5 dicas essenciais para tirar ótimas fotos da família.

O valor de uma fotografia está na sua capacidade de eternizar os momentos únicos de nossas vidas. Além disso, a vantagem de ter fotos da família é poder rever entes queridos e matar um pouco da saudade.

Tirar fotos de um grande número de pessoas nem sempre é fácil. Às vezes, alguém é cortado ou se distrai e não olha para a câmera. Outros piscam ou se movem na hora do clique. A qualidade da foto também pode interferir nesse momento — é muito importante conseguir capturar uma imagem clara das pessoas.

Reunir a família para tirar fotos é uma tradição que pode ser passada de geração em geração. Essas imagens servem de inspiração e, além de incrementarem os porta-retratos e os murais, podem ser usadas como formas de presente — como cartões-postais, ou aplicadas em fotoprodutos.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para você colocar em prática e conseguir tirar ótimas fotos da família. Boa leitura!

1. Prepare o equipamento

Ninguém gosta de se posicionar e esperar o fotógrafo arrumar todo o equipamento para a foto. Por isso, é importante fazer alguns testes antes de chamar toda a família para o disparo. Primeiro, teste a luz, verifique o flash e configure a câmera. Confira, também, o cartão de memória e a bateria da máquina.

Essa preparação é necessária para fotos naturais e sorrisos espontâneos — pois ninguém vai precisar aguardar muito tempo para a foto. Deixe todos confortáveis e mostre que você tem o domínio do equipamento.

Para que você consiga sair na foto, uma boa ideia é usar o timer da câmera e posicioná-la sobre um tripé. Observe o enquadramento e deixe um espaço para você ocupar. Depois, selecione o maior tempo possível para não correr o risco de aparecer correndo na foto.

2. Preste atenção à iluminação

Uma das variáveis mais importantes e que mais interferem no resultado das fotos é a iluminação do ambiente — seja ela natural ou artificial. Locais fechados e moderadamente escuros precisam de uma fonte de luz extra para que a foto não saia borrada.

A luz natural permite ressaltar o tom de pele das pessoas e, consequentemente, da fotografia. Se possível, prefira fotos em dias ensolarados e em locais abertos. Caso seja necessário usar uma fonte de luz artificial para fotografar, observe a direção da luz.

O sentido dela determina onde haverá as sombras, os realces, a tonalidade e os meios-tons da imagem. Isso pode gerar diferentes aparências aos objetos e pessoas presentes na foto. A iluminação lateral, frontal, superior e de fundo são as mais usadas em fotografia.

Se você quiser um efeito diferente, tente tirar fotos da silhueta das pessoas. Para isso, use a técnica conhecida como contraluz. Nesse modo, as pessoas devem ficar entre a câmera e a fonte de luz. Assim, o fundo fica mais claro e as imagens ganham muito mais contrastes entre a parte escura e a parte clara.

3. Escolha o cenário

Nesse momento, é importante deixar a criatividade fluir. Se o objetivo das fotos for retratar o convívio entre os familiares, o ideal é que o local escolhido passe essa sensação. Sendo assim, escolha um lugar onde todos costumam se reunir para passar um tempo juntos.

Se optar por fazer as fotos da família em casa, procure um ambiente amplo e iluminado — como a sala, o quarto ou o jardim. Praças e parques também são boas opções de cenário, principalmente quando há crianças e animais de estimação. Esses locais oferecem muito espaço para interação e paisagem diferentes.

É possível, inclusive, aproveitar um evento para fotografar toda a família. Nesse caso, uma boa ideia é analisar a possibilidade de fazer as fotos em uma escada. Dessa forma, as pessoas podem se posicionar em diferentes alturas e não há o risco de alguém sair cortado da foto.

4. Conheça os tipos de captura

Ao fotografar as pessoas, tente capturar reações verdadeiras e espontâneas. Faça algumas brincadeiras antes dos disparos para que os sorrisos sejam sinceros. Outra opção é tirar as fotos quando todos estiverem distraídos — seja conversando ou dançando.

Uma boa dica é fazer várias fotos sequenciais e, depois, escolher as melhores. Para isso, selecione o modo de disparo contínuo nas câmeras compactas ou, se a sua câmera for SLR ou um smartphone, aperte várias vezes o disparador. Essa técnica evita que as pessoas apareçam piscando ou olhando para o lado.

Você pode, também, usar a regra dos terços para tirar fotos mais harmônicas. Não é difícil: trace duas linhas horizontais e duas verticais imaginárias na imagem, dividindo-a em nove quadrados. Depois, posicione o objeto que deseja destacar nos pontos de cruzamento das linhas. Dessa forma, a foto fica mais equilibrada e o resultado é ainda melhor.

5. Use um programa de edição de imagens

Não há motivos para não usar um programa de edição de imagens nas suas fotos. Mesmo que você não domine a área ou não tenha um software que ofereça muitos recursos, é possível conseguir bons efeitos com programas simples e gratuitos.

Sem grandes dificuldades, você conseguirá cortar partes da imagem, redimensioná-la, fazer preenchimento com cores, ajustar o brilho, o contraste e a saturação, e salvá-la em diversos tipos de arquivos.

Se você desejar um efeito diferente, alguns programas oferecem a possibilidade de aplicar filtros à imagem — e bastam alguns cliques para ter uma foto em preto e branco ou com uma aparência envelhecida. Além disso, você pode inserir molduras e outros efeitos para uma fotografia ainda mais personalizada.

Para ajustes maiores, como colocar ou tirar pessoas da fotografia, é fundamental contar com um software profissional e ter conhecimentos avançados no editor. Caso contrário, a montagem pode ficar artificial.

Seja em um casamento, na viagem do feriado, na festa de aniversário ou em um encontro casual, tirar fotos da família é muito importante para registrar momentos e épocas especiais. Além disso, é uma forma de acompanhar o crescimento dos filhos e as transformações da idade.

Se você gostou dessas dicas de como caprichar nas fotos da família, curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro das nossas promoções e novidades!