Maquiagem para selfie: o que é preciso para ficar incrível na foto?

Atualmente, as selfies são uma febre na internet e dominam as redes sociais. Com isso, surgiram muitas técnicas para fazer a foto perfeita. Seja para mostrar alguma situação do seu dia a dia ou simplesmente porque você está se sentindo bem, uma boa maquiagem para selfie pode valorizar sua beleza ainda mais!

Além disso, uma boa preparação de pele enaltece os seus traços e disfarça pequenas imperfeições. Porém, se em frente ao espelho a sua maquiagem está perfeita, mas, nas fotos, ela quase não aparece, é preciso calma! O ideal é usar uma quantidade maior de produto sempre que for fotografar. Caso contrário, a iluminação e o flash podem apagar o trabalho.

Se você quer caprichar na produção e fazer a maquiagem perfeita para tirar selfies incríveis, continue a leitura e confira nossas dicas infalíveis!

Prepare bem a pele

O primeiro passo para uma maquiagem para selfie perfeita é preparar a pele antes de receber todos os produtos. Para isso, comece limpando bem o seu rosto — use o sabonete da sua preferência ou uma água micelar. Depois, siga o passo a passo a seguir:

► se você tem a pele muito oleosa, quer que a maquiagem dure mais ou precisa esconder os poros dilatados, aplique o primer no rosto todo ou, pelo menos, na área central da face. Espalhe bem;

► use a sua base favorita em todo o rosto, até mesmo nas pálpebras. Lembre-se de escolher um produto com o mesmo tom da sua pele;

► passe um corretivo um tom abaixo do seu tom de pele na região das olheiras. Se precisar, pode aplicar um pouco de produto nas partes que você precisa de mais cobertura. Espalhe com os dedos ou com pincel;

► passe o pó da sua preferência em todo o rosto. Para um efeito mais natural, use um pincel e evite o excesso;

► faça o contorno com um pó ou uma base levemente mais escuros que a sua pele. Aplique na testa — próximo à raiz do cabelo —, abaixo da maçã do rosto e nas laterais do nariz. Esfume bem a área para não ficar marcada;

► para finalizar, aplique o blush nas bochechas, sem exagerar na quantidade de produto.

Capriche nos olhos

Se você não sabe fazer uma supermaquiagem nos olhos, não se preocupe! Passe várias camadas de uma boa máscara até conseguir cílios volumosos e perfeitos. Para alcançar o resultado ideal, posicione o pincel do rímel bem perto da raiz dos fios e faça movimentos sinuosos para cima, até deixá-los separados. Se gostar, pode colar cílios postiços, também!

 Escolha o batom

O batom deve ser escolhido de acordo com o seu estilo. Se você preferir transmitir um ar mais natural, opte por um batom de cor nude, em um tom que seja próximo ao da sua pele. Mas, se quiser chamar a atenção para os seus lábios, escolha tons vermelhos, rosa ou mais escuros. O importante é sentir-se bem!

Cuide do acabamento

Para uma pele perfeita, opte por bases de cobertura alta e com o acabamento mate. Corretivos mais claros ajudam a iluminar algumas áreas do rosto, como o centro da testa e a ponta do nariz. O contorno, que ensinamos a fazer, ajuda a dar um efeito de tridimensionalidade ao rosto.

O iluminador é indispensável para dar um ar glamoroso à produção. Aplique o produto no ossinho das maçãs do rosto e nas têmporas. Para que ele apareça nas fotos, o ideal é usar um iluminador cremoso e passar o pó por cima.

Não se esqueça das sobrancelhas

Para finalizar com capricho, as sobrancelhas devem estar bem feitas. Para isso, tire o excesso de pelo com uma pinça e penteie os fios. Depois, use um pincel chanfrado e uma sombra marrom opaca para preencher as falhas e ajeitar as irregularidades. Se preferir, faça o desenho e delimite a área com um lápis próprio para as sobrancelhas.

Evite o protetor solar

Usar protetor solar diariamente é fundamental para uma boa saúde. Entretanto, o produto costuma reagir ao flash e deixar a pele esbranquiçada. Esse problema pode acontecer com bases que tenham proteção solar em sua formulação, portanto, faça o teste antes!

Valorize a maquiagem para selfie

Além de caprichar na automaquiagem, é importante saber valorizar a foto, para que o resultado seja ainda melhor. Pensando nisso, preparamos alguns truques rápidos para realçar a make durante o autorretrato. Confira!

Capriche na iluminação

Iluminação é fundamental para uma selfie perfeita. Tente tirar suas fotos com a luz natural, de preferência pela parte da manhã e próxima a uma janela aberta. Teste várias posições até encontrar aquela em que o seu rosto fica mais iluminado. Se preferir usar uma luz artificial, evite as muito amareladas, pois não dão um resultado muito bom.

Conheça o seu melhor lado

Nosso rosto não é completamente simétrico. Por isso, sempre temos um lado mais fotogênico. O ideal é tirar várias fotos, até descobrir qual o seu melhor lado. Quando você gostar mais de uma autoimagem, repare para qual posição você estava posando.

Tenha atenção ao ângulo

Além do seu melhor lado, é importante considerar o ângulo em que você tira a foto. A posição da câmera pode valorizar ou disfarçar detalhes do seu rosto. Por exemplo, experimente posicionar o smartphone acima da linha dos olhos para passar a sensação de que o seu rosto é menor. Para valorizar a roupa, abaixe um pouco a câmera na hora do clique.

Realce os detalhes

Se você quiser evidenciar o seu delineado, uma boa técnica é olhar para baixo e para o lado. Se a ideia for destacar o batom, faça um leve bico com a ponta dos lábios — assim, eles ficam um pouco maiores. Se quiser uma foto mais detalhada, experimente usar um pouco de zoom, desde que a qualidade da imagem não diminua.

Com a pele bem feita, os lábios e os olhos pintados, a maquiagem para selfie está pronta! Porém, apenas os cosméticos não são suficientes para fazer uma excelente foto. É muito importante conhecer e colocar em prática as técnicas para tirar autorretratos. Depois, que tal revelar as melhores fotos?

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de complementar a leitura e aprenda como tirar selfies perfeitas!