Calendários personalizados: deixe a sua casa com um toque especial 📅✨

O mês de janeiro foi nomeado em homenagem a Janus, o deus romano que rege os inícios e finais, mudanças e passagens. Não poderia ser mais adequado. Com um novo ano começa um novo ciclo, cheio de surpresas e desafios. Para já começar esse período mais organizado, por que não um calendário personalizado?

Com smartphones e computadores, é fácil subestimar a utilidade de um calendário de papel, mas todo mundo já perdeu um compromisso por esquecer uma data, atrasou-se pois ficou procrastinado no celular ou não percebeu a notificação do dispositivo. Quem não pode se dar a esses luxos sabe como uma opção física e mais visual é importante.

No mais, calendário personalizado é um excelente modo de dar um toque mais pessoal à decoração, seja do escritório, do quarto ou mesmo da cozinha, deixando sempre a vista aquilo que mais importa. Para isso separamos aqui algumas tendências para você se inspirar e modelos para montar o seu!

Principais tendências em calendários personalizados

Os calendários personalizados estão em alta, devido à facilidade enorme em se tirar fotos digitais, que, por sua vez, podem ser usadas nos mais variados itens, de cadernos a camisetas. Assim, a questão passou a ser que tipo de imagens eu vou querer no meu calendário.

Quando se tem um bebê na casa, essa pergunta é automaticamente respondida com uma enxurrada de fotos fofas da criança. Você pode fazer uma seleção das suas preferidas e criar o calendário a partir daí. Se a criança já tiver mais de um ano, é possível, por exemplo, pôr uma foto de cada mês de vida. Ou você pode fazer um ensaio fotográfico de bebê específico para isso.

Falando em ensaios, uma tendência é criar uma foto de família para cada mês. Com uns poucos itens, é possível produzir fotos divertidas representando datas importantes do mês, como Natal e Dia das Mães, ou datas especiais para a família, como o aniversário de casamento.

Por fim, fotografias de viagem são excelentes para se usar em um calendário. Além de serem variadas e bonitas, servem para lembrar dos melhores momentos do passeio enquanto se prepara para as próximas férias.

Agora que vimos o que podemos fazer para deixar o calendário com a sua cara, vamos ver como colocar essas ideias em prática, seja fazendo sozinho ou usando uma ferramenta, como site especializado.

Tutoriais de calendários personalizados

Outra grande vantagem dos calendários personalizados é que, com um pouco de paciência e os materiais certos, você mesmo pode fazer o seu! Separamos aqui dois tutoriais simples para dar asas à sua imaginação.

Calendário com moldura

Se você tem um porta-retratos lindo, mas grande demais para as suas fotos, é possível transformá-lo em um calendário, que ainda te permite escrever sobre o vidro e apagar usando canetas de quadro branco.

Tudo que você precisa é imprimir uma folha com os dias da semana, mas sem os números ou meses. Depois é só colocar como você colocaria um retrato e está pronto! É claro que você pode usar as tendências que mencionamos no início do texto para a decoração, pois se não ficará apenas uma folha branca de papel, mas não é uma necessidade.

Calendário de tela

Esse modelo é mais complicado e precisa de materiais específicos: uma tela de pintura grande, fitilhos de cetim (aqueles com os quais fazemos laços em presentes), alfinetes retos e folha de papel colorido.

Divida a tela em 4 fileiras e 7 colunas iguais usando os fitilhos e prenda com os alfinetes em cada início, fim e intercessão entre as linhas. Corte o excesso e cole os alfinetes com cola quente na parte detrás, deixando o espaço entre a fita e a tela livre.

Corte a folha de papel colorido em quadradinhos e coloque os números dos dias neles. Prenda os números no canto dos quadrados formados pelas fitas, usando o mesmo processo aplicado anteriormente, com alfinete e cola quente.

Agora você pode colocar lembretes, fotos e outras decorações nos espaços vazios, encaixando entre a fita e a tela. A maior vantagem é poder ter um calendário novo a cada mês sem precisar fazer do zero.

Caso você não tenha tempo, materiais ou a habilidade manual para fazer sozinho, há uma grande quantidade de templates para baixar. Além disso, há lojas que permitem você subir suas fotos, ficando responsáveis por imprimir, com vantagem de ter um acabamento melhor.

Principais modelos de calendários personalizados

Com tantas opções fica complicado escolher. Cada modelo de calendário personalizado tem suas utilidades e vantagens específicas. Para isso, selecionamos alguns a fim de fazer uma breve descrição e, assim, te ajudar na melhor escolha.

Calendário de mesa

Um dos formatos mais discretos, esse tipo de calendário é perfeito para se ter na mesa do escritório. Não precisa de uma parede e mesmo em ambientes mais formais é uma forma de manter uma lembrança por perto.

Calendário de parede

Um pouco maior, ideal para se colocar no quarto ou home office, o calendário de parede pode ser personalizado para ter todos os aniversários e datas importantes para você. Também é possível combinar com resto da decoração do cômodo, aliando utilidade à estética.

Calendário pôster

Para colar na geladeira dos esquecidos de plantão ou vós coruja, o calendário pôster é um item perfeito para dar um toque especial em qualquer ambiente. Podem ser impressos em papel imã para facilitar o uso.

Independentemente do modelo, é importante que as fotos sejam de boa resolução, pois ao imprimir fica mais aparente imperfeiçoes que não seriam percebidas no celular. Alguns dispositivos já vêm com uma câmera de qualidade, assim não precisa se preocupar muito, em outros casos um programa de edição pode ajudar.

Outra dica para fazer seus calendários personalizados ainda mais especiais é acrescentar efeitos nas suas fotos. Além de tornar as imagens mais interessantes, eles podem ajudar com o tema ou estilo do conjunto.

Calendários personalizados são itens úteis e charmosos que fazem o diferencial na decoração dos seus espaços. Sejam temáticos ou feitos à mão, eles trazem de volta suas melhores lembranças todos os dias.

Se você ficou interessado em fazer o seu, dê uma olha nos modelos de Calendários que preparamos para você! 📅✨