Fotos para Instagram: conheça as que geram mais likes e as que não agradam - Blog Nicephotos
Nicephotos
 

Fotos para Instagram: conheça as que geram mais likes e as que não agradam

Todo mundo adora tirar fotos para o Instagram. Não é a toa que o aplicativo adquirido pelo Facebook em 2012 alcançou este ano a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Diariamente, são publicadas mais de 100 milhões de imagens no app.

Em meio a esse mar de fotografias, muita coisa bacana aparece na timeline, assim como muitas fotos não tão legais assim. Isso porque nem sempre as pessoas se preocupam em publicar imagens marcantes ou minimamente bem executadas.

Em outros casos, as fotos até que estão boas do ponto de vista técnico, mas os temas são batidos ou não agradam muito aos seguidores, fazendo com que as perspectivas de likes caiam dramaticamente. Se você já viveu esta frustração, as razões talvez tenham sido essas.

Portanto, nada melhor do que conhecer as fotos que geram mais likes e as que simplesmente não agradam aos usuários do Instagram. Vamos nessa?

Fotos para Instagram que não fazem sucesso

Mais que um passatempo de aficionados por fotografia, o Instagram se converteu, desde o seu lançamento em outubro de 2010, numa eficiente ferramenta de negócios. Por isso, um instituto do Reino Unido se empenhou em descobrir quais fotos menos agradam aos usuários da plataforma.

Entre as imagens mais ignoradas, a pesquisa cita alguns exemplos. Vejamos se você concorda com ela:

Fotos de pés

Aquelas imagens do Instagram do tipo “estou de férias, pessoal” nem sempre agradam. As fotografias em que os pés ficam em primeiro plano, desconsiderando a paisagem, foram citadas pelas pessoas entrevistadas pela pesquisa.

A justificativa delas foi a de que, além de estragar a paisagem, fotos de pernas e pés sugerem certo exibicionismo do autor, que parece se comprazer em esfregar sua suposta boa vida na cara dos demais usuários.

Fotos “exibicionistas”

Falando em exibicionismo, e o que dizer daquelas fotos em que a pessoa aparece diante do espelho mostrando o tanquinho? Fala sério!

É claro que existe uma enorme dose de “eu me amo” na maneira como a fotografia é encarada hoje em dia, o que não é tão ruim. No entanto, depois da enésima foto de alguém exibindo seus atributos físicos de modo exagerado, a coisa fica um tanto quanto sem graça.

Nessa categoria, ainda poderíamos colocar as fotos de gente fazendo biquinho ou sensualizando demais. Você concorda?

Fotos de casais se beijando

Essa realmente é uma surpresa, mas aparentemente a web não curte mais ver fotos de casais se beijando. Segundo a pesquisa, essa modalidade fotográfica — que, convenhamos, é um clássico dos ensaios de casamento — desagrada especialmente às mulheres, enquanto que os homens não dão lá muita bola.

Fotos “clichê”

Esta não entrou na pesquisa mas merece menção honrosa: sabe a manjada fotografia do cara segurando o sol, apoiando as pirâmides de vidro do Louvre na palma da mão ou “desentortando” a torre de Pisa? Pois é.

Ah!, e temos ainda aqueles cliques batidos da galera pulando na praia em contraluz. Tem coisa mais clichê?

Fotos que merecem coraçõezinhos

Agora que você já sabe quais fotos para Instagram estão em baixa, saiba que imagens feitas por celebridades costumam bombar, mas isso é outro departamento. O que — cá no mundo dos “mortais” — faz a turma do aplicativo suspirar são imagens com crianças e pets fofinhos. Se forem de gatos, então, é like na certa!

Retratos também são muito apreciados, especialmente os closes, em razão da conexão que estabelecem com o espectador. Portanto, selfies não estão descartadas.

Um detalhe curioso: fotos em tons de azul são as mais curtidas no Instagram. A conclusão é de uma outra pesquisa, realizada por uma companhia de e-commerce, e tem explicação na neurociência, que identifica na cor azul a capacidade de passar tranquilidade e confiança às pessoas.

Claro que, independentemente do motivo, uma foto tecnicamente bem executada e criativa sempre vai chamar a atenção. Sendo assim, anote estas dicas:

Fotos com uma boa iluminação

Fotos muito escuras ficam péssimas. Ao realizar suas fotos para Instagram, procure ambientes com boa oferta de luz natural, que permitam uma iluminação suave e bem distribuída na cena.

Fotos com um bom cenário

Belos cenários naturais sempre rendem boas imagens. Paisagens praianas, uma bela vista da montanha, um parque arborizado são ótimas alternativas. Ambientes urbanos ou indoor também funcionam legal — porém, tenha o cuidado de observar se alguma coisa no segundo plano não está poluindo a sua composição.

Fotos com desfoque o fundo

Use a função Retrato do seu smartphone para clicar pessoas com o fundo suavemente desfocado. Com isso, seu motivo ganhará destaque no primeiro plano enquanto que um eventual fundo sem graça será anulado, evitando distrações.

 

Fotos que caprichem no enquadramento

Se você já ouviu falar na regra dos terços, sabe que essa técnica é muito eficiente para a realização de grandes imagens. Se não ouviu, vamos resumir: trata-se de um recurso antigo, em que imaginamos a lente da câmera dividida em 4 linhas paralelas, como num jogo da velha.

O truque consiste em colocar o elemento mais importante da composição em algum dos pontos onde as linhas imaginárias se cruzam, resultando em composições muito mais harmoniosas.

Muitos celulares com câmera realmente dividem o visor em terços, facilitando o trabalho. De qualquer forma, a dica é descentralizar a composição e tentar aplicar os pontos áureos. Vale muito a pena.

Fotos com edição de imagens

Aproveite os recursos que o Instagram dispõe para melhorar seus cliques. Você pode consertar a perspectiva da imagem, dar um pouco mais de brilho e contraste à foto ou diminuir a saturação, entre outras possibilidades. É importante gastar alguns minutos editando suas imagens, caso você queira realmente elevar seu percentual de likes.

E não fique no feijão com arroz: tente criar imagens inusitadas, divertidas, busque variar os ângulos e não tenha pressa ao compor uma cena. Aos poucos, suas fotos para Instagram vão ficar ainda mais interessantes e merecedoras de muitos coraçõezinhos. Não desista!

Por fim, vale ressaltar: não fique na primeira tentativa. Fotografe muito, faça várias fotos da mesma cena, de maneira que tenha um maior grau de acerto.

Se você curtiu estas dicas, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Linkedin e no Twitter. Encontre-nos por lá e tenha acesso a conteúdos bacanas em primeira mão!

0 comments

Mundo Nicephotos

Fotografias e o mundo de possibilidades de registrar os melhores momentos de nossas vidas!

Arquivo

Nicephotos no facebook