Dicas para fotografar com o seu smartphone

fotografia_smartphone

Com a popularidade dos celulares smartphones, do aplicativo Instagram, e com as câmeras dos aparelhos cada vez melhores, todo mundo quer fotografar. E algumas dicas podem ajudar você a fazer um bom uso da câmera do seu smartphone, tirando fotos pra lá de profissionais!

1) Foco: As câmeras de celulares possuem autofoco, então lembre-se de tocar a tela onde você pretende focar a imagem. Assim, ele entende o que deve ser fotografado e ajusta sozinho a quantidade de luz que é preciso para a cena que você está prestes a fotografar.
Então, indique o que precisa ser focado com apenas um toque na tela do seu smatphone.

2) Luz: Saiba como trabalhar com a luz ao seu favor! Cuidado ao tirar fotos ao sol, posicionar-se contra a luz pode acabar resultando em uma foto com muita luminosidade. Posicione a cena que irá fotografar de forma que a luz não atrapalhe o resultado.

3) Zoom: Se possível, evite! O zoom da câmera do seu smartphone acaba tirando a qualidade da imagem que será reproduzida. Se precisa aproximar um objeto, chegue o mais perto possível para um melhor resultado. Ah, é válido utilizar a resolução máxima e, depois, ampliar e recortar o que não interessa na foto.

4) Flash: A luz do flash é um bom recurso, mas precisa ser usado com cuidado. Como o tamanho do flash é pequeno, a luz é mais forte. Uma dica é utilizar um pedaço de fita adesiva branca por cima do flash do aparelho, isso funciona como um pequeno difusor, que distribui melhor a luz do disparo do flash e evita sombras.
E use-o com cautela! Nem todas as fotos necessitam desse recurso!

5) Ângulo: Tire várias fotos de diferentes ângulos. Isso lhe dará diversas perspectivas de uma mesma cena. Experimente!

6) Paciência: Sim, é preciso uma dose de paciência! Tente diversas vezes e de maneiras diferentes. Se inspire, busque referências, invente. Use a criatividade para treinar suas habilidades fotográficas, mesmo com um celular!

Depois é só revelar tudinho com a gente e fazer mais dos seus registros! 😉