Como tirar selfies perfeitas 📱💕

Atualmente, as selfies são uma febre na internet e dominam as redes sociais. Com isso, surgiram muitas técnicas para fazer a foto perfeita. Seja para mostrar alguma situação do seu dia a dia ou simplesmente porque você está se sentindo bem, saber como tirar selfies perfeitas é o melhor jeito de registrar esse momento.

Porém, muitas vezes, ao ver o resultado, acontece de você não gostar e desistir de salvar o registro. Mesmo depois de tirar dezenas de fotos diferentes, nenhuma sai do jeito que você queria. Isso acontecer porque, para tirar uma selfie perfeita, você precisa conhecer algumas técnicas específicas.

Se você quer caprichar na produção e para tirar selfies incríveis, continue a leitura e confira nossas dicas infalíveis!

Capriche na maquiagem

Uma boa maquiagem para selfie pode valorizar muito a sua beleza! Além disso, uma boa preparação de pele enaltece os seus traços e disfarça pequenas imperfeições.

Porém, se em frente ao espelho a sua maquiagem está perfeita, mas, nas fotos, ela quase não aparece, é preciso ter calma. O ideal é usar uma quantidade maior de produtos sempre que for fotografar. Caso contrário, a iluminação e o flash podem apagar o trabalho.

Prepare bem a pele

O primeiro passo para uma maquiagem para selfie perfeita é preparar a pele antes de receber todos os produtos. Para isso, comece limpando bem o seu rosto — use o sabonete da sua preferência ou uma água micelar. Depois, siga o passo a passo a seguir:

  • se você tem a pele muito oleosa, quer que a maquiagem dure mais ou precisa esconder os poros dilatados, aplique o primer no rosto todo ou, pelo menos, na área central da face. Espalhe bem;
  • use a sua base favorita em todo o rosto, até mesmo nas pálpebras. Lembre-se de escolher um produto com o mesmo tom da sua pele;
  • passe um corretivo um tom abaixo do seu tom de pele na região das olheiras. Se precisar, pode aplicar um pouco de produto nas partes que você precisa de mais cobertura. Espalhe com os dedos ou com pincel;
  • passe o pó da sua preferência em todo o rosto. Para um efeito mais natural, use um pincel e evite o excesso;
  • faça o contorno com um pó ou uma base levemente mais escuros que a sua pele. Aplique na testa — próximo à raiz do cabelo —, abaixo da maçã do rosto e nas laterais do nariz. Esfume bem a área para não ficar marcada;
  • para finalizar, aplique o blush nas bochechas, sem exagerar na quantidade de produto.

Dê muita atenção aos olhos

Se você não sabe fazer uma supermaquiagem nos olhos, não se preocupe! Passe várias camadas de uma boa máscara até conseguir cílios volumosos e perfeitos. Para alcançar o resultado ideal, posicione o pincel do rímel bem perto da raiz dos fios e faça movimentos sinuosos para cima, até deixá-los separados. Se gostar, pode colar cílios postiços também.

Escolha o batom

O batom deve ser escolhido de acordo com o seu estilo. Se você preferir transmitir um ar mais natural, opte por um de cor nude, em um tom que seja próximo ao da sua pele.

Porém, se quiser chamar a atenção para os seus lábios, escolha tons vermelhos, rosa ou mais escuros. O importante é sentir-se bem!

Cuide do acabamento

Para uma pele perfeita, opte por bases de cobertura alta e com o acabamento mate. Corretivos mais claros ajudam a iluminar algumas áreas do rosto, como o centro da testa e a ponta do nariz. O contorno, que ensinamos a fazer, ajuda a dar um efeito de tridimensionalidade ao rosto.

O iluminador é indispensável para dar um ar glamoroso à produção. Aplique o produto no ossinho das maçãs do rosto e nas têmporas. Para que ele apareça nas fotos, o ideal é usar um iluminador cremoso e passar o pó por cima.

Não se esqueça das sobrancelhas

Para finalizar com capricho, as sobrancelhas devem estar bem feitas. Para isso, tire o excesso de pelo com uma pinça e penteie os fios. Depois, use um pincel chanfrado e uma sombra marrom opaca para preencher as falhas e ajustar as irregularidades. Se preferir, faça o desenho e delimite a área com um lápis próprio para as sobrancelhas.

Evite o protetor solar

Usar protetor solar diariamente é fundamental para uma boa saúde. Entretanto, o produto costuma reagir ao flash e deixar a pele esbranquiçada. Esse problema pode acontecer com bases que tenham proteção solar em sua formulação, portanto, faça o teste antes!

Aproveite bem a iluminação

Iluminação é fundamental para uma selfie perfeita. Tente tirar suas fotos com a luz natural, de preferência pela parte da manhã e próxima a uma janela aberta. Teste várias posições até encontrar aquela em que o seu rosto fica mais iluminado. Se preferir usar uma luz artificial, evite as muito amareladas, pois não dão um resultado muito bom.

Evite sombras indesejadas no seu rosto. Principalmente quando se usa a iluminação natural, a parte não iluminada vai ficar muito perceptível. Assim, a não ser que esse seja o efeito que você queira dar à foto, procure uma posição em que a luz banhe sua face de maneira uniforme.

A distância de foco de uma selfie normalmente é curta, então o flash acaba se tornando muito indesejável. Muito frequentemente ele vai refletir em você e estourar a foto, ainda mais se for usar um espelho. Quando isso acontece, mesmo que todos os outros aspectos estivessem perfeitos, a imagem ficaria inutilizável.

Conheça o seu melhor lado

Nosso rosto não é completamente simétrico. Por isso, sempre temos um lado mais fotogênico. O ideal é tirar várias fotos até descobrir qual o seu melhor lado. Quando você gostar mais de uma autoimagem, repare para qual posição você estava posando.

Preste atenção ao ângulo

Além do seu melhor lado, é importante considerar o ângulo em que você tira a foto. A posição da câmera pode valorizar ou disfarçar detalhes do seu rosto. Por exemplo, experimente posicionar o smartphone acima da linha dos olhos para passar a sensação de que o seu rosto é menor. Para valorizar a roupa, abaixe um pouco a câmera na hora do clique.

Realce os detalhes

Se você quiser evidenciar o seu delineado, uma boa técnica é olhar para baixo e para o lado. Se a ideia for destacar o batom, faça um leve bico com a ponta dos lábios — assim, eles ficam um pouco maiores. Se quiser uma foto mais detalhada, experimente usar um pouco de zoom, desde que a qualidade da imagem não diminua.

Capriche na pose

Além disso, tudo é preciso pensar na pose que você vai tirar a foto, e a primeira coisa é passar naturalidade. Se você é uma pessoa energética e extrovertida, ao tirar uma foto mais séria, provavelmente ela vai parecer forçada, ainda mais para quem conhece você — o contrário é verdadeiro para uma pessoa mais calma e reservada.

Você também pode pensar em como tirar selfies perfeitas para mostrar uma mudança no look, seja um novo corte de cabelo, roupa ou acessórios novos. Uma selfie não precisa ser necessariamente apenas o seu rosto, use para destacar a novidade!

Se você está sem inspiração, procure por ideias nas redes sociais de pessoas famosas pelas suas selfies. Usando-as como referências você pode ver o que combina e você gosta mais. Assim aos poucos criando o seu próprio estilo. Porque sempre é preciso começar de algum ponto, se não tem segurança para pensar em uma pose por si só, procure quem sabe o que está fazendo!

Aproveite os arredores

Já que estamos falando do ângulo, pense também no que estará no fundo da foto. Por mais que o destaque seja você, o cenário pode realçar sua beleza ou revelar algo embaraçoso. Por isso, preste bem atenção.

Se você vai viajar para a praia ou as montanhas, tente aproveitar para tirar selfies nesses cenários maravilhosos. Além de ser um registro da viagem, o mar, o céu, a natureza, em geral, são perfeitos panos de fundo: são bonitos por si mesmos, mas não chamam tiram a atenção do foco principal: você!

Do mesmo jeito, verifique bem se tudo que está no fundo da foto é para estar lá. Principalmente em casa ou na praia, pode acontecer de ter alguma imagem que não deveria aparecer, seja alguém de roupas de banho se abaixando para pegar algo, uma roupa íntima fora do lugar ou mesmo um reflexo no espelho que você não percebeu antes.

Use programas de edição

Editar a foto antes de publicar ou revelar é uma excelente maneira de dar um toque ainda mais artístico para a sua selfie. Os filtros do Instagram são um bom exemplo, mas há muito mais para se explorar!

Há muitos aplicativos fáceis de usar que geram efeitos que você não consegue no Instagram, ou para o caso de não usar a rede social. O Lightroom, por exemplo, oferece opções avançadas de edição mesmo sendo fácil de usar e tem uma versão gratuita.

Tirar selfies pode ser uma excelente maneira de registrar os lugares em que esteve, as mudanças do seu visual e até mesmo melhorar sua autoestima. Porém, para isso é muito importante conhecer e colocar em prática as técnicas de como tirar selfies perfeitas. Afinal, você não quer ficar com um monte de fotos no celular que nunca verão a luz do dia.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de complementar a leitura e conheça outros aplicativos para usar em suas fotos!