Como deixar viagem em família inesquecível através das fotos? 📸🗺❤

Uma viagem em família sempre é um momento único. Seja visitando um lugar pela primeira vez ou retornando a um dos seus destinos favoritos, a experiência da viagem é diferente. Os olhos com os quais você está vivenciando tudo aquilo são diferentes, e o destino sempre tem um jeito de criar situações inusitadas.

Sendo assim, cada viagem oferece momentos que merecem ficar na memória. É possível propiciá-los com um pouco de preparo, disposição e espontaneidade e, se usadas com cautela, as fotografias servem não apenas como registros desses momentos, mas a própria procura por uma boa foto é capaz de gerar momentos inesquecíveis por si só.

Para ajudar a tornar sua viagem em família ainda mais memorável, preparamos este post para você. Trouxemos conselhos sobre como propiciar os melhores momentos da sua viagem, dicas para registrá-los e, por fim, como utilizar as fotos tiradas na viagem para criar boas lembranças. Boa leitura!

Como propiciar momentos inesquecíveis?

Planejar uma viagem em família com antecedência permite que você aproveite ao máximo com o tempo e o orçamento disponíveis. Para um bom planejamento, é necessário levar em conta os desejos e limites de todos que vão participar.

Principalmente quando se viaja com crianças, escolher o roteiro certo pode ser a diferença entre a viagem dos sonhos ou um pesadelo. Lembre-se de que crianças cansam rápido e não aguentam ficar muito tempo caminhando ou paradas em um lugar só.

Levando isso em consideração, tente criar um roteiro que saia do lugar comum. Visitar os pontos turísticos do lugar é bom, mas você nunca vai conhecer realmente uma cidade se for apenas aos mesmos lugares que todos os demais turistas.

Sempre que possível, procure fazer trajetos em que possa andar a pé, pois desse jeito você vai ter mais contato com as pessoas da região e sempre existe a oportunidade de achar um lugar, como um café ou lojinha, que não está nos mapas, mas que vai ter exatamente o que você queria encontrar e não sabia.

Também separe um dia em que não há nada planejado. Existem vários motivos para isso, desde um imprevisto que faz com que o planejamento de outro dia dê errado e você não consiga ir a um lugar que desejava muito até para descansar e aproveitar o hotel. Pode ser também que você queira fazer compras ou visitar aquele lugar que você não sabia que existia e descobriu caminhando para outro destino.

Como capturar momentos inesperados?

Em uma viagem em família, coisas inesperadas e que merecem ser registradas podem acontecer a qualquer momento. Então, ter uma câmera, mesmo que a do celular, sempre à mão é quase uma necessidade. Mas deixe para registrar os momentos que realmente importam, afinal, ninguém vai querer uma foto tremida ou com a boca aberta na capa da agenda.

Pense na sua câmera como uma maneira de congelar um momento no tempo, não apenas separar um lugar no espaço. Assim, as melhores fotos de viagem podem ser obtidas de duas formas: planejando o momento perfeito ou capturando um momento espontâneo. Para cada uma dessas formas, existem dicas de como fazer com que a foto saia perfeita, e é isso que nós vamos ver agora.

Como capturar os melhores momentos de sua viagem em família?

É muito comum em uma viagem em família que a pessoa responsável por fotografar tire uma foto atrás da outra, em uma tentativa de registrar cada segundo do passeio. Entretanto, essa não é a melhor estratégia, pois, além de possivelmente incomodar o resto da família ou mesmo não aproveitar tanto a viagem em si — já que está preocupado em registrar —, a maioria dessas fotos nunca vai sair de uma pasta esquecida no computador.

Estar preparado para registrar algum momento espontâneo é importante, pois eles são fugidios, mas isso não é a mesma coisa que tirar fotos de tudo na esperança de captar alguma coisa. Para isso, você deve treinar os seus olhos, ou seja, olhar o mundo ao seu redor tentando encontrar um momento certo para tirar a foto que você deseja.

Certas coisas são essenciais para todos os tipos de fotos, como enquadramento e luz. Então, tente pelo menos compreender o básico se você deseja tirar boas fotos.

Conhecimentos básicos de iluminação

Para lidar com a luz, é simples: sempre que possível, utilize a luz natural, e fotografe a favor do sol, caso contrário a foto pode ficar mais escura. O melhor momento para se tirar fotos é ao entardecer, quando a luz não vem de cima e é mais suave, realçando as cores.

Conhecimentos básicos de enquadramento

Para um bom enquadramento, uma dica simples é usar as linhas da paisagem ao seu favor. O cérebro humano tende a seguir as linhas que uma imagem forma, por exemplo, o horizonte em uma praia. Use-as para realçar o que você deseja que seja visto e para ter certeza de que a foto está reta.

Outra dica é a regra dos três terços. A maioria dos celulares e câmeras vem com a opção de mostrar na tela as linhas que representam essa regra, duas verticais e duas horizontais, como um jogo da velha, separando a imagem em 9 quadrantes. Tente colocar os objetos que merecem destaque nos pontos em que essas linhas se cruzam, e você verá como a foto ficará mais interessante.

Principalmente em pontos turísticos, é muito comum que as fotos tiradas saiam iguais a todas as outras. Mas não precisa ser assim! Procure novos ângulos para retratar aquele lugar. Ande ao redor, estique-se, abaixe-se. Assim, é possível encontrar uma posição em que a foto passe a representar a sua visão, os seus pensamentos e sentimentos sobre aquela viagem.

Com mais pessoas, é possível brincar com as perspectivas, como ao fazer os seus filhos gigantes segurando um pai minúsculo com a praia ao fundo. É possível tirar muitas fotos inusitadas e se divertir tentando imaginar novas posições. Apenas não faça demais, pois esse tipo de foto costuma exigir algum tempo para preparação, que pode ser aproveitado em outros momentos.

O que fazer para reviver esses momentos?

Ao voltar de viagem, cheio de momentos guardados na sua memória e na de sua câmera, fica a vontade de reviver essas lembranças sempre que possível. Deixá-las escondidas em uma pasta apenas para ser lembrada de vez em quando não é uma solução satisfatória.

Depois de fazer uma seleção e editar as fotos que ficaram mais interessantes, você vai ter um belo álbum digital, mas que pode se transformar em muito mais. Você pode fazer um fotolivro para deixar na mesa de centro e estar sempre à mão quando desejar recordar ou mostrar para uma visita os momentos que você passou com a família. Quem sabe fazer um calendário com as fotos das viagens em família dos anos que passaram enquanto conta os dias para as próximas férias?

Algumas fotos merecem mais do que um lugar junto às outras. E alguns momentos merecem ser revividos todos os dias. Por que não transformar o ponto alto da sua viagem no ponto central da decoração da sua sala com um pôster ou um quadro?

Uma viagem em família vai ser sempre inesquecível. Ter os melhores momentos registrados e torná-los parte do seu cotidiano faz com que o sentimento da viagem nunca se esvaia e possa ser compartilhado com o resto da família e amigos.

Se você se interessa por fotografia e deseja saber mais sobre como integrá-la no seu dia a dia, assine nossa newsletter!