para fotos. Assim, deixe o flash desligado. Só lembre de sempre tirar as fotos a favor da luz do sol. Caso contrário, os objetos ficarão ofuscados e não será possível ver nada.

Em ambientes fechados e à noite, o flash vai ser essencial para as suas fotos. Mas lembre que ele tem um alcance reduzido e, no meio da multidão, é possível que uma mão perdida faça sombra no que você deseja fotografar.

Uma dica que serve para remediar isso, além de ser útil em todas as ocasiões, é tirar várias fotos da mesma coisa. Provavelmente você só vai conseguir verificar como ficou ao chegar em casa. Tirar várias de posições ligeiramente diferentes faz com que as chances de algum imprevisto prejudicar sua foto sejam menores.

Por fim, busque sempre limpar a lente da sua câmera, principalmente no caso da lente do celular, que é muito fácil de ficar com marcas de dedos e suor do bolso. Uma limpeza rápida já melhora muito a qualidade das fotos, que, de outro modo, poderiam ficar borradas ou com pequenas manchas.

Locais para recordar

O Carnaval é apenas uma vez ao ano. Mas isso não significa que você deva deixar o sentimento da folia apenas por uma semana. As fotos de Carnaval podem ser usadas para reviver os melhores momentos o ano inteiro.

Fazer uma boa seleção das fotos que você tirou e editar aquelas que merecem ser guardadas pode ser uma experiência maravilhosa e vai resultar em uma linda coleção que você pode usar para manter a folia na sua vida.

Mas deixá-las guardadas em uma pasta no computador é deixar um potencial perdido. As fotos que você tira podem ser usadas para criar lindos murais de fotos e mesmo um quadro colorido para se colocar na parede.

As fotos de Carnaval servem para manter a alegria e animação do Carnaval vivas durante o ano todo e esses cuidados e dicas vão ajudar a você tirar as melhores fotos e continuar aproveitando a folia!

Conte abaixo as suas melhores experiências do Carnaval e as fotos que resultaram delas!